Drosophyllum lusitanicum

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por Edson Poscai »

primeiramente, agradeço a gde ajuda do Rodrigo pelo tópico abaixo. Este tópico, e vídeos q assisti sobre o cultivo de Drosophyllum lusitanicum, tive uma base para iniciar a minha primeira tentativa em conseguir esta espécie. pelo o que li e vi, nada fácil.

minha-1-tentativa-de-germinar-drosophyl ... usitanicum

recebi as sementes a semana passada. eu tenho o hábito de qdo a germinação é mais difícil, iniciar em lua crescente. feito, agora aguardar...

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0994.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0995.jpg[/thumbnail]

o amigo q me enviou as sementes e que estou acompanhando, fez de modo simples. usou copo descartável e garrafa pet como estufa.
onde resido o sol é forte e as 14:30 neste local onde estão o sol já começa. mesmo em saco plástico bem fino, temo o superaquecimento e talvez retire.

o plantio direto no vaso é o mais indicado e com várias sementes. mas ao observar o sucesso q um amigo vem tendo, estou copiando.

se der certo, ótimo, ficará mais fácil em retirar a muda ou cortar o fundo do copo para dar espaço as raízes. agora o acompanhar...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lhe desejo sorte Edson, e caso obtenha sucesso saiba que terá em seu cultivo um belíssimo exemplar da flora carnívora ibérica.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Boa sorte Edson.Essa planta é linda.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Martiu
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 245
Registrado em: 29 Ago 2016, 18:55
Localização: Tefé/AM
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 64 vezes

Mensagem por Martiu »

boa sorte, em breve eu vou receber minhas sementes tb.


" Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a a fazê-lo também."
(3º Pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL)

Se Inscrevam no meu canal..

https://youtu.be/YleZDrn5G60
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parece brincadeira. fiz o plantio e após uns 2 ou 3 dias foi chuva direto sem sol aqui.
senão me engano o sol começou levemente em algumas horas do dia praticamente na quarta ou quinta.
na quarta, vi algo ótimo, o sinal de estar saindo raiz em uma das sementes. ontem vi sinal em outra semente que hoje confirmou em mais uma germinando. :D :D

por hora, de 10 só tenho 2 germinando. a primeira deve ter acho q menos de 1,5 cm mas já vemos o sinal verde em formação. a segunda apenas o branco da raiz se formando.

após o plantio destas 10 sementes, plantei tbm mais 3 (experiência de usar outro substrato e do modo de escarificação). agora aguardar e torcer para ter ajuda do sol que não está do meu lado.

agora então, é o numero da sorte, 13 tentativas de germinação. ;)

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to1012.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to1011.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to1013.jpg[/thumbnail]


péssimas fotos, quase não expus. : maluco : : maluco :
aqui eu coloquei imagens juntando ambas q estão germinando, para ser uma ideia do passo a passo. : joia :

:D :D agora no final da tarde vi sinal de mais uma.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Parabéns!Qual substrato você está usando?


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Otávio,

ref. a substrato destas é problema e muito diversificado. li bastante e generalizando a média q li e vi usei +/- 60 areia+20 de perlita+15 de sphagnum e 5 de carvão. usei o carvão, mas poucos usam.

este para a germinação, qdo ao vaso definitivo será maior areia e menos sphagnum. neste cultivo sou marinheiro de primeira viagem.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Andei passando pelo tópico do Rodrigo, e é uma história muito bonita dele e seu Droso :D , boa sorte no seu cultivo, espero que tenha o mesmo caminho


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Interessante como o substrato dela é diferente das outras PC´s,mais arenoso e alcalino.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

e qdo passado ao vaso fixo, ir diminuindo a água, molhando em média 1 vez por semana.

planta de muito sol, água somente 1 vez por semana, qdo tocar no substrato e perceber de todo seco. eu em particular deixarei em local de menos sol, mas por causa da proteção de chuvas.

mas amigo, to sonhando alto. primeiramente eu ver em condições de replantio, fazer o replantio e q este seja bem sucedido q só saberei após 2 meses. destas você planta 10 e qdo bem sucedido tem 66% germinadas e estas após morrem em média 40%. : farmer :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem