Devo me preocupar?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Devo me preocupar?

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Fiz um bog com diversas droseras, que não sei quais são.
Coloquei uma camada de pedra com ph neutro, depois uma mistura de vermiculita com musgo e por final uma leve camada de apenas musgo.

Acontece que o musgo está ficando verde, não sei se está revivendo ou é uma praga qualquer.

Outra coisa que me chama a atenção é que muitas das mudas de droseras estão com a folhas amareladas e sem mucilagem.

Encerrando elas estão na estufa com luz artificial por 12hs seguida.

E aí o que me dizem?


Abraços,


Paulo



[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog1.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog2.jpg[/thumbnail]


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Paulo, então, esta camada verde se formaldo, são as malditas algas...
após germinadas as sementes a alga até que não faz tão mal assim, pelo menos aqui não.
Se elas estiverem amareladas, já não sei o porque, mas sei que as droseras não curtem muito que espirre Captan em cima delas... aqui fiz isso com seedling de nepenthes mesmo, e perdi vários, Cagada total.
Mas com os erros é que aprendemos.

Ficou bonito o seu bog, espero que de tudo certo.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Normal cara, fica frio, todas minhas droseras, algumas dionaeas, e até uma nep ta nascendo em cima dessa alga... até o proprio musgo rebrotou em cima... não faz tanto mal, agora, se ficar uma gelatina em cima... ae eh muita agua.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

paulo escreveu:Amigos,
Acontece que o musgo está ficando verde, não sei se está revivendo ou é uma praga qualquer.
Realmente são algas, isso geralmente ocorre. Não chega a ser um problema para as Droseras pelo que ja percebi aqui. Diminua um pouco a quantidade de agua no substrato.
As areas mais escuras no substrato que aparecem em baixo a direita podem ser fungos, pingue algumas gotas de captam nessa regiao, assim você garante que nao se prolifere.
paulo escreveu:Outra coisa que me chama a atenção é que muitas das mudas de droseras estão com a folhas amareladas e sem mucilagem.
Encerrando elas estão na estufa com luz artificial por 12hs seguida.
E aí o que me dizem?
De repente a camada de musgo é muito fina, e as raizes de algumas Droseras ja chegaram a camada de vermiculita, e vermiculita tem PH neutro (se nao me engano), mas não é certeza que é isso que está causando amarelamento das folhas.
Aqui resolvi um problema parecido com esse que voce descreveu, era questão de iluminação deficiente :mrgreen:
Voce utiliza iluminação artificial, de repente as lampadas estão muito distantes do vaso com suas Droseras, e ou a intensidade das lampadas estejam insuficientes.
Aconselho a voce que acrescente mais lampadas se possivel.
Tambem deve deixar os vasos mais proximos das lampadas (aproximadamente a 30cm) :oki:


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daniel Souza escreveu:
paulo escreveu:Aqui resolvi um problema parecido com esse que voce descreveu, era questão de iluminação deficiente :mrgreen:
Voce utiliza iluminação artificial, de repente as lampadas estão muito distantes do vaso com suas Droseras, e ou a intensidade das lampadas estejam insuficientes.
Aconselho a voce que acrescente mais lampadas se possivel.
Tambem deve deixar os vasos mais proximos das lampadas (aproximadamente a 30cm) :oki:
Será que não pode ser também o tipo da lâmpada? às vezes pode ser que não tenha os espectros certos, sei lá...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Percebi que iluminação artificial dá mais alga que o normal (sol).


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Obrigado pelas dicas, vou diminuir a agua e também colocar uma lampâda econômica de 20w de 2700k.

Minha estufa tem 40cm de altura, mas se eu considerar a altura das lampâdas até o nível das mudas cai para 31cm, e de comprimento tem 120cm.
Nela tenho 2 lampâdas tubulares frias de 6400k e o teto da estufa é forrado com papel alumínio do lado brilhante.

Vou colocar essa de 2700k que é bem amarela no centro da estufa e ver o que acontece.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai Paulo tudo certo?
Paulo com certeza a lampada ira ajudar...
mas eu acho que 1 lampada é pouco para 1,20m, acho que pra preencher esse espaço seria bom umas 3 pelomenos pode ser exagero, mas as lampadas tem uma certa capacidade por cm³, que não lembro exatamente qual era a quantia, que se não obedecida da uma certa deficiencia...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

j4ck_666 escreveu: ...mas eu acho que 1 lampada é pouco para 1,20m, acho que pra preencher esse espaço seria bom umas 3 pelomenos pode ser exagero, mas as lampadas tem uma certa capacidade por cm³, que não lembro exatamente qual era a quantia, que se não obedecida da uma certa deficiencia...
São 80w por m² a uma altura de pelo menos 25cm entre a lâmpada e o objeto. (não tô encontrando aqui as referências corretas mas é +ou- isso).
Eu não uso toda essa potência (50w dá conta) pois o meu cultivo é focado nas neps. As poucas pcs que tenho que gostam de sol na cabeça ficam na lavanderia do apartamento. :geek:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Legal Marciel...

Eu tinha uma imagem ilustrativa, vou procurar lá em casa e posto de noite(to sem net em casa).
mas que eu não me engano não tem os dados na imagem.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem