Seria o rei Arthur neozelandês?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Seria o rei Arthur neozelandês?

Mensagem por rdrgobra »

Nunca duvidei de que o rei Arthur fosse inglês e, mesmo que sua existência seja motivo de acalorados debates acadêmicos fiquei maravilhado ao saber que existe uma PC, nativa da Austrália e Nova Zelândia, que carrega consigo o nome do icônico líder bretão.

Foto 1 - Locais de ocorrência desta planta

Imagem

Conhecida pelo nome de D. arcturi, na realidade seu nome deriva do Monte Arthur, na Tasmânia (Austrália), e não do filho de “Uther Pendragon”. Ela vive em regiões de clima alpino/temperado, em meio à pântanos formados ao longo das margens dos rios e lagos. Esta planta possui a caraterística de formar um hibernáculo no inverno como intuito de garantir sua sobrevivência aos meses mais frios do ano.

Foto 2 - Um tapete de D. arcturi crescendo em meio ao leito de um riacho em Lake Pedder, Tasmânia (Austrália)

Imagem

Erva perene, suas folhas são grossas e cilíndricas e, quando chegam a um determinado tamanho, se abrem como um livro de onde vertem tricomas com mucilagem nas pontas. Adquiri uma intensa coloração vermelha quando exposta a luz solar direta. As suas flores, de cor branca, surgem no final da primavera (Novembro), mas sua floração se estende até Fevereiro, ápice do verão.

Foto 3 – Close da planta com direito a floração da mesma

Imagem

Um detalhe interessante desta planta e que ela, juntamente com a D. regia são consideradas os exemplares mais primitivos entre as carnívoras do género Drosera. Para que possam entender do que estou me referindo, deem uma olhada na figura baixo:

Foto 4 - Heredograma de algumas PCs

Imagem

A planta em questão é considerada por muitos como uma das espécies de Drosera mais difíceis de cultivar, pois necessita de condições similares ao clima de onde é encontrada, para conseguir se desenvolver plenamente. Caso não usufrua da quantidade certa de umidade, calor e iluminação, a formação do hibernáculo será prejudicada levando à planta a morte. Por este motivo a D. arcturi não é uma espécie de PC indicada para iniciantes, uma vez que exige um bom feeling de cultivo para poder garantir-lhe a sobrevivência.

Foto 5 – Herbário da D. arcturi

Imagem

Obs.:

1) No primeiro parágrafo é dito que além da Austrália esta PC vive na Nova Zelândia, mas não consegui encontrar nenhum mapa que aponte para isto. Pensei se tratar de um erro de localização, mas um membro do CPUK criou um tópico interessante chamado D. arcturi, D. spatulata, D. binata e U. dichotoma na Nova Zelândia, aonde ela mostra belas imagens desta planta neste país, confirmando desta forma sua existência por lá.

2) Algo bastante peculiar em sua anatomia e a existência de folhas suculentas (não-carnívoras) destinadas a formação do seu hibernáculo.

Até a próxima pessoal e fiquem na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dros ... smania.jpg

https://www.carnivorousplants.org/cpn/a ... p76_80.pdf

https://www.nzcps.co.nz/NZCPSDroseraarcturi.html

https://bie.ala.org.au/species/Alpine+Sundew

https://www.bonsta.ca/blog/blog.php?art=16


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Valeu por compartilhar, essa é uma drosera muito doida. :afraid:
Para cultivar ela imagino que tenha que meter na geladeira.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

linda drosera, bem diferente né?
valeu Rodrigo!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo e Fernando - Valeu pelos comentários.

O cultivo desta planta carnívora é tão difícil que pouquíssimos hobbystas a tem em suas coleções particulares. Perguntei a um membro do CPUK, que postou algumas fotos dela na natureza, se a dificuldade de mantê-la viva em cultivo era um consenso entre os cultivadores e ele confirmou que isto era verdade.

O mesmo, inclusive, perdeu uma por não ter-lhe propiciado as condições adequadas de calor (verão) e frio (inverno), necessários para a formação de um hibernáculo saudável. Detalhe, ele mora na Suíça.

Resumindo, não existe a mínima possibilidade de termos esta planta em nossos cultivos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Acho que o pessoal do sul se daria bem com ela...
Mas temos que ver as informações do habitat dela, quem sabe um dia né?!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

WFERnando escreveu:Acho que o pessoal do sul se daria bem com ela...
Mas temos que ver as informações do habitat dela, quem sabe um dia né?!
Eu sei não Fernando, pois ao conversar com alguns veteranos do CPUK e ler informações de cultivo desta PC na Web, concluo que o a tempertura ideal para manter esta planta saudável fique entre -10º C e 5º C. Se estiver muito quente o hibernáculo não se forma e a planta fica suscetível ao ataque de fungos e, se estiver frio demais a planta é congelada vindo a morrer.

Definitivamente esta carnívora é "osso".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Informações interessantes, Rodrigo. A flor dessa drosera parece ser linda, vou procurar mais imagens dela...
: joia :


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito interessante o tópico Rodrigo. : joia :

Sem dúvida é uma Drosera bem primitiva.
De difícil cultivo. Mas com muita pesquisa ($$$$) da para simular seu ambiente original. : joia :

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Nossa Rodrigo, então é realmente uma planta beeeem difícil pra se manter... bem mesmo, praticamente impossível sem muitas PE$QUI$A$$$$$$$$$$$$$$$$$!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Igor - Valeu pelo comentário.

Marciel e Fernando - Eu tinha me esquecido o quanto a "pe$qui$a" influencia nesse hobby que tanto amamos :lol: . Quem sabe, com o devido incentivo ($) :mrgreen: , não se chega ao desenvolvimento de um cultivar que consiga, ao menos, ser cultivado em terras tupiniquins.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem