D. burmannii: Qual o momento de colher as sementes?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

D. burmannii: Qual o momento de colher as sementes?

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, como todos sabem minha D. burmannii está florindo e sua haste floral encontra-se assim:

[img]http://farm9.staticflickr.com/8345/8203 ... ddf48d.jpg[/img]

Percebi que a capsula que fica próximo a planta já abriu e provavelmente lançou as sementes no vaso (plantinha safada :x ), sendo assim gostaria de saber quando e como colher suas sementes, pois pretendo ficar com algumas e doar o resto?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Assim que a primeira capsula abrir você pode cortar a haste e deixar ela terminar de secar em um local protegido. Use uma folha A4 para facilitar a visualização das sementes. 8-)

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bruno & Marciel, valeu pelas dicas. Eu irei providenciar isso o mais rápido possível.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi Rodrigo! quem bom que sua Drosera Burmannii está tendo sementes! :D Ja ouvi falar que ela pode dar várias hastes (uma seguida da outra), e milhares de sementes!
olha aqui um vídeo de um cara colhendo sementes de Drosera Capensis: " onclick="window.open(this.href);return false;

PS: O vídeo é meio longo, por isso não precisa assistir o vídeo até o final: Logo no início do vídeo é mostrado como recolher as sementes.
No caso, ele cortou as flores secas e amassou para as sementes caissem, mas você também pode simplesmente inclinar o vaso, deixando um papel branco embaixo e balançar a haste floral com cuidado pois a haste é delicada sobre o papel, assim, só as semente que realmente ja estão maduras sairão. : joia : até mais!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vitor - Achei este vídeo deveras instrutivo, com certeza ele me será de grande utilidade. Muito obrigado pela ajuda.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem