Minha experiencia com Byblis liniflora

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Minha experiencia com Byblis liniflora

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu resolvi criar esse tópico para contar minha experiencia com a byblis liniflora.

1. Ela foi rápida no crescimento e vocês podem acompanhar nesse tópico seedling-de-byblis-linifora-acreditem-s ... t1971.html
2. O ciclo de vida foi de 8 meses e não de um ano como consta na literatura que se encontra na internet. Como podem acompanhar no tópico acima ela nasceu e cresceu rápido demais. E agora estão secas e mortas.

3. Aqui elas não se auto polinizaram como a mesma literatura informa. Eu consegui sementes de menos de 10 flores, que imagino ser as que polinizei com um palito de dente. O resto que eu calculo mais de 100 flores não deram nada.

Então se fugiu a tudo que sê lê na internet eu só posso deduzir que talvez tenha sido o GA3, porque ele não só quebra a dormência das sementes como também é um anabolizante.

O que acham?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu aqui não consigo germinar por nada nesse mundo =[

Será que tenho mesmo que usar o GA3?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Agora até começei a me preocupar pois seemei sementes de B.liniflora ....


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo - Pelo que li a respeito do uso do GA3, ele é uma mão na roda para forçar a germinação de sementes difíceis, mas existem casos em que seu uso pode provocar algumas alterações nas plantas. Essas "alterações" vão desde mutações nas folhas e caule, até crescimento exagerado ou mesmo a morte prematura da planta sem nenhum motivo aparente.

Quanto ao fato de não se autopilinizarem, é preciso se ter em conta que muitas plantas (principalmente as carnívoras), quando em cultivo, portam-se de maneira diferente da natureza. Suas observações, no entanto, são válidas e servem como base para uma análise mais detalhada sobre este assunto.

Fernando e Felipe (kio92) - Pesquisando no CPUK encontrei uma maneira de germinar sementes de B. liniflora. Neste fórum há um tópico que fala que elas não precisam ser tratadas em GA3 e, sim em uma solução de Lixívia (água sanitária) a 10% diluido em 1L de água destilada ou de chuva.

Se dá certo ou não aí já é algo que precisa ser testado para que possa ser comprovado. É isto que pretendo fazer, pois pelo visto minhas sementes de Byblis não germinarão sem o uso de algum artifício especial.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Nossa Rodrigo, bom saber!
Vou testar aqui. Quem sabe né...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Desanimador ... .


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por lucas_santos »

MUITO MAIS MUITO DESANIMADOR!!!! :roll: :roll: :( :(


Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe (kio92) e Lucas - Vocês desistem muito fácil. Percebo que cultivar Byblis é um desafio e, sendo assim é preciso perseverar ou então nunca conseguiremos atingir o objetivo de germinar sementes desta planta.

Eu não desisto facilmente e nem que demore 10 anos, terei uma Byblis gerada de uma semente.

Perseverança pessoal, perseverança!

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Nada é fácil nesse mundo, nem nascer é, eu digo que passamos a vida num ringue de box só tomando porrada.
Volta e meia a vida nos acerta um de direito, caímos e temos que levantar.

Mas vamos ao que interessa.
A germinação de qualquer semente precisa de algum fator, a natureza é bem sábia.

Em algum tópico perdido no fórum eu falo sobre a germinação de sementes de algumas espécies de plantas que tirei da embrapa se não me engano e não é apenas de carnívoras.

Sabem que existem sementes que só germinam se passarem pelos intestinos de animais ou que precisam de muito calor e fumaça.
Sobre sementes que precisam de muito calor e fumaça tem uma carnívora do cerrado (fugiu o nome) que precisa disso e o Crytech criou um tópico sobre como defuma-las.

Então é isso, eu não sei exatamente qual a necessidade da byblis, as que eu germinei foi usando GA3 só por costume, nada mais.

Eu agora vou fazer um teste, vou usar GA3 em algumas e natural em outro e ver o resultado.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Germinou germinou!
Hoje fui olhar minhas meninas e vi um pequeno pontinho recoberto de micro alfinetes !!!
Bem hoje que eu pedi ajuda kkk
Pelo que vi só germinou uma , tenho que esperar pois semei 26 semente ... Mesmo que só uma germine para min está ótimo !
Acho que o fator e clima úmido e quente , por que aqui só germinaram agora que começou a esquentar ( 30 25c° ) !
Mais é a maior felicidade ver aquela micro plantinha charmosa rsrsrsrs


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem