Acompanhamento de cultivo: D. Latifolia, D. Venusta, D. x Hércules, D. Sessifolia e D. Capensis Alba.

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
marcio_costa
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Abr 2024, 10:53
Localização: Praia Grande/SP
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Acompanhamento de cultivo: D. Latifolia, D. Venusta, D. x Hércules, D. Sessifolia e D. Capensis Alba.

Mensagem por marcio_costa »

Eae pessoal, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os envolvidos pela manutenção e gerenciamento do banco de sementes. Agora vamos ao que interessa.
Fiz um substrato igual para todas: musgo sphagnum picado, perlita e casca de arroz carbonizado, porém, por cima coloquei uma fina camada de sphagnum vivo e ficou assim.

Imagem

(Nessa imagem só aparecem 4 vasos pois depois de fazer o primeiro que lembrei de tirar foto... :?)
Por fim, sobre o musgo vivo foram colocadas as sementes no dia 25/05/2024. Por questão de bom senso resolvi colocar os vasos em estufas improvisadas, visto que ultimamente aqui na região tem alternado entre dias quentes e frios. E ficaram assim:

Imagem

Vou deixá-las em um local que pega pouco mais de 1 hora de sol por dia - será que precisa mais que isso?

Imagem

Bom, acho que é isso.

Imagem

8-)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

cada um tem seu jeito de cultivar, no geral ou algum detalhe. eu já não uso estufa, exceto para sementes de nepenthes.

uma obs. estufa em sol não combinam. se em sol, somente desde que sol fraco do começo do dia ou da tardinha.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
marcio_costa
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Abr 2024, 10:53
Localização: Praia Grande/SP
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por marcio_costa »

Edson Poscai escreveu: 25 Mai 2024, 17:05 cada um tem seu jeito de cultivar, no geral ou algum detalhe. eu já não uso estufa, exceto para sementes de nepenthes.

uma obs. estufa em sol não combinam. se em sol, somente desde que sol fraco do começo do dia ou da tardinha.
Também não acho necessário estufa para droseras, mas as mudanças drásticas de temperatura e muito vento trazendo sujeira de obras próximas me fizeram usá-las.
Em relação ao sol, no lugar que ficou, é das 9 as 10 só, pouca coisa.


Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 309
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Depois que minhas sementes de nepenthes mofaram numa estufinha, nunca mais tive coragem de usar, fora que se você vacilar as sementes vão cozinhar com o calor.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem