Acompanhamento de cultivo - droseras capensis: giant, bainskloof e “big pink” x (hercules x self)

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

vitorprestes escreveu: 09 Dez 2022, 17:50
SantiagoOver escreveu: 09 Dez 2022, 16:34 Parabéns e vai atualizando para irmos acompanhando!
Pode deixar! Acho que elas vão crescer rápido com o calor chegando. Quando tirei fotos das bainskloof percebi muitas sementes da Giant germinadas é um número razoável da big pink x (Hercules x self) também.

Sementes de ótima qualidade. Obrigado novamente aos doadores (aquis?).
Com exceção das Giant, as demais fui eu : joia :
Fico feliz com seu sucesso :)


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
vitorprestes
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2022, 00:07
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 69 vezes

Mensagem por vitorprestes »

Atualização 15/12/22


Big pink x Hercules x self
Imagem


Bainskloof
Imagem

Giant
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Estão lindas e saudáveis : joia :


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
vitorprestes
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2022, 00:07
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 69 vezes

Mensagem por vitorprestes »

15/01/23

Capensis Giant
Imagem
Imagem

Big pink x Hercules x self
Imagem



Bainskloof
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
Kore
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2022, 08:58
Localização: São Paulo
Agradeceu: 60 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Kore »

vitorprestes escreveu: 24 Nov 2022, 21:01 Semeadas em uma mistura de 1:1 de esfagno e casca de arroz carbonizada, com uma camada superficial de esfagno bem picado pra que as sementes não afundem (estava sem perlita e já testei essa mistura com outras droseras com sucesso).
Oi Vitor, tudo bom? Acabei solicitando algumas sementes de droseras, como será a minha primeira tentativa, antes de tudo estou pesquisando o tipo de substrato e achei o seu post sobre, poderia me explicar melhor o que voce faz com a perlita? Colocaria no substrato? Se sim, qual seria porcentagem de cada que usou? Outra coisa, o sphagnum, voce triturou como?

Aliás, tão lindos os seus brotinhos
Obrigado :)


Avatar do usuário
vitorprestes
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2022, 00:07
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 69 vezes

Mensagem por vitorprestes »

Kore escreveu: 17 Jan 2023, 17:53
vitorprestes escreveu: 24 Nov 2022, 21:01 Semeadas em uma mistura de 1:1 de esfagno e casca de arroz carbonizada, com uma camada superficial de esfagno bem picado pra que as sementes não afundem (estava sem perlita e já testei essa mistura com outras droseras com sucesso).
Oi Vitor, tudo bom? Acabei solicitando algumas sementes de droseras, como será a minha primeira tentativa, antes de tudo estou pesquisando o tipo de substrato e achei o seu post sobre, poderia me explicar melhor o que voce faz com a perlita? Colocaria no substrato? Se sim, qual seria porcentagem de cada que usou? Outra coisa, o sphagnum, voce triturou como?

Aliás, tão lindos os seus brotinhos
Obrigado :)
Tudo bom?

Então, eu adicionei Perlita e casca de arroz carbonizado para render mais o musgo, mas tem gente que adiciona outras coisas na mistura como areia, isopor ou pó de coco. Você também pode deixar apenas no musgo.

Aqui coloquei de olho, mas são aproximadamente partes iguais de musgo, casca de arroz carbonizado e perlita.
Para triturar o musgo eu pego uma tesoura e picoto ele até ficar do tamanho que me interessa, mas isso também é opcional. Faço assim pras sementes não afundarem no substrato.

No geral, a maior parte das droseras é pouco exigente quanto ao substrato. Já vi drosera nascendo só em areia.

Como costumamos receber um número limitado de sementes, todo esse cuidado é pra garantir que as sementes virem plantas adultas na maior quantidade possível.

Depois, com o tempo, você vai ter um montão de sementes pra fazer seus testes.

Espero ter ajudado.
Até e boa sorte nas germinações.


Avatar do usuário
Kore
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2022, 08:58
Localização: São Paulo
Agradeceu: 60 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Kore »

Opa, só mais uma coisa que acabei esquecendo de incluir na pergunta anterior, as sementes deve ser apenas repousada acima do substrato? Não precisa "plantar"?

Muito obrigado pela ajuda, com certeza vou seguir aqui o seu processo, vi que teve resultados bem positivos. :D


Avatar do usuário
vitorprestes
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2022, 00:07
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 69 vezes

Mensagem por vitorprestes »

Isso mesmo. Colocar por cima só. Se enterrar pode sufocar e dar problema.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

desculpa me intrometer,

sugiro o substrato a seu gosto, com o tempo irá ter seu jeito de fazê-lo. mas deixe acima pelo menos 1cm de substrato puro, picotado como como o vitor mencionou. sementes somente soltas acima.

umidade sempre em equilibrio, faltar não pode. muita gera cianobactéria demais.

sol da manhã ou da tardinha é bem vindo, mas local onde não haja risco de chuva senão pode perder tudo.

se em sol, sem estufa.

................ : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
vitorprestes
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2022, 00:07
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 69 vezes

Mensagem por vitorprestes »

Não se desculpe Edson!
Quanto mais ajuda e trocas de conhecimento, melhor!

Realmente, sobre o substrato eu percebi que no fundo pra mim tanto faz a proporção, as plantas crescem de forma bem parecida. Mas pra germinação tomo esse cuidado de fazer uma cama mais homogênea pra não perder as sementes. Depois que as plantas ficam adultas e lançando hastes florais direto, você vai perceber que o vento vai espalhar pra vários vasos muitas sementes.

Como a natureza é sábia, de muitas sementes (das centenas a milhares que uma drosera pode produzir), algumas vão cair no local certo, sem soterrar e brotar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem