Acompanhamento de cultivo - Drosera spiralis

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Acompanhamento de cultivo - Drosera spiralis

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal. Comprei sementes de D. spiralis e latifolia com o Carlos do Carnívoras Online. A latifolia passou pelas mesmas experiências e condições.
Semeei a spiralis no dia 22/11/2020 em musgo fervido por 5 min. e tratado com água sanitária (já com uma experiência anterior ruim com fungos :x )
Fiz um experimento para saber em quais condições elas melhor germinariam e se desenvolveriam.

Dentro de casa, perto da janela, apenas luminosidade:
22/11/20
Imagem

Entre 7/12/20 e 9/12/20 - talvez 4 germinações
Imagem
Não sei se o vermelho é uma germinação, é diferente das outras
Depois vi que não era.

6/3/21
Imagem

A partir de março, tudo começou a piorar. Exagerei na alimentação e fungos deixaram todas elas muito fracas. Errei em achar que não sentiriam tanto.

Coloquei os vasos juntos, sob as mesmas condições. Demorou cerca de 1 mês até eu conseguir matá-los. Mesmo assim, não melhoraram com o tempo. Pelo contrário, estavam definhando lentamente. Acredito que isso criou brecha para que larvas de gnats pudessem enfraquecê-las ainda mais. Também errei aqui por não resolver essa suspeita e porque esperei que elas se recuperassem sozinhas com sol e água.

Apliquei uma série de medidas: mais sol, mais água, depois menos sol, menos água, água oxigenada, transplante... Também foi meu erro não ter pedido ajuda aqui antes. Mesmo sabendo que essa espécie não tolera bem transplantes, ainda mais nesse estado, resolvi arriscar ao invés de investir em um inseticida primeiramente. Não deu outra, quase nenhuma sobreviveu ao transplante. Transplantei inicialmente em substrato arenoso e outras em pó + fibra de coco, procurando remover o substrato velho. Depois tentei mantendo um pouco do substrato velho. Nada adiantou.

Constato aqui que a água oxigenada não foi eficaz no combate às larvas de gnats. Testei mesmo pura, a 3%, em uma larva que consegui pegar e separar do vaso. Não morreu.

Suspeitei que o frio intenso que estava fazendo aqui em São Paulo pudesse estar prejudicando elas. Trouxe para dentro de casa, coloquei sob uma lâmpada LED de 15W e 6500K, que era o que eu tinha. Também não adiantou. Finalmente consegui comprar um inseticida, o Dimy pronto (recomendação de nosso amigo Leonardo Costa) e matei essas malditas gnats aqui no cultivo.

Agora, coloquei elas de volta no local onde estavam inicialmente, já que não apresentaram nenhuma melhora no cultivo indoor. Espero que o problema tenha sido essas larvas e verei se respondem.

Segue abaixo uma bateria de fotos do trajeto das mudas.
► Exibir Spoiler
Fora de casa, 3 horas de sol (9:00-12:00) com sombrite 50%
Entre 7/12/20 e 9/12/20 - 5 germinações

6/3/21
Imagem
► Exibir Spoiler
Hoje, 30/7/21
Imagem

Penso em deixar no sol com uma estufa, nesse local mesmo, para ajudar com a umidade, proteger dos ventos e do frio. Bate sol das 14:30 até umas 16:00. Como o sol está mais fraco, talvez não cozinhe. Não tenho certeza.
Penso em deixar assim:

Imagem

Aprecio qualquer ajuda e conselho :fumo:


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem