Sol nas droseras

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Sol nas droseras

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Irei comprar uma drosera capensis ,adelae ,madagascariensis e uma capilaris e vou colocar ela em um sol muito forte junto com as dioneaes o sol bate das 11h até umas 16:30 e ele é Muito forte principalmente porque moro na região do nordeste
E falaram que eu precisava colocar sombrite mais eu não entendo nada de sombrite nem das % alguém poderia me explicar !?

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá amigo. Das droseras que citou a Adelae gosta mais do sol da manhã, fica mais bonita, sol muito forte ela fica com as folhas menores e mais finas. Sombrite você vai ter que usar um 50% mas sempre observando, caso ainda sim as plantas sintam use o 70%, vai depender de cada planta. E não se esqueça de fazer aclimatação em todas plantas recém adquiridas.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

enniolima escreveu:Olá amigo. Das droseras que citou a Adelae gosta mais do sol da manhã, fica mais bonita, sol muito forte ela fica com as folhas menores e mais finas. Sombrite você vai ter que usar um 50% mas sempre observando, caso ainda sim as plantas sintam use o 70%, vai depender de cada planta. E não se esqueça de fazer aclimatação em todas plantas recém adquiridas.
Valeu

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

O enniolima deu ótimas dicas! Eu me atentaria também na drosera madagascariensis, ela gosta muito de umidade e seca-se muito fácil, ao menos por aqui, cuidado com a falta de umidade e ventos fortes com ela, como citado acima, eu cultivo a minha em estufinhas, do contrario elas ficam muito debilitadas. Mas vai acompanhando cada uma, após a aclimatação, se ver algum sinal que esteja debilitada, coloca no sombrite a principio. Uso sombrite a 50% em minhas semententeiras, a % se refere a quantidade que ele retem a luz solar direta. Um sombrite de 60% deixa passar 40% de luz solar.


Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Leonardo Costa escreveu:O enniolima deu ótimas dicas! Eu me atentaria também na drosera madagascariensis, ela gosta muito de umidade e seca-se muito fácil, ao menos por aqui, cuidado com a falta de umidade e ventos fortes com ela, como citado acima, eu cultivo a minha em estufinhas, do contrario elas ficam muito debilitadas. Mas vai acompanhando cada uma, após a aclimatação, se ver algum sinal que esteja debilitada, coloca no sombrite a principio. Uso sombrite a 50% em minhas semententeiras, a % se refere a quantidade que ele retem a luz solar direta. Um sombrite de 60% deixa passar 40% de luz solar.
Agora tive uma curiosidade Imagem manda uma foto do seu cultivo nas estufas e do sombrite

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Viniciuscarnivora escreveu: 23 Dez 2020, 11:53
Leonardo Costa escreveu:O enniolima deu ótimas dicas! Eu me atentaria também na drosera madagascariensis, ela gosta muito de umidade e seca-se muito fácil, ao menos por aqui, cuidado com a falta de umidade e ventos fortes com ela, como citado acima, eu cultivo a minha em estufinhas, do contrario elas ficam muito debilitadas. Mas vai acompanhando cada uma, após a aclimatação, se ver algum sinal que esteja debilitada, coloca no sombrite a principio. Uso sombrite a 50% em minhas semententeiras, a % se refere a quantidade que ele retem a luz solar direta. Um sombrite de 60% deixa passar 40% de luz solar.
Agora tive uma curiosidade Imagem manda uma foto do seu cultivo nas estufas e do sombrite

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Olá vicinius, segue foto do meu berçário com sombrite protegendo-o e das estufinhas de pet (esteticamente fica muito feio, mas até eu não fazer uma estufa melhor, é o jeito de evitar os ventos fortes por aqui e aumentar a umidade). As plantas estão muito saudaveis e adorando. Lembrando que esta estufinha e sol pleno por longas horas não combinam. Como eu moro em apartamento, o sol pleno aparece no cultivo próximo do 12:00 e vai até umas 17:30, pois a direção da varanda é voltado para o poente. Onde elas estão são pontos que o sol direto não fica tantas horas. : joia :

Imagem

Imagem

No momento eu estou viajando, em breve, ao retornar eu coloco aqui neste topico, imagens das plantas dentro das estufinhas, em geral são as madagascariensis e algumas plantas(droseras) que por algum motivo estão debilitadas...tbm a coloco nestas estufinhas, recém chegadas tbm vão. Obs: meus cephalotus tbm são cultivados em estufinhas de pets.


Segue imagem...
► Exibir Spoiler


Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Leonardo Costa escreveu:
Viniciuscarnivora escreveu: 23 Dez 2020, 11:53
Leonardo Costa escreveu:O enniolima deu ótimas dicas! Eu me atentaria também na drosera madagascariensis, ela gosta muito de umidade e seca-se muito fácil, ao menos por aqui, cuidado com a falta de umidade e ventos fortes com ela, como citado acima, eu cultivo a minha em estufinhas, do contrario elas ficam muito debilitadas. Mas vai acompanhando cada uma, após a aclimatação, se ver algum sinal que esteja debilitada, coloca no sombrite a principio. Uso sombrite a 50% em minhas semententeiras, a % se refere a quantidade que ele retem a luz solar direta. Um sombrite de 60% deixa passar 40% de luz solar.
Agora tive uma curiosidade Imagem manda uma foto do seu cultivo nas estufas e do sombrite

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Olá vicinius, segue foto do meu berçário com sombrite protegendo-o e das estufinhas de pet (esteticamente fica muito feio, mas até eu não fazer uma estufa melhor, é o jeito de evitar os ventos fortes por aqui e aumentar a umidade). As plantas estão muito saudaveis e adorando. Lembrando que esta estufinha e sol pleno por longas horas não combinam. Como eu moro em apartamento, o sol pleno aparece no cultivo próximo do 12:00 e vai até umas 17:30, pois a direção da varanda é voltado para o poente. Onde elas estão são pontos que o sol direto não fica tantas horas. : joia :

Imagem

Imagem

No momento eu estou viajando, em breve, ao retornar eu coloco aqui neste topico, imagens das plantas dentro das estufinhas, em geral são as madagascariensis e algumas plantas(droseras) que por algum motivo estão debilitadas...tbm a coloco nestas estufinhas, recém chegadas tbm vão. Obs: meus cephalotus tbm são cultivados em estufinhas de pets.


Segue imagem...
► Exibir Spoiler
Gostei da estufa tbm sempre quis ter um cephalotus só q no meu clima só com uma estufa msmo kkkkkk

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Viniciuscarnivora escreveu: 26 Dez 2020, 16:29
Leonardo Costa escreveu:
Viniciuscarnivora escreveu: 23 Dez 2020, 11:53 Agora tive uma curiosidade Imagem manda uma foto do seu cultivo nas estufas e do sombrite

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Olá vicinius, segue foto do meu berçário com sombrite protegendo-o e das estufinhas de pet (esteticamente fica muito feio, mas até eu não fazer uma estufa melhor, é o jeito de evitar os ventos fortes por aqui e aumentar a umidade). As plantas estão muito saudaveis e adorando. Lembrando que esta estufinha e sol pleno por longas horas não combinam. Como eu moro em apartamento, o sol pleno aparece no cultivo próximo do 12:00 e vai até umas 17:30, pois a direção da varanda é voltado para o poente. Onde elas estão são pontos que o sol direto não fica tantas horas. : joia :

Imagem

Imagem

No momento eu estou viajando, em breve, ao retornar eu coloco aqui neste topico, imagens das plantas dentro das estufinhas, em geral são as madagascariensis e algumas plantas(droseras) que por algum motivo estão debilitadas...tbm a coloco nestas estufinhas, recém chegadas tbm vão. Obs: meus cephalotus tbm são cultivados em estufinhas de pets.


Segue imagem...
► Exibir Spoiler
Gostei da estufa tbm sempre quis ter um cephalotus só q no meu clima só com uma estufa msmo kkkkkk

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Por aqui eu o cultivo em luz indireta (sombrite), cephalotus admira muita umidade, alguns o deixam no sol direto com um filete de água no pratinho em baixo (jarros menores e mais avermelhados), eu já o prefiro em luz indireta (jarros maiores e mais esverdeados). No local onde o cultivo, a melhor maneira se demonstrou esta como na imagem...estufinha de pet, água por capilaridade, borrifo água as vezes no pet para aumentar a umidade e luz indireta. Já tentei sol direto, deu certo, mas notei uma maior lerdeza na planta, mais do que já é rsrsrs, então voltei para o meu método de sempre, talvez eu não o tenha dado tempo suficiente para se acostumar ao sol pleno, porem não quis mudar o que já vem dando muito certo!


Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Leonardo Costa escreveu:
Viniciuscarnivora escreveu: 26 Dez 2020, 16:29
Leonardo Costa escreveu: Olá vicinius, segue foto do meu berçário com sombrite protegendo-o e das estufinhas de pet (esteticamente fica muito feio, mas até eu não fazer uma estufa melhor, é o jeito de evitar os ventos fortes por aqui e aumentar a umidade). As plantas estão muito saudaveis e adorando. Lembrando que esta estufinha e sol pleno por longas horas não combinam. Como eu moro em apartamento, o sol pleno aparece no cultivo próximo do 12:00 e vai até umas 17:30, pois a direção da varanda é voltado para o poente. Onde elas estão são pontos que o sol direto não fica tantas horas. : joia :

Imagem

Imagem

No momento eu estou viajando, em breve, ao retornar eu coloco aqui neste topico, imagens das plantas dentro das estufinhas, em geral são as madagascariensis e algumas plantas(droseras) que por algum motivo estão debilitadas...tbm a coloco nestas estufinhas, recém chegadas tbm vão. Obs: meus cephalotus tbm são cultivados em estufinhas de pets.


Segue imagem...
► Exibir Spoiler
Gostei da estufa tbm sempre quis ter um cephalotus só q no meu clima só com uma estufa msmo kkkkkk

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Por aqui eu o cultivo em luz indireta (sombrite), cephalotus admira muita umidade, alguns o deixam no sol direto com um filete de água no pratinho em baixo (jarros menores e mais avermelhados), eu já o prefiro em luz indireta (jarros maiores e mais esverdeados). No local onde o cultivo, a melhor maneira se demonstrou esta como na imagem...estufinha de pet, água por capilaridade, borrifo água as vezes no pet para aumentar a umidade e luz indireta. Já tentei sol direto, deu certo, mas notei uma maior lerdeza na planta, mais do que já é rsrsrs, então voltei para o meu método de sempre, talvez eu não o tenha dado tempo suficiente para se acostumar ao sol pleno, porem não quis mudar o que já vem dando muito certo!
Acabei de adquiri minhas droseras e viu colocá-las em uma estufa dessa de garrafa pet com um sombrite de 50% mais será que o sol esquenta esse plástico da garrafa pet? Vai fazer mal as plantas??

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Viniciuscarnivora escreveu: 05 Jan 2021, 13:32
Leonardo Costa escreveu:
Viniciuscarnivora escreveu: 26 Dez 2020, 16:29 Gostei da estufa tbm sempre quis ter um cephalotus só q no meu clima só com uma estufa msmo kkkkkk

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Por aqui eu o cultivo em luz indireta (sombrite), cephalotus admira muita umidade, alguns o deixam no sol direto com um filete de água no pratinho em baixo (jarros menores e mais avermelhados), eu já o prefiro em luz indireta (jarros maiores e mais esverdeados). No local onde o cultivo, a melhor maneira se demonstrou esta como na imagem...estufinha de pet, água por capilaridade, borrifo água as vezes no pet para aumentar a umidade e luz indireta. Já tentei sol direto, deu certo, mas notei uma maior lerdeza na planta, mais do que já é rsrsrs, então voltei para o meu método de sempre, talvez eu não o tenha dado tempo suficiente para se acostumar ao sol pleno, porem não quis mudar o que já vem dando muito certo!
Acabei de adquiri minhas droseras e viu colocá-las em uma estufa dessa de garrafa pet com um sombrite de 50% mais será que o sol esquenta esse plástico da garrafa pet? Vai fazer mal as plantas??

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Olá Vinicius, esta informação já passei lá em cima. Sol pleno e estufinhas de garrafa pet não combinam. Sol por longas horas e estufas de pet tbm não combinam. Como você colocou sombrite, pode ser que elas se desenvolvam bem, mas eu aconselharia estufa apenas se estivessem muito debilitadas, o que não é o caso pelo que vi no forum. Apenas o sombrite já basta, isto, se realmente for necessário usa-lo no ambiente em que elas se encontram. Como esta em processo de aclimatação, o sombrite é muito bem vindo, apos passar, tente ir colocando aos poucos ao sol plenos. O importante nas droseras é evitar ventos fortes, pois diminuem a mucilagem e tentar deixar o máximo de umidade no ar que conseguir ( no caso da madagascariensis ). Vi que recebeu excelente dicas estes dias, tudo em nosso cultivo é um teste. O que é perfeito para mim, pode dar muito errado para você, em seu ambiente/clima. Precisa ir verificando diariamente suas plantas para ver como elas estão, vai atualizando a gente : joia : esta indo bem!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem