Deu tudo errado pra minha pobre Drosera

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Cahmilk
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Dez 2020, 23:11
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 7 vezes
Contato:

Deu tudo errado pra minha pobre Drosera

Mensagem por Cahmilk »

Minhas Tentaculinas (sim, é o nome delas) tiveram todo o azar do mundo, preciso de uma luz aqui, e não quero ser bocó de fazer perguntas redundantes, mas como uma sequência de horrores aconteceu, achei válida a criação de um novo post.

Tudo aconteceu início de novembro desse ano, quando um peruano na Paulista decidiu vendê-las pra anta que vos fala. Eu me apaixonei a primeira vista por elas, que reacenderam uma chama da infância pelas PCs. Elas estavam em um potinho preto de plástico, com um substrato meio estranho.
E aí começaram as desventuras das coitadas:

1. Eu sou um desastre e noobie na arte das PCs. Levei elas pra casa, e não sabia que elas precisavam de muita agua, pequei nisso.
2. Quando elas começaram a ficar tristinhas, fiz o transplante delas pra um vasinho de CERÂMICA.
3. Elas foram transplantadas em plena época de FLORAÇÃO. Misturei um substrato com 1/3 de areia, 1/3 de musgo e 1/3 de pó de coco.
4. Continuaram a entristecer. Dando uma pesquisada, vi que elas precisavam de sol direto por um período do dia, pequei nisso também, elas não estavam tomando nada de sol. Comecei a colocá-las no sol, e ficaram LINDÍSSIMAS, vermelhas e brotando, mesmo no vasinho de cerâmica.
5. Moro em apartamento, uma semana depois de eu pegar o jeito e elas aparentarem saúde, mudou a posição solar, e o Sol simplesmente PAROU de bater aqui no meu apê.
6. A anta, não satisfeita em fazer UM transplante da coitada em plena floração, fez OUTRO transplante, pra um vasinho de plástico.
7. Desesperada com as folhas começando a secar, comprei uma lampada grow para segurar a barra sem o Sol. Pasmem, a lâmpada era FALSA, comprei uma verdadeira de uma fonte confiável, cuja iluminação é bastante diferente da primeira.
8. Estou notando alguns pontinhos brancos nela. A planta principal, que estava florindo, secou e morreu totalmente. Mas as de envolta ainda estão verdes, mas os bracinhos não estão com força de brotar nem de produzir a mucilagem.

A boa notícia é: Não cometi os mesmos erros na minha dionea (Bocudinha) e nem na Pinguicula (Pinguina). Ambas estão felizes e contentes (por enquanto), passando pela fase de adaptação na nova casa.
Eu entendo que fiz uma sequência desastrosa de erros, que só notei conforme me informava mais e mais sobre o assunto, principalmente aqui pelo fórum. Mas reeealmente não queria que as Tentaculinas morressem. Muita questão de honra. Tem algo que eu possa fazer pra ajudá-las? A rotina delas tem sido: das 23:00 até as 11:00 ficam sob a luz artificial numa distância de 15 cm, e no resto do dia fica na minha estante, pegando bem pouca iluminação solar (só a luz que entra dentro de casa normalmente), e sempre mantenho a agua dela no pratinho até a metade do vaso, sempre água mineral filtrada :(.

(Ainda sou nova no forum, então provavelmente só poderei mostrar as imagens amanha quando lembrar)


Tiago
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Out 2020, 08:50
Localização: Jaraguá do Sul Sc
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Tiago »

Também sou novo no ramo das plantas, mas eu acho melhor apenas deixar ela parada em um só lugar, pois ela é uma planta, e as plantas não se mechem na natureza né, de resto eu não sei o que pode ser feito


Avatar do usuário
Yuri Stroifcka
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 23 Dez 2019, 18:32
Localização: Biguaçu, SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Yuri Stroifcka »

Olá, bom dia!! Tudo bem?
Como você está mantendo a sua dionaea? Pois as droseras ficam muito bem ao lado das "bocudinhas". Faça o teste, e depois nos conte como foi.
Tente mantê-las em um local fixo, de resto é só sucesso!!!
Boa sorte e nos mantenha informados. Abraços!!


A dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Água mineral filtrada??

Se for água mineral um dos problemas pode estar aí, dependendo da quantidade de minerais da água você estaria adubando o solo, outro ponto é que plantas precisam de descanso da luz, você está deixando a luz acesa durante a madrugada, e depois o dia inteiro na janela, opte por deixar num único local, veja o que será mais vantajoso a iluminação artificial ou solar, se for iluminação artificial aconselho um período de 15h mas que seja dentro do período diurno até o meio do período noturno (ex : 07:00 as 22:00), e deixe a planta descansar durante o fim do período noturno e madrugada, se possível poste fotos da planta.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Cahmilk
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Dez 2020, 23:11
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 7 vezes
Contato:

Mensagem por Cahmilk »

Opa pessoal, como prometido seguem as imagens:

1a foto: 1o Replante
2a foto: Agora :(
3a foto: a luz artificial

ImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-N970F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Cahmilk
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Dez 2020, 23:11
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 7 vezes
Contato:

Mensagem por Cahmilk »

aquis escreveu: 11 Dez 2020, 09:47 Água mineral filtrada??

Se for água mineral um dos problemas pode estar aí, dependendo da quantidade de minerais da água você estaria adubando o solo, outro ponto é que plantas precisam de descanso da luz, você está deixando a luz acesa durante a madrugada, e depois o dia inteiro na janela, opte por deixar num único local, veja o que será mais vantajoso a iluminação artificial ou solar, se for iluminação artificial aconselho um período de 15h mas que seja dentro do período diurno até o meio do período noturno (ex : 07:00 as 22:00), e deixe a planta descansar durante o fim do período noturno e madrugada, se possível poste fotos da planta.
Simmm, agora to nervosa hahahaha, eu pego do filtro, daqueles galões azuis de onde eu também bebo.
A luz solar não está funcionando, por que não está pegando sol. Só uma claridade meia boca. Vou deixá-las com o descanso então.
Obrigadão.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá. Na primeira foto, posso estar enganado mas vi cochonilhas na sua planta(pontinhos brancos). Observe se ainda tem. Caso tenha, geralmente usamos o SBP a base de água, muitos borrifam direto, mas particularmente prefiro diluir dando 3 jatos em 500ml de água dentro de uma garrafa, agito bem aí sim coloco num borrifador e borrifo. Após isso manter a planta só na claridade, notando melhora voltar para a iluminação aos poucos.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

na haste tbm pulgão, siga as dicas de nosso amigo Ennio, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Cahmilk
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Dez 2020, 23:11
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 7 vezes
Contato:

Mensagem por Cahmilk »

enniolima escreveu: 11 Dez 2020, 11:41 Olá. Na primeira foto, posso estar enganado mas vi cochonilhas na sua planta(pontinhos brancos). Observe se ainda tem. Caso tenha, geralmente usamos o SBP a base de água, muitos borrifam direto, mas particularmente prefiro diluir dando 3 jatos em 500ml de água dentro de uma garrafa, agito bem aí sim coloco num borrifador e borrifo. Após isso manter a planta só na claridade, notando melhora voltar para a iluminação aos poucos.
Oi Enniolima, tudo bem? Putz, mais uma coisa pra se adicionar na lista então, porque realmente, tem cochonilhas na coitado. Creio que já comprei infestada :/. É seguro deixar o vaso 5 centimetros do vaso da minha Bocudinha, ou devo mante-las totalmente separadas?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Cahmilk escreveu: 11 Dez 2020, 19:25
enniolima escreveu: 11 Dez 2020, 11:41 Olá. Na primeira foto, posso estar enganado mas vi cochonilhas na sua planta(pontinhos brancos). Observe se ainda tem. Caso tenha, geralmente usamos o SBP a base de água, muitos borrifam direto, mas particularmente prefiro diluir dando 3 jatos em 500ml de água dentro de uma garrafa, agito bem aí sim coloco num borrifador e borrifo. Após isso manter a planta só na claridade, notando melhora voltar para a iluminação aos poucos.
Oi Enniolima, tudo bem? Putz, mais uma coisa pra se adicionar na lista então, porque realmente, tem cochonilhas na coitado. Creio que já comprei infestada :/. É seguro deixar o vaso 5 centimetros do vaso da minha Bocudinha, ou devo mante-las totalmente separadas?

Cochonilhas espalham suas ninfas até pelo vento, sim, é verdade. :D . Então recomendo afastar e observar se já não tem alguma na Dionaea. Acredito que o que levou a planta definhar e a morte da outra foram elas, elas sugam a seiva da planta até enfraquecer, além de gerar um desgaste na planta gastando muita energia pra tentar recuperar as armadilhas afetadas.

Obs: Cultivo indoor não precisa de deixar o vaso com água pela metade, pode diminuir, um dedo já tá ótimo, evita fungos e apodrecimento.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem