Fungus gnat nos seedlings de drosera

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Fungus gnat nos seedlings de drosera

Mensagem por Dux »

Bom dia galera, estou com problema de larvas de fungus gnat nos meus brotos de droseras, como devo proceder? Eu vejo várias teinhas das larvas por cima do musgo. Estes vasos estão em uma bandeja com peixes.

ImagemImagemImagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Dimy Pel(1 sachê para cada litro de água)ou SBP a base de água(3 jatos na bandeja de 10 em 10 dias). ***Retirar os peixes da bandeja se for usar claro.***

Tem o Dimy Vector que é a mesma fórmula do Pel, porém mais prático. Talvez na sua região encontre, pelo menos por aqui não encontrei ainda.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Então o principal sintoma dessas larvas é a formação dessas teias brancas?
Preocupante, pois tenho uma semente aqui sobre a qual estão se formando pelos brancos...


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Mensagem por Dux »

enniolima escreveu: 24 Nov 2020, 09:11 Dimy Pel(1 sachê para cada litro de água)ou SBP a base de água(3 jatos na bandeja de 10 em 10 dias). ***Retirar os peixes da bandeja se for usar claro.***

Tem o Dimy Vector que é a mesma fórmula do Pel, porém mais prático. Talvez na sua região encontre, pelo menos por aqui não encontrei ainda.

Imagem
Eu tô usando aquele dengue tech, jogo um comprimido em um galão e jogo a água batizada. Esse produto tem o bacillus thuringiensis igual o dimmy.

Posso jogar a água em cima dos brotinhos?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Dux escreveu: 24 Nov 2020, 10:44
enniolima escreveu: 24 Nov 2020, 09:11 Dimy Pel(1 sachê para cada litro de água)ou SBP a base de água(3 jatos na bandeja de 10 em 10 dias). ***Retirar os peixes da bandeja se for usar claro.***

Tem o Dimy Vector que é a mesma fórmula do Pel, porém mais prático. Talvez na sua região encontre, pelo menos por aqui não encontrei ainda.

Imagem
Eu tô usando aquele dengue tech, jogo um comprimido em um galão e jogo a água batizada. Esse produto tem o bacillus thuringiensis igual o dimmy.

Posso jogar a água em cima dos brotinhos?
Não é o ideal, deixe os vasos secarem por uns 2-3 dias, e depois deixa absorver por capilaridade a água com o produto. Eu particularmente parei de deixar água nas bandejas, só coloco de 3 em 3 dias, notei que diminuiu a circulação desse mosquito após isso, além de reduzir ciano e algas do musgo. Água na bandeja direto é mais pra região onde o sol pega o dia inteiro e com temperaturas muito altas.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

CauPlantas escreveu: 24 Nov 2020, 09:34 Então o principal sintoma dessas larvas é a formação dessas teias brancas?
Preocupante, pois tenho uma semente aqui sobre a qual estão se formando pelos brancos...
Não tinha visto sua pergunta amigo. É sim, as larvas quando andam pelo substrato deixam uma teia, significa que os ovos do mosquito já eclodiram há alguns dias. Única saída quando tem sementes é o Dimy Pel mesmo.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

O SBP a base de água também funcionaria?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

CauPlantas escreveu: 24 Nov 2020, 18:51 O SBP a base de água também funcionaria?
Acho arriscado, porque o SBP além de ser químico ao contrário do Dimy que é biológico, ele tem tipo uma espuma oleosa nele que pode sufocar as sementes impedindo a germinação. Eu só uso SBP em plantas já desenvolvidas, mesmo assim dou os jatos dentro de uma garrafa com água e agito bem pra diluir. Mas caso não tenha saída, se não encontrar o Dimy, tenta uns 2 jatos curtos por litro de água.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6339
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

podem tbm ser uma praga que qdo aparece em substrato, eu aqui tentei de tudo e não consegui resolver. tive que me desfazer do vaso e substrato...

eliminava, pouco tempo depois na água em umidade, aparecia novamente. fica a dúvida.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 24 Nov 2020, 19:36 podem tbm ser uma praga que qdo aparece em substrato, eu aqui tentei de tudo e não consegui resolver. tive que me desfazer do vaso e substrato...

eliminava, pouco tempo depois na água em umidade, aparecia novamente. fica a dúvida.
Pra confirmar se é gnats basta jogar o flash do celular a noite no substrato e olhar de perto, não sei porque mas as larvas ficam loucas e começam a subir e se movimentar. :lol:


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem