Efeitos da iluminação artificial

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Paulo escreveu: 18 Out 2020, 13:37 Bom,

Meu cultivo de dionaeas sempre foi indoor. Com muita iluminação, no inicio usava lâmpadas fluorescentes tubulares e papel aluminio como refletor. Só tinha um problema, quando queimava um reator era uma tremenda mão de obra trocar toda a fiação

Depois passei a usar lâmpadas fluorescentes de rosca, as chamadas econômicas e tentei fazer refletores, mas queimavam com muita facilidade.

Aí eu passei para lâmpadas led, mas não usei desse tipo, mas sim a SMD par30 de 6400K que tem facho dirigido.

Usando todos esses tipo de iluminação as plantas se desenvolveram muito bem até que usando led pela primeira vez minhas plantas deram hastes florais.
Eu não sei o que aconteceu, as flores abriram, mas o polén não secava, eu não consegui fazer polinização.
Eu não sei se isso foi causado pela iluminação led, já que elas não emitem IV e nem UV.

Para piorar tudo, deu um fungo por aqui e perdi todas as plantas quase 50 vasos e como tirando uma, todas as outras foram de sementes e germinou muita coisa estranha aqui.
Isso foi a uns 3 anos e só agora estou retornando novamente ao cultivo.

Voltarei com lâmpadas fluorescentes tubulares (4), mas montadas de tal jeito que se o reator pifar será fácil de trocar e também com dua lâmpadas UVC tubulares.
Como refletor depois das lâmpadas montadas eu irei criar um refletor que irá iluminar apenas até a base da bancada onde elas ficarão.

Vejam esse link
viewtopic.php?f=60&t=8427

Paulo
A questão do pólen talvez se deva pelo calor gerado pelo led


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

aquis escreveu: 18 Out 2020, 14:30
A questão do pólen talvez se deva pelo calor gerado pelo led
Justamente o que eu penso, a falta de infra vermelho.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Obrigado pelas informações que vcs compartilharam, estou pensando em complementar meu cultivo com algumas lampadas. Moro em apartamento, então acredito que a luz seja insuficiente em alguns pontos específicos, e falta-se espaço nos pontos ideais, onde o sol é abrangente. Acredito que combinar por algumas horas um local com muita luminosidade + algumas lampadas, ira dar um up no cultivo. Atualmente os locais onde a luz solar é escassa, estão sendo tomados de algas (ciano), e as plantas estão se desenvolvendo muito lentamente comparado as que estão expostas ao sol. O maior problema está sendo para germinar as sementes, uma vez que a algas estão tomando bastante as sementeiras.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Vamos a uma atualização rápida. Nesses dias nebulosos eu ando com preguiça de preparar minha bancada como desejo e então fiz uma gambiarra.
No início do ano comprei duas lâmpadas grow de leds, que teoricamente deveria resolver meu problema de iluminação.
Para não ficar um ambiente com cores estranhas, na bancada tem atualmente duas lâmpadas grow de 28W, uma lampâda branca led smd par30 de 20W e um refletor de luz branca também de 30W.

Eu ganhei um vaso cheio de dionaeas com hastes florais e a primeira abriu hoje, mas outra vez não tem pólen, no local fica uma massa que não dá para entender. Isso não deveria acontecer já que segundo o anuncio essas lampadas grow fornecem o IR e o UV.

Imagem

Para acharem no ML, basta mandar procurar por lâmpada grow led, tem muitos fornecedores e essa lâmpada não é barata.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Acredito que a questão do pólen seja mais por conta do calor, em que distância você mantém as lâmpadas das plantas?


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

aquis escreveu: 24 Out 2020, 18:44 Acredito que a questão do pólen seja mais por conta do calor, em que distância você mantém as lâmpadas das plantas?
Uns 30cm, mas segundo o anúncio a lâmpada tem led emissor de infra vermelho. É claro que a distância conta, mas nessa distância eu não precisaria de uma fonte de calor.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Alexandremm1
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Mar 2021, 20:55
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Alexandremm1 »

Paulo escreveu: 24 Out 2020, 14:12 Bom,

Vamos a uma atualização rápida. Nesses dias nebulosos eu ando com preguiça de preparar minha bancada como desejo e então fiz uma gambiarra.
No início do ano comprei duas lâmpadas grow de leds, que teoricamente deveria resolver meu problema de iluminação.
Para não ficar um ambiente com cores estranhas, na bancada tem atualmente duas lâmpadas grow de 28W, uma lampâda branca led smd par30 de 20W e um refletor de luz branca também de 30W.

Eu ganhei um vaso cheio de dionaeas com hastes florais e a primeira abriu hoje, mas outra vez não tem pólen, no local fica uma massa que não dá para entender. Isso não deveria acontecer já que segundo o anuncio essas lampadas grow fornecem o IR e o UV.

Imagem

Para acharem no ML, basta mandar procurar por lâmpada grow led, tem muitos fornecedores e essa lâmpada não é barata.

Paulo

Quanto horas por dia deixa a iluminação artificial? Iniciei ontem com uma lâmpada grow de 28W, tenho deixado das 8h às 20h aproximadamente. As plantas ficam na janela, recebem luminosidade o dia todo mas quase nenhum sol direto. Abraço


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Quanto horas por dia deixa a iluminação artificial? Iniciei ontem com uma lâmpada grow de 28W, tenho deixado das 8h às 20h aproximadamente. As plantas ficam na janela, recebem luminosidade o dia todo mas quase nenhum sol direto. Abraço
nosso amigo Paulo dará umas dicas pra gente. aguardar, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Alexandremm1 escreveu: 12 Mar 2021, 17:20
Quanto horas por dia deixa a iluminação artificial? Iniciei ontem com uma lâmpada grow de 28W, tenho deixado das 8h às 20h aproximadamente. As plantas ficam na janela, recebem luminosidade o dia todo mas quase nenhum sol direto. Abraço

Bom,

Eu não tenho nenhum sol, minhas lâmpadas ligam as 6:10hs da manhã e desligam as 19:15hs. Eu tenho um timer programado.
No seu caso como tem luminosidade é ideal que acompanhe o mesmo horário dela. Se precisar coloque um timer.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Alexandremm1
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Mar 2021, 20:55
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Alexandremm1 »

Paulo escreveu: 13 Mar 2021, 19:46
Alexandremm1 escreveu: 12 Mar 2021, 17:20
Quanto horas por dia deixa a iluminação artificial? Iniciei ontem com uma lâmpada grow de 28W, tenho deixado das 8h às 20h aproximadamente. As plantas ficam na janela, recebem luminosidade o dia todo mas quase nenhum sol direto. Abraço

Bom,

Eu não tenho nenhum sol, minhas lâmpadas ligam as 6:10hs da manhã e desligam as 19:15hs. Eu tenho um timer programado.
No seu caso como tem luminosidade é ideal que acompanhe o mesmo horário dela. Se precisar coloque um timer.

Paulo
Obrigado Paulo! Vou programar um timer.

Alexandre


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem