Dúvida: o que define o surgimento de uma nova variedade de D. M.?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
StephanieA.S
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Out 2019, 17:56
Localização: Santa Cruz da Conceição - SP
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Dúvida: o que define o surgimento de uma nova variedade de D. M.?

Mensagem por StephanieA.S »

Uma coisa que me deixou pensando muito nos últimos dias é a respeito de como surge uma variação de cultivar, afinal, seria isso algo meio aleatório e na sorte ou há processos de polinização cruzada (se sim, com o quê) ou isolamento de tecido/algo do gênero para que se gere uma variedade distinta?


Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Li algo a respeito, muito por cima, ou escutei alguém comentar algo assim, mas pelo que entendi a mutação na dionaea muscipula se da espontaneamente, oq acontece é que por muitas vezes a planta perde algumas características no decorrer da vida, geralmente após dormência, oq acontece é que quando essa característica causada por uma mutação se mantém após ciclos de dormência, geralmente alguns anos, e avaliada pela equipe designada (deve existir alguma entidade especifica pra isso) e ta lá, novo cultivar. Porém esse novo cultivar só poderá se propagar por clonagem, que é leafcuting ou divisão de rizoma, só assim ele manterá a característica da mutação.
Mas eu acho que acontece na sorte, você pode fazer vários cruzamentos, mas nem sempre a semente vai desenvolver uma mutação especifica que vai se manter durante a vida toda da planta.
Eu acho que é isso, mas é obvio que deve ter gente aqui no fórum que vai saber explicar direito e até me corrigir em algum erro, estou presumindo como deve ser e não afirmando como é.


Viva e deixe Viver.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Essa é uma pergunta até que fácil de responder. Como foi dito acima o cultivar precisa manter as mesmas características após a dormência.
Para registrar um novo cultivar é necessário submeter a planta a um órgão, nunca me preocupei com isso.

Como conseguir um cultivar diferente pode-se dizer que a alguns anos era na base da sorte, mas hoje muitos cultivadores estão conseguindo dionaeas diferentes usando produtos químicos. Inclusive eu já consegui muitas dionaeas diferentes usando esses produtos.

Dá uma olhada nessa que eu consegui. Eu tinha muitas estranhas, mas meu cultivo é indoor num pequeno espaço, deu fungo que acabou com tudo. viewtopic.php?f=26&t=8176

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
rafaelmirandatavares
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jul 2020, 21:00
Localização: Recife - Pernambuco
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rafaelmirandatavares »

Não seria mais facil fazer cruzamento de poléns (polinização cruzada) de uma espécie com outra ? D. Muscipula x D. Red Dragon. e sairia uma variação diferente pois eu acho que deve ser assim, senão não haveria muitas variações como vemos por ai principalmente de Nepenthes.


Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

rafaelmirandatavares escreveu: 10 Ago 2020, 22:30 Não seria mais facil fazer cruzamento de poléns (polinização cruzada) de uma espécie com outra ? D. Muscipula x D. Red Dragon. e sairia uma variação diferente pois eu acho que deve ser assim, senão não haveria muitas variações como vemos por ai principalmente de Nepenthes.
Muitos cultivadores vêm obtendo resultados bem interessantes fazendo isso. Mas aí temos dois problemas:
1- Há um caminho muito longo entre germinar uma planta com características interessantes e registrar um novo cultivar. há vendedores que vende "cultivares" supostamente bem estabelecidos e que são visivelmente diferentes da Dionaea típica, mas que tecnicamente falando são Dionaeas típicas por ainda não serem registrados.

2- A variabilidade genética da Dionaea, e consequentemente o número de diferenças que ela pode apresentar é muito limitada quando você compara com Nepenthes e Droseras, pois enquanto estas possuem centenas de espécies, a Dionaea possui apenas uma. E no fim das contas geneticamente falando uma Red Dragon da vida vai ser quase idêntica a uma típica.


rafaelmirandatavares
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jul 2020, 21:00
Localização: Recife - Pernambuco
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rafaelmirandatavares »

Alan escreveu: 11 Ago 2020, 10:34
rafaelmirandatavares escreveu: 10 Ago 2020, 22:30 Não seria mais facil fazer cruzamento de poléns (polinização cruzada) de uma espécie com outra ? D. Muscipula x D. Red Dragon. e sairia uma variação diferente pois eu acho que deve ser assim, senão não haveria muitas variações como vemos por ai principalmente de Nepenthes.
Muitos cultivadores vêm obtendo resultados bem interessantes fazendo isso. Mas aí temos dois problemas:
1- Há um caminho muito longo entre germinar uma planta com características interessantes e registrar um novo cultivar. há vendedores que vende "cultivares" supostamente bem estabelecidos e que são visivelmente diferentes da Dionaea típica, mas que tecnicamente falando são Dionaeas típicas por ainda não serem registrados.

2- A variabilidade genética da Dionaea, e consequentemente o número de diferenças que ela pode apresentar é muito limitada quando você compara com Nepenthes e Droseras, pois enquanto estas possuem centenas de espécies, a Dionaea possui apenas uma. E no fim das contas geneticamente falando uma Red Dragon da vida vai ser quase idêntica a uma típica.
Possa ser que sim ou não, se geneticamente falando se tiver uma diferença nem que seja minima e apresentar alguma variação distinta não se parecer visivelmente com a Red Dragon e nem com uma D.M ou qualquer outra coisa (anatomicamente falando), poderá ter fisiologicamente (físico-químicos que ocorrem nas células) pode ser diferente mas isso requer um pouco mais de estudo e observação, pois muitos genotipos podem passar uma para outra assim falando por exemplo " se a red dragon aguenta 24 horas de sol e D.M 6 quando sair uma variação das duas ela podem aguentar 15 horas de sol e se parecer com uma D.M e não ter a pigmentação vermelhada da Red Dragon ou pode aguentar 15 horas de sol e ter apigmentação" a gente ve as variações muito superficiais ainda principalmente em plantas carnivoras que são pouco estudadas em comparação a outros tipos de plantas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rafael, este é um tema em discussão já a muito tempo. apenas lhe digo que vindo de sementes será considerado uma dionaea típica. independente da aparência, se nada, pouco ou bastante.

a propagação de uma B52 por exemplo, somente por divisão de rizoma, por leaf cutting, ou haste cutting. : joia : só assim
*ou meios mais avançados onde um pedaço da planta será o bastante. (desculpe esqueci o nome no momento)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem