Sementes germinam no inverno??

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Jupoko
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Mai 2019, 16:55
Localização: Rio Grande do Sul, Caxias do sul
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Sementes germinam no inverno??

Mensagem por Jupoko »

Moro no RS, então é bem frio, comprei e ganhei algumas sementes de dionaea e byblis e queria saber se tem como elas germinarem no frio, ou se devo usar estufa, ou esperar?

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

é um arriscar.

se você guardar, sementes com o tempo irá perdendo o índice de germinação. se você plantar, problemas com o frio.

eu faria agora mesmo. sendo sementes, local protegido de chuva e onde possa ter se possível umas 2 horas de sol. local de bastante claridade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Vamos a algumas considerações;

Procure saber qual a procedência das sementes.

Se vieram do hemisfério norte já estão velhas foram colhidas entre julho e agosto do ano passado, mas não significam que não germinarão.
E já que estão velhas então ponha em geladeira até dezembro/janeiro, para germinarem use alguns métodos como GA3 ou uma pequena lixada na casca.

Se são sementes de procedência nacional também já passou do tempo, deveriam ter sido semeadas em janeiro ou fevereiro. Então espere para semear também em dezembro/janeiro e uso e mesmo processo acima.

Caso resolva semear agora, mantendo em estufa, irão germinar, mas ficarão invertidas em relação com nosso clima.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Jupoko
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Mai 2019, 16:55
Localização: Rio Grande do Sul, Caxias do sul
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Jupoko »

E se eu usar o método de GA3 mais estufa para germiná-las agora? Mesmo sendo inverno aqui pega sol alguma parte do dia

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Paulo escreveu:Bom,

Vamos a algumas considerações;

Procure saber qual a procedência das sementes.

Se vieram do hemisfério norte já estão velhas foram colhidas entre julho e agosto do ano passado, mas não significam que não germinarão.
E já que estão velhas então ponha em geladeira até dezembro/janeiro, para germinarem use alguns métodos como GA3 ou uma pequena lixada na casca.

Se são sementes de procedência nacional também já passou do tempo, deveriam ter sido semeadas em janeiro ou fevereiro. Então espere para semear também em dezembro/janeiro e uso e mesmo processo acima.

Caso resolva semear agora, mantendo em estufa, irão germinar, mas ficarão invertidas em relação com nosso clima.

Paulo
Paulo, essa lixada na casca, funciona com todas as seeds de plantas carnivoras?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

José P. Neto escreveu: 09 Mai 2019, 07:22 Paulo, essa lixada na casca, funciona com todas as seeds de plantas carnivoras?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
José,

Que eu saiba alguns cultivadores usam esse artificio com sementes mais duras, como dionaeas, drosera de Portugal (esqueci o nome).
É apenas um lixada de leve numa parte para quebrar a casca que endurece muito com o tempo.
Eu nunca fiz, mas no fórum existem tópicos sobre o assunto.
O que eu usei em droseras e byblis foi GA3.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Jupoko
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Mai 2019, 16:55
Localização: Rio Grande do Sul, Caxias do sul
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Jupoko »

Paulo escreveu:Bom,

Vamos a algumas considerações;

Procure saber qual a procedência das sementes.

Se vieram do hemisfério norte já estão velhas foram colhidas entre julho e agosto do ano passado, mas não significam que não germinarão.
E já que estão velhas então ponha em geladeira até dezembro/janeiro, para germinarem use alguns métodos como GA3 ou uma pequena lixada na casca.

Se são sementes de procedência nacional também já passou do tempo, deveriam ter sido semeadas em janeiro ou fevereiro. Então espere para semear também em dezembro/janeiro e uso e mesmo processo acima.

Caso resolva semear agora, mantendo em estufa, irão germinar, mas ficarão invertidas em relação com nosso clima.

Paulo
Eu li vários tópicos sobre GA3, já entendi como dilui, como coloca as sementes, mas ainda tenho dúvida sobre a quantidade, falaram pra por 0,1g e isso equivale a 100mg, estou certa? Então coloco 100mg de GA3 em uma colher com álcool puro e depois em 100ml de água? No caso irei por direto em água destilada a 45°, como um rapaz disse que fez e deu certo, então coloco em 100ml de água??

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Jupoko. Sao 100mg ou 0.1g de Ga3..diluido no alcool 70%. E depois em 250ml de agua ou 400ml de agua. A porcentagem em ppm depende da sementes q você vai usar. O tempo X Ppm... pode matar a semente. Da uma relida no topico sob ga3.


Ricardo A. Arita
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem