[Ajuda] Dificuldades com a primeira planta

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
RMisaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Jan 2019, 21:10
Localização: Minas Gerais

[Ajuda] Dificuldades com a primeira planta

Mensagem por RMisaki »

Boa noite,
Comprei minha primeira planta carnívora aproximadamente uma semana atrás, mas estou preocupado com a aparência dela, e tenho medo de que ela acabe morrendo acidentalmente.
No primeiro dia, acabei dando para ela água da torneira, mas depois eu pesquisei na internet e destilei um pouco de água (De forma meio gambiarrada) para aguar ela, e assim que a água esfriou já coloquei essa água por cima da outra para evitar que ficassem muitos minerais ou cloro no substrato da planta (Mas acho que ficou com um pouco de fuligem, meu fogão estava com problemas), depois de uns dias com água destilada na gambiarra (pelo menos agora sem fuligem) dei uma água que ficou armazenada por alguns dias em uma garrafa (Que eu li que assim perderia o cloro e seria melhor do que água da torneira ou filtro). Esses dias choveu e eu coletei bastante água em um balde para poder regá-la, tenho regado todos os dias e deixei uma bandeja com água em baixo do vasinho.
Todos os dias deixo ela em um local ensolarado, mas tenho notado que algumas das armadilhas dela tem ficado pretas, e as outras não estão nem um pouco avermelhadas, como eu li que seria o correto, mesmo que eu esteja deixando-a debaixo de sol e com bastante água.
Notei que no vasinho vieram algumas coisas um pouco verdes com um aspecto meio estranho, mas não removi porque não sei exatamente o que é.
Vou colocar umas fotos que tirei para poder exemplificar o estado e gostaria de algumas dicas.
No mais, gostaria de dizer que também li que é comum elas terem de 4 a 5 armadilhas por vez normalmente, mas essa, estava com mais de uma dúzia de armadilhas, e ainda tem várias delas.
Não tenho tocado nas armadilhas e nem coloquei comida como carne ou queijo, já lí bastante sobre o assunto, mas não sei exatamentne o que está acontecendo de errado com ela.
Agradeço toda ajuda que puder ser fornecida, cordialmente,
R. Misaki

Imagem
https://pasteboard.co/IbIt09k.png
Imagem
https://pasteboard.co/IbIukry.png


Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Tche, quanto tempo ela ta pegando de sol? Ela tem que ir fazendo uma adaptação aos poucos, na primeira semana entre 40 min e 1 h de sol, depois ir aumentando gradualmente conforme for a resposta dela, até chegar a pegar sol o dia inteiro. Segundo esse sub. não me parece o adequado, tente aclimatar ela primeiro e depois de uns 40 dias, quando ela estiver estável troque o sub. O fato de ter mais armadilhas não é problema, provavelmente da para fazer uma divisão de rizoma quando tu for trocar o sub. dela. Não sou experiente com dios, mas eu perdi uma por não ter feito a adaptação corretamente e torrei ela no sol e pelas fotos a tua está no mesmo caminho da minha. Sorte ai.


RMisaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Jan 2019, 21:10
Localização: Minas Gerais

Mensagem por RMisaki »

Ela tava na sombra na loja que eu comprei... Pode ser isso mesmo!!
Tem muitas armadilhas morrendo, estou preocupado com ela, espero que ela sobreviva


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la...
Assim como o amigo indicou, va aclimatando aos poucos, o tempo de exposição pode ser contornado de preferencia para maior porem se a exposição for de sol fraco (cedo ou a tardinha) sol forte so apos um certo tempo, caso não tenha poderia ate coloca em sol pleno porem com filtro razoável tipo um bom sombrite pois isso faria com q tomaria uma dose fraca de sol e não iria queimar, e aos poucos ir aumentando msm. sempre substrato bem úmido, pratinho de baixo... sol forte e solo seco não combinam...

quanto a sua planta realmente tem ao menos 2 PC nesse bolo ai, porem ela ainda e pequena, tem um bom caminho ate ser adultas, recomendo ir providenciando o substrato q pode ser o padrão musgo e areia de filtro de piscina (50/50), porem caso tenha disponibilidade se recomenda muito a Turfa de sphagnum sem correção tb misturada 50/50 com areia, ou fibra de coco tb 50/50, a base principal são essas musgo, turfa ou fibra de coco esses são os padrões iniciais, a outra parte deve ser de substrato Inerte e tem basicamente finalidade de render substrato :D , então você pode usar compostos de areia de filtro de piscina, areia sílica, isopor, perlita, casca de arroz carbonizada entre outros, desde q seja inerte... normalmente mistura areia e isopor ou perlita mais comuns e baratos...

outro detalhe e que você deve evitar movimentação do vaso, plantas sentem isso, então ache um local adequado e deixe ela quieta la... tipo nada de 1 lugar pra sol da manha e a tarde muda pro outro pro sol da tarde, isso acaba sendo pior... bacana e tipo uma varanda q faça sombra ae você so vai chegando mais para frente 1 tikim de kda vez (tipo kda 1 cm = +30mim de sol)

quanto a saúde, observe sempre o centro se esta bem, folhas mortas e normal devido a vários fatores porem mesmo uma folha morrendo ela seca da ponta para a base, então a base e a ultima, oq esta acontecendo ai... outro detalhe e q a quantia de folhas secando e proporcional ao seu tamanho né...logico... e por último temos o fator Hibernação q recomendo dar uma lida, pois se seu clima tiver ajudado pode ser pode estar acontecendo tb, apesar de ser muito nova para isso...

ja em outro assunto, de uma pesquisada sobre a publicação de imagens, o fórum tem uma ferramente muito simples e eficiente para te ajudar.
viewtopic.php?f=2&t=9231
viewtopic.php?f=2&t=9230

e por fim não menos importante... tenha calma, 1 dia a mais so faz diferença se for ataque de pragas... você esta no lugar certo para procurar informações, o fórum tem conteúdos de ótima qualidade, e muitos que entendem e estão de boa vontade para ajudar o próximo.

abraço


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja um outro provedor de imagens. o que você usa não permite ao sistema a publicação.

você fez aclimatação ou já põs em sol direto?

diminua um pouco a umidade, aparenta pré dormência.

vai publicando semanalmente fotos para acompanharmos


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
RMisaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Jan 2019, 21:10
Localização: Minas Gerais

Mensagem por RMisaki »

Bem, acho que eu não fiz a aclimatização dela corretamente, e acabei movendo ela uma porção de vezes...
Vou deixar ela mais quieta num canto que pega menos sol e ver se ela melhora.
Tem estado um pouco frio e um pouco quente, Será que pode ser dormência mesmo??

Quanto à umidade, eu não entendi muito bem a finalidade de diminuir um pouco, é melhor eu tirar o prato com água embaixo ou só parar de molhar ela por um tempo?

Vou enviar mais algumas fotos dela que tirei hoje com uma câmera melhor, estou um pouco preocupado com o substrato que ela veio, parece ter algumas coisas estranhas nele.

ImagemImagemImagemImagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Quanto à umidade, eu não entendi muito bem a finalidade de diminuir um pouco, é melhor eu tirar o prato com água embaixo ou só parar de molhar ela por um tempo?
diminuir o volume de água do pires. ter sempre água, mas observando o substrato para somente umidade. sempre ter pois é fundamental a planta. busque um equilibrio.

quando em dormência, recomendação menos água. mas vamos aguardar a certeza de ser dormência. publique neste mesmo tópico foto semanal.

*após aclimatação, a planta tem que ficar em local fixo, evite mexer/mudar local o vaso. e vamos acompanhar este substrato tbm...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então esse negocio gosmento q você sitou e o musgo q recomendamos, ele absorve muita agua e com isso evita q a planta desidrate com facilidade, assim como o outro ponto q você sitou q esta brotando e o musgo brotando... muitos amam ter musgo vivo no vaso, ele não faz mal apenas bem quando não cresce mais q a planta né, mais ai e so podar... so pra constar de uma escavadinha na lateral e verifique se esse musgo esta misturado na serrapilheira ou se esta em camadas. o Edson recomendou reduzir a quantia de água porem se seu substrato for apenas serrapilheira sem o musgo misturado você deve ter cuidado pois ela seca mais rápido, o musgo retem mais água e com isso demora mais para secar... por isso pedi para verificar se esta misturado.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
RMisaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Jan 2019, 21:10
Localização: Minas Gerais

Mensagem por RMisaki »

Gente,seguinte, aos poucos todas as folhas estão morrendo, só tem uma armadilha com a folha completamente verde, e um armadilha que está um pouco verde mas está marrom perto da terra, ou seja, parece que aquela parte da raiz morreu.

Eu tirei do sol total que estava forte como me recomendaram, e aos poucos estou movendo mais e mais para áreas de sol, mas infelizmente só tem uma que parece bem, e é uma bem pequena e está bem verdinha
Aqui tem estado bem frio nos últimos dias, então eu acho que isso pode ter sido um dos fatores atrapalhando, mas estou com medo dela morrer completamente e não conseguir crescer e se multiplicar...
O que vocês acham? Ainda tem jeito?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

poste fotos atuais da planta. só assim poderemos após ver e responder algo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem