Dionaea apodrecendo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Dionaea apodrecendo

Mensagem por Marina Ortega »

Olá, pessoal!
Eu tenho uma dio que estava plantada no substrato que veio da loja. Uns 2-3 meses depois que a comprei eu troquei o substrato para o sphagnum. Ela estava linda, com as armadilhas grandes e coradas. 2 semanas depois eu acrescentei areia de construção no substrato, e ela continuou do mesmo jeito. Só que de umas semanas pra cá começou a chover muito aqui em Fortaleza, onde moro, quase não tendo sol. Percebi que elas começaram a ficar amarelas até perder praticamente todas as armadilhas que estavam desenvolvidas e bonitas. Só que essa semana as armadilhas que já estavam nascendo já estavam vindo com uma parte preta, até ficarem totalmente pretas e sem se desenvolverem. Verifiquei que não estão mais nascendo novas armadilhas também. Isso significa que eu a perdi?
OBS: A água que eu uso é descansada. Também tenho outra dio mais novinha e que está perfeita.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola maria. temos aqui muitas possibilidades. a principio vou pedir algumas fotos q vão nos ajudar no diagnostigo mais preciso, tanto da PC quanto do substrato.

fiquei intrigado com essa questão de você ter acrescentado areia depois... a areia deve ser misturada no substrato e não em camadas oq me transpareceu.
nas imagens poderemos identificar alguns fatores como se o musgo esta correto (normal iniciantes errarem na compra e compra musgo Java) ou na mistura... uma outra possibilidade e a hibernação, estamos na época de algumas ja começarem a hibernar porem isso tem alguns sintomas peculiares q a diferenciam de um ataque de fungus Gnat.

sendo assim, poste o mais rápido possível algumas imagens de sua planta com o máximo de informação possível tipo local, vaso, substrato, close do centro dela,. caso não saiba como postar tem uns tutoriais aqui q ensinam, mais o básico e o ícone de fundo preto de uma letra "i" que tem logo acima ali do editor completo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Mensagem por Marina Ortega »

Não consigo postar as fotos, pois não achei as instruções :(
Outra coisa eu esqueci de comentar, antes das armadilhas começarem a ficar amarelas e depois pretas, elas ficaram deformadas, como se tivessem amassado algumas partes delas e também não fechavam.
Eu coloquei a areia depois pq eu não tinha achado antes aqui, mas não em camadas, tentei misturar com o musgo do vaso. E se fosse hibernação, a minha outra dionaea não deveria estar entrando também? Só que essa não está apresentando nenhum sintoma, pelo contrário!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marina, segue abaixo instruções de publicação pelo pc/notebook e direto pelo tapaltake

viewtopic.php?f=2&t=9231&p=110223&hilit ... os#p110223

viewtopic.php?f=2&t=9230&p=110222&hilit ... os#p110222


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Mensagem por Marina Ortega »

ImagemImagemImagem

Aí estão as fotos da minha dio!!


Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Mensagem por Marina Ortega »

Percebam que os brotos que estão nascendo já estão pretos :/


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

troque urgente o substrato! este não é sphagnum.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Mensagem por Marina Ortega »

Então há chances de salvá-la ainda?? Poxa vida, venderam pra mim como se fosse o sphagnum


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marina Ortega escreveu: 04 Abr 2019, 18:32 Então há chances de salvá-la ainda?? Poxa vida, venderam pra mim como se fosse o sphagnum
só posso dizer, terá grande chance de recuperação. se deixar aí poucos dias perderá a planta
veja imagnes do sphagnum para você conhecer antes de comprar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Marina Ortega
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Jan 2019, 18:50
Localização: Fortaleza/CE

Mensagem por Marina Ortega »

Muito obrigada, gente! Vou trocar o substrato


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem