Plantando semente de Dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
LEANDROO
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:50
Localização: Guaranésia/MG
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Plantando semente de Dionaea

Mensagem por LEANDROO »

Oi gente, eu estou com algumas semente de dionaea que eu estava querendo plantar, eu devo usar musgo puro ou devo fazer uma mistura com areia para plantar e qual proporção eu deveria usar? E agora é uma época boa pra plantar ou devo esperar?


Só sei que nada sei!
Avatar do usuário
Marcelo Augusto
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Nov 2015, 22:03
Localização: Joinville - Santa Catarina
Agradeceu: 41 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Marcelo Augusto »

Para germinar eu uso musgo bem picado, sempre tive bons resultados 😁👍 como elas demoram para crescerem deixo um bom tempo só musgo, aí quando vou trocar de vaso eu uso musgo picado com aquelas bolinhas de isopor.


Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu já tenho o hábito de 60:40 areia e sphagnum. sphagnum bem picadinho e bem misturado.

sempre atenção para não perder tudo com chuvas. : joia :

época final dela... logo vem inverno.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

A mistura que o Edson passou para mim é a ideal, eu só complemento num ponto. Ferva o sphagnum antes, isso previne que surjam fungos nas sementes.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Comecei o cultivo de PC a 3 meses atrás, tenho inclusive sementes de dio brotando, acho muito importante seguir a dica do pessoal mais experiente, com sphagnum puro surgem mil problemas, e se puder começar com planta adulta fazendo leaf é muito mais rápido rsrsrs semente demoooora...


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Mensagem por Dux »

Boa noite amigo, se este for o recipiente definitivo você já pode fazer a mistura de areia mais sphagnum, mas se só for para germinar e depois colocar em outro lugar você pode colocar em musgo picado molhado com um pratinho com água debaixo, pois se você regar por cima pode afundar as sementes comprometendo assim a germinação, depois deixe em um lugar com luz indireta porque muito sol pode cozinhar suas sementes e após isso é só paciência.


Avatar do usuário
Marcelo Augusto
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Nov 2015, 22:03
Localização: Joinville - Santa Catarina
Agradeceu: 41 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Marcelo Augusto »

Esqueci de falar tbm fervo o musgo :D
uso as bolinhas de isopor pq a areia aqui em Joinville é muito ruim... Mais ja falaram pra mim usar perlita tbm.


Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier
Avatar do usuário
LEANDROO
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:50
Localização: Guaranésia/MG
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por LEANDROO »

Obrigado gente pelas dicas, vou usar a areia com o musgo então pois já quero colocar tudo no vaso definitivo, eu queria plantar as sementes pra ver o desenvolvimento delas desde pequenas!


Só sei que nada sei!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem