Devo induzir a dormência nesse inverno?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Devo induzir a dormência nesse inverno?

Mensagem por CiroCosta »

Bom, moro em Goiás e quem é da região sabe que faz um calor de lascar o ano todo aqui. Por isso, as dionaeas não conseguem entrar em dormência por conta da falta de um período frio. Tenho uma que comprei a algumas semanas numa floricultura e queria perguntar se devo induzir a dormência nela.

Minha dionaea no dia em que comprei (09/06). Tirei ela do serra-pilheira e plantei ela em subsval.
Imagem

Atualmente, ela está assim:
Imagem
Imagem

Pelo que li nesse tópico: sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html
ela está em um estado que precisa da diminuição do fotoperíodo e da temperatura para entrar em dormência, apesar de que pra mim ela tá crescendo bem, mas gostaria de pedir a opinião dos mais experientes. Se eu for mesmo colocá-la na geladeira pretendo fazer o método que foi mostrado nesse tópico: minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html
Mas ainda tenho muitas dúvidas quanto a isso:
Posso deixar pra por ela na geladeira ano que vem ou é melhor fazer nesse inverno?
Quanto tempo deixo ela na geladeira?
Devo cortar todas as folhas ou apenas as que estão secando?
Posso colocar a planta com o vaso mesmo ou é melhor colocar em um saquinho ziplock?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Posso deixar pra por ela na geladeira ano que vem ou é melhor fazer nesse inverno?
Quanto tempo deixo ela na geladeira?
induzir a dormência é uma técnica que não usamos mais. a cada dia venhamos a aprender mais... qdo sinais de dormência apenas reduzir a água do pires. tenho plantas que entram em dormência em pleno sol de rachar...
Devo cortar todas as folhas ou apenas as que estão secando?
verá com o tempo a folha preta de todo. é optativo retirar, mas claro a planta ficará muito mais bonita. então com cuidado qdo você retira as folhas de todo pretas aos lados.retire sem forçar a planta ou corte junto a base com uma tesoura esterilizada;
Posso colocar a planta com o vaso mesmo ou é melhor colocar em um saquinho ziplock?
não recomendo induzir a dormência, mas vamos ver a opinião de nosso colegas. aguarde mais comentários. : joia :

***

sua dionaea está em pires com água? foi feito a aclimatação e agora está em sol pleno?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Bem,você assim como eu é um iniciante pelo visto,eu na minha opinião não colocaria ela na geladeira sem ter uma certa experiencia com isso,porque primeiro você deve saber como dosar muito bem o tempo que la vai ficar na geladeira,o jeito que se faz essa indução,sem contar que ela pode adormecer e não voltar mais,então é melhor aguardar um pouco para ver se a temperatura não cai ai,e só em último caso induzi-lá,
ela está precisando de um solzinho a mais porque pelo visto ela está pouco exposta ao sol,vá aclimatando ela,por exemplo hoje eu coloco 1 hora no sol,amanhã 2 horas e por ai vai.Esse substrato dela é sphagnum??Porque parece que ela está em terra preta.Se realmente estiver em terra preta ou na serrapilheira eu recomendaria quanto antes trocar o substrato para sphagnum ou turfa....


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Minha dio está sob sol pleno e em uma bacia com bastante água. Então tudo que tenho que fazer é reduzir a quantidade de água?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ciro,

nosso amigo Valdemar é um cultivador mais dedica a nepenthes, embora ultimamente está cultivando de várias outras espécies. pergunte para o Valdemar sobre o uso deste substrato em dionaeas. pegue umas dicas com ele. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

CiroCosta escreveu:Minha dio está sob sol pleno e em uma bacia com bastante água
Apesar das dionéias gostarem de água, esse bastante água seria até um pouquinho antes da metade do vaso, senão corre o risco da raiz apodrecer. Como está a temperatura ai na sua região?


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Tô deixando a água na metade do vaso pra baixo. Sobre a temperatura, ta fazendo de 16-18 graus na madrugada e a tarde passa dos 30.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Fernando123 escreveu:
CiroCosta escreveu:Minha dio está sob sol pleno e em uma bacia com bastante água
Apesar das dionéias gostarem de água, esse bastante água seria até um pouquinho antes da metade do vaso, senão corre o risco da raiz apodrecer. Como está a temperatura ai na sua região?
neste caso Fernando, primeiramente vamos conhecer este substrato. eu entrei em contato com ele e estou no aguardo.

tem substrato como a serrapilheira que é bastante água, de sphagmum 20/30%, a turfa já menos de 10%. será melhor termos uma base para recomendações. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

AH SIM ME DESCULPE NÃO QUIS ATRAPALHAR,EU FALEI ISSO COM BASE NO SPHAGNUM,SE PUDER EXCLUIR A MENSAGEM,PARA FUTURAMENTE NÃO ATRAPALHAR O NOSSO AMIGO CIRO,E OUTROS QUE LEREM O TÓPICO
:oops: :wops:


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Fernando123 escreveu:AH SIM ME DESCULPE NÃO QUIS ATRAPALHAR,EU FALEI ISSO COM BASE NO SPHAGNUM,SE PUDER EXCLUIR A MENSAGEM,PARA FUTURAMENTE NÃO ATRAPALHAR O NOSSO AMIGO CIRO,E OUTROS QUE LEREM O TÓPICO
:oops: :wops:
fica tranquilo, aqui estamos todos aprendendo. e o principal, seu objetivo foi o ajudar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem