Comprei Dioneia morta?!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Comprei Dioneia morta?!

Mensagem por rafael1708 »

Bom dia amigos!

Comprei minha Dioneia no sábado, ela estava toda verde normal, mas ontem eu notei que estava ficando marrom do rizoma para as armadilhas e decidi tirar ela do vaso para verificar ( Onde eu compro eles vendem Dioneia num vaso com um substrato que não sei o nome, mas não é musgo!)
Quando retirei me deparei com a triste imagem que está em anexo, o rizoma não está branco, então ontem mesmo fiz a tentativa de por ela em musgo 100% Sphagnum e vou aguardar resultados.

O que acham desta situação?

Abraços!


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rafael,

qto a publicação de fotos pedimos você não usar o modo anexo. veja o tópico abaixo que lhe dará as dicas básicas. : joia :

publicar-fotos-t5702.html

as já publicadas, sem problemas. você desconhecia, mas pedimos para as próximas publicações não usar o anexo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por rafael1708 »

Edson Poscai escreveu:Rafael,

qto a publicação de fotos pedimos você não usar o modo anexo. veja o tópico abaixo que lhe dará as dicas básicas. : joia :

publicar-fotos-t5702.html

as já publicadas, sem problemas. você desconhecia, mas pedimos para as próximas publicações não usar o anexo.
Bom dia!

Ok, obrigado pela informação!


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

Olá Rafael,

Pelo que me parece, sua Dionaea está mais ou menos na mesma pegada da grande maioria que encontramos nas floriculturas. Provavelmente ela não recebia nem água nem sol suficientes para seu correto desenvolvimento, e veio em um substrato chamado serrapilheira, onde ela consegue prosperar, mas não é a melhor opção.

A parte marrom a qual você se refere são estes filamentos? Se sim, são as raizes, e ao menos nas minhas aqui elas tem a mesma tonalidade. O rizoma em sí me parece OK. Será que você não está confundindo rizoma com raiz? Da uma olhada:

[thumbnail][/thumbnail]

Acredito que a planta provavelmente já vinha sofrendo grade estresse devido a manutenção inadequada, e deve ter sentido mais agora que suas condições mudaram novamente depois da compra, abortando as folhas velhas, porém como estão vindo diversas armadilhas novas, creio que não seja nada preocupante em um primeiro momento.

Creio que se seguir o procedimento padrão de adequar a rega e adapta-la gradativamente ao sol, logo ela estará 100%!

Boa sorte!

Ps:
Fonte original da imagem usada no post: https://elviveroventas.blogspot.com/201 ... oscas.html


Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por rafael1708 »

Isaac escreveu:Olá Rafael,

Pelo que me parece, sua Dionaea está mais ou menos na mesma pegada da grande maioria que encontramos nas floriculturas. Provavelmente ela não recebia nem água nem sol suficientes para seu correto desenvolvimento, e veio em um substrato chamado serrapilheira, onde ela consegue prosperar, mas não é a melhor opção.

A parte marrom a qual você se refere são estes filamentos? Se sim, são as raizes, e ao menos nas minhas aqui elas tem a mesma tonalidade. O rizoma em sí me parece OK. Será que você não está confundindo rizoma com raiz? Da uma olhada:

[thumbnail][/thumbnail]

Acredito que a planta provavelmente já vinha sofrendo grade estresse devido a manutenção inadequada, e deve ter sentido mais agora que suas condições mudaram novamente depois da compra, abortando as folhas velhas, porém como estão vindo diversas armadilhas novas, creio que não seja nada preocupante em um primeiro momento.

Creio que se seguir o procedimento padrão de adequar a rega e adapta-la gradativamente ao sol, logo ela estará 100%!

Boa sorte!

Ps:
Fonte original da imagem usada no post: https://elviveroventas.blogspot.com/201 ... oscas.html
Muito obrigado pelas informações amigo, mas onde está ficando marrom é no próprio rizoma mesmo, esta é minha preocupação!

Ontem a noite eu mudei ela para o Sphagnum, vou aguardar os resultados para verificar, infelizmente as floriculturas não se importam com os cuidados especiais.


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

rafael1708 escreveu:
Isaac escreveu:infelizmente as floriculturas não se importam com os cuidados especiais.
Sim Rafael, só querem é vender mesmo... Estou com 2 dios e 2 sarracenas que "resgatei" de uma floricultura, espero conseguir salvar, comprei por R$ 2,00 cada pq estavam atiradas num canto como "refugo" :shock:


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Pode se a aclimatacao como foi dito antes. Se a planta estava na sombra e você colocou no sol direto isso pode causar queimaduras e cozimento do rizoma. O ideal é ir colocando no sol aos poucos O mais importante é verificar o centro da planta. Se estiver com brotos verdes esta ok. Pelas fotos que passou parece que ela esta ok.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Lava toda a raiz dela, tira todo esse substrato velho e usa o esfagno ou turfa não tratada com areia na proporção 1:1. E coloca a planta no sol com irrigação pelo sistema de bandeja com água, começa com umas 4h de sol, das 8 às 12 é uma boa. Ela pode até fixar feia nas primeiras semanas, mas você não deve movê-la nesse tempo. Você pode aumentar a quantidade de sol depois, mas isso, pelo menos pras minhas, já é o suficiente.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por rafael1708 »

Amigos, boa tarde.
Infelizmente foi oque eu pensei mesmo, ela está morta :x :cry:

Vou comprar sementes quando puder, pois pelo menos terei a certeza que crescerá saudável!


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
João

Mensagem por João »

Olha se eu fosse você eu ia cobrar onde você comprou, porque eles embolsam o dinheiro, e você fica com uma coisa podre.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem