Mutação ou divisão de rizoma?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mutação ou divisão de rizoma?

Mensagem por Janaka »

Boa tarde pessoal!
Tenho uma dioneia tipica, dessas de floricultura que resolvi não transplantar e deixar em um vaso com substrato genérico para teste.
Até umas 2 semanas atrás, ela vinha crescendo bem, bem até de mais. só que de uns dias pra cá andei notando algo estranho acontecendo, primeiro achei que devia estar surgindo uma haste floral, semana passada foi possivel notar uma explosão de brotos, que nem sepre chegam a se desenvolver. Alem disso parece que o "nucleo" da minha Dioneia esta se divindo em 2!
Seria isso normal? uma mutação? ou alguma "doença"?
Muito obrigado pela ajuda desde já!
Seguem algumas fotos da planta:ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Lucas-Z
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:30
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Lucas-Z »

A minha dio também estava assim a um tempo atrás, com os brotons nascendo em marrom, depois de um tempo esse brotos ainda estão crescendo, bem lentos, e eles estão nascendo com a cor normal, porem com umas pintinhas pretas, eu não sei oque pode ser, mas espero que não seja maléfico a planta.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Na minha opinião, haste floral não é, e sim, uma simples mutação msm, dionaeas são campeãs nisso! Estão lá de boas, de repente pa, da uma endoidada... Fica acompanhando e postando fotos...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Lucas-Z escreveu:A minha dio também estava assim a um tempo atrás, com os brotons nascendo em marrom, depois de um tempo esse brotos ainda estão crescendo, bem lentos, e eles estão nascendo com a cor normal, porem com umas pintinhas pretas, eu não sei oque pode ser, mas espero que não seja maléfico a planta.
Por aqui nao tem pontos pretos, vamos ver o que vai dar

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Felipe Siebert escreveu:Na minha opinião, haste floral não é, e sim, uma simples mutação msm, dionaeas são campeãs nisso! Estão lá de boas, de repente pa, da uma endoidada... Fica acompanhando e postando fotos...
Sim, haste ja vi que não é, deve ser uma mutação mesmo. o Curioso é que parece que o rizoma esta se auto dividindo, formando duas frentes de crescimento. Depois vou postando mais fotos.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Lucas-Z
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:30
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Lucas-Z »

A sua dio é bem parecida com a minha, com as folhas verdes, finas, com armadilhas pequenas, e na minha aconteceu a mesma coisa que a sua: parece que é uma divisão de rizoma, como se só essa parte do rizoma ficasse com essa cor. Acho que deve ser uma mutação normal da dio (pelo menos espero), vamos acompanhando o crescimento desses brotos e ver como fica.


Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Lucas-Z escreveu:A sua dio é bem parecida com a minha, com as folhas verdes, finas, com armadilhas pequenas, e na minha aconteceu a mesma coisa que a sua: parece que é uma divisão de rizoma, como se só essa parte do rizoma ficasse com essa cor. Acho que deve ser uma mutação normal da dio (pelo menos espero), vamos acompanhando o crescimento desses brotos e ver como fica.
Opa bom saber que minha dio não é a unica! vai ver isso tem haver com alguma deficiencia/ falta ou excesso de nutrientes, vamos acompanhando!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem