Idade para leaf assumir as características do clone

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Idade para leaf assumir as características do clone

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá caros amigos, estou pesquisando por dionaeas diferenciadas para aquisição, e tenho me deparado com uma situação um tanto quanto curiosa, tratasse de plantas pequenas, leafs, que não possuem as características da matriz, como principalmente o comprimento e tipo dos cílios. A última que eu me deparei foi com uma dentata, na qual vi a foto da matriz, que estava certinha, porém seu leaf era exatamente como uma típica comum, isso me leva pensar, será que plantas precisam de alguma certa idade para realmente ficar como o seu clone? Talvez uma primeira dormência ou algo assim? Alguém já teve essa experiência? Vou deixar claro também, que estou pesquisando com vendedores de minha confiança e da maioria dos amigos do fórum, nada com os grandes... então a chance de serem gato por lebre creio que seja nula, principalmente pelo fato de o leaf ter sido feito no mesmo vaso que a matriz, não tendo chance de estar misturado...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

que estava certinha, porém seu leaf era exatamente como uma típica comum,...
primeira vez que vejo este comentário. vamos ver a opinião dos mestres que fazem muitos leaf's. mas sempre o comentado e dito, foi o leaf ser igual a planta mãe.

fiquei curioso de leaf não ficar igual a planta-mãe. ou será que interpretei tudo errado. :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Edson Poscai escreveu:
que estava certinha, porém seu leaf era exatamente como uma típica comum,...
primeira vez que vejo este comentário. vamos ver a opinião dos mestres que fazem muitos leaf's. mas sempre o comentado e dito, foi o leaf ser igual a planta mãe.

fiquei curioso de leaf não ficar igual a planta-mãe. ou será que interpretei tudo errado. :?
É isso mesmo Edson, o leaf não está igual a mãe, e está até no mesmo pote...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Em algum lugar por aqui li uma vez (se não estou muito enganado havia sido escrito pelo Paulo) que a Dionaea só é considerada adulta depois da primeira ou segunda dormência. Acho que num dos posts que ele falava sobre aquelas micro que ele tem.

Bom... De dio jovem que tenho acompanhado, tenho umas triton e de fato elas tinham cílios bem parecidos com típicas quando chegaram (e olha que o delas é beeeem diferente de uma típica hein). Agora, uns bons meses depois e tendo crescido bastante começaram a nascer com as traps com a característica do cultivar. Ainda são jovens e creio que talvez nesse inverno durmam (ou no proximo verão visto que elas estão com o relógio biológico do norte) então até lá não terei uma informação precisa. O que sei é que menores elas realmente não possuem as características.

Pense no caso da B52... Se fossem manter as características desde muito jovens, veríamos traps maiores que a propria planta, certo?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Leaf cutting, tissue culture não tem como fugir, é um clone, só quando crescer mais terá as características da planta mãe.

Quando eu disse sobre plantas adultas, são vindas de sementes e isso só vai acontecer depois da floração em dois ou três anos.
Apenas após esse período é que com toda certeza ela não sofrerá mais nenhuma alteração, a não ser provocada por algum agente químico.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Depende do cultivar. Tenho leafs de Kinchyaku (cuped), bohemian garnet, microdent que desde minúsculos já dá para ver as características, tem outros que demoram bem mais dependendo da velocidade de crescimento do cultivar. Fused não demora muito em no máx 1 ano já da pra ver, alien demora. Sobre ter que entrar em dormência acho que não faz sentido nenhum isso.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Acho que algumas características realmente demoram a aparecer, podemos ver isso na foto abaixo, de uma Red Dentate, do ICPS, podemos ver que as traps menores, apesar de bem vermelhas, possuem os cílios iguais aos das típicas, porém conforme olhamos as traps maiores, vamos notando a diferença... Mas um motivo para não chamarmos plantas vindas de seeds de B52 de B52 Jr antes do crescimento e aparecimento das características parecidas, digo isso, sabendo que seria preferível chamá-la de B52xB52 é claro. Esse é meu ponto de vista.
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... ate.md.jpg[/thumbnail]
Obrigado a todos pelos relatos! : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

O Paulo já esclareceu a informação! Era quando acontece a floração. :lol:


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu tbm aprendi com o prof Paulo.

para se considerar adulta, só após a primeira floração. qdo uma muda diferente nascida de sementes de fora, só podemos dizer se manterá as características que as fazem diferente, após a primeira floração.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por rafael1708 »

Boa tarde amigo.
Eu creio no seguinte, que pelo fato de ser clone (se realmente for proveniente da Matriz da foto) ela tem que ser igual, não tem como um "filho" nascer sem o DNA da "mãe" entende?
Pode de repente estar no período de dormência mesmo... : joia :


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem