Página 1 de 1

Dionaeas queimando, já não sei o que fazer!

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 07:40
por Felipe Siebert
Olá amigos, tenho passado um bom perrengue com minhas dionaeas, cada mês que se passa é uma preocupação diferente, agora que aparentemente consegui controlar todas as pragas, surgiu outro problema.. Pois bem, nos últimos dias, minhas plantas vem apresentando pontos e manchas de queimaduras bem estranhos, nas traps e folhas, principalmente nas velhas, mas, nas novas também, como podem ver nos fotos abaixo. As plantas estão ao ar livre, recebendo sol e chuva diretamente, todas já estavam aclimatadas, visualmente, não consigo ver nenhuma possível praga durante o dia, já vistoriei o substrato de duas que vem sofrendo mais, e nada achei, também já adianto que o problema não está nas pedrinhas brancas, pois os potes dos leafs não possuem essa cobertura sob o musgo e estão sofrendo da mesma maneira, se não mais.
Possíveis problemas, acredito eu, que essas queimaduras poderiam ser resultado do clima, pois antes, tínhamos sol forte todos os dias, onde elas iam muito bem, então veio um período de 2 semanas de dias sempre nublados e chovendo muito, e eis que então, um dia, amanhece com tempo aberto, fazendo sol forte o dia todo, e foi ai que começaram essas queimaduras, e agora o tempo só fica assim, 3 dias nublados, 1 dia sol de rachar, e repetindo...
Talvez essa mudança drástica tenha causado essas queimaduras. Fora isso, outro possível problema na minha opinião, seria algum inseto sugador, que seria ativo somente a noite, pois de dia nada eu vejo... Vou começar a acompanhar mais durante a noite para ver se noto algo.
Fora isso já não sei o que fazer, se as queimaduras continuarem, vou retirar as plantas do sol forte, para ver se algo acontece. Agora, elas recebem sol das 11:30 até as 18:30, isso quando tem sol é claro..
Se alguém já tiver passado por isso e puder me dar uma luz eu agradeço, as plantas pequenas estão sofrendo muito, minha B52 coitada, quase não tem mais pontos verdes, TODAS as folhas e traps estão com essas queimaduras...
Obrigado.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: Dionaeas queimando, já não sei o que fazer!

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 10:45
por Edson Poscai
faça uma experiência, aplique o óleo de neem. (na sombra e deixar a planta em sombra 24 hs)

Re: Dionaeas queimando, já não sei o que fazer!

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 13:19
por Felipe Siebert
Vou passar sim Edson, ainda mais depois de ler aqui http://www.euquerobiologia.com.br/2016/ ... agina.html que existem aranhas que se alimentam da seiva de plantas, e nas minhas dios sempre vejo algumas micro aranhas pretas passeando... Não creio que elas sejam o problema, mas é melhor prevenir do que remediar! Vou começar a prestar mais atenção também, pois posso estar confundindo ácaros com aranhas.
Achei um site muito bakana onde constam a maioria das pragas de jardim: http://www.floresefolhagens.com.br/pragas-de-jardim/

Re: Dionaeas queimando, já não sei o que fazer!

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 22:49
por maurovalek
A meu ver elas sofreram algum stress que tenha causado isso, pode ser sim a mudança no tempo, já aconteceu aqui, mas tá bem ver que todas tem novas brotações e com aparência muito boa, eu não mudaria absolutamente nada. Eu algumas plantas onde ocorreu isso, eu não mudei nda e em poucas semanas elas se recuperaram.