Página 1 de 1

Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Dom 11-Fev-2018 16:31
por Paulo
Pessoal,

Vamos lá novamente em dionaeas, está acontecendo alguma coisa estranha aqui, não sei se é normal, se conseguirão manter a alteração.

Só para refrescar, eu tive que mudar o substrato de sphagnum cru, para sphagnum fervido por causa de pragas vegetais.
Depois começaram a morrer devido a podridão do rizoma, coisa que acontecia em poucos dias, então usei uma garrafada que fiz misturando cobre e prata, que não resolveu mas deixaram as plantas verde. Depois disso apliquei enxofre no substrato e nas folhas para acabar com os fungos e ver se dava jeito na praga de colêmbolos que tem aqui.
Agora estou sendo radical, estou trocando o substrato, vou usar apenas sphagnum cru puro. E no transplante estou tirando partes de folhas e rizomas atingidos e nesses casos antes de replantar lavo as plantas, passo por uma solução de água sanitária e lavo-as novamente.

Então chega de conversa e vamos as fotos, a primeira a apresentar é uma doida que tenho aqui que na sorte encontrei um denominar para ela, mas ainda não é um cultivar. Dionaea Freaky Star também parecida com a Wacky Traps, detalhe eu tinha duas, sendo que uma era clone natural e quando replantei a que sobrou dividi em duas.

Primeira foto é o antes, essa é uma das poucas que na troca do substrato coloquei um pouco de areia. Percebam armadilhas bem aberta.
Imagem Imagem

Bom esse lance de armadilhas abertas a 180º ou mais eu achei estranho e apareceu em mais duas outras que não sei o ID nem aproximado.
Imagem Imagem

Pesquisando achei essa informação de que seria uma Moon Trap, uma mutação bem rara de acontecer. Pelo menos é o que está aqui https://www.flytrapcare.com/phpBB3/venu ... 15165.html numa resposta que foi dada a um participante do fórum.

E aí, o que está acontecendo com elas? Serão os produtos químicos usados? Serão que se manterão, a resposta só nos próximos meses.

Paulo

Re: Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Dom 11-Fev-2018 18:50
por Edson Poscai
...Depois começaram a morrer devido a podridão do rizoma, coisa que acontecia em poucos dias...


isso que eu achei estranho. mas isso amigo, penso não ter coligação com o fato de ser sphagnum fervido, 2 ou 3 minutos em ferver, ou por água fervendo no sphagnum. é uma prática antiga.

Re: Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 01:49
por Paulo
Edson Poscai escreveu:
...Depois começaram a morrer devido a podridão do rizoma, coisa que acontecia em poucos dias...


isso que eu achei estranho. mas isso amigo, penso não ter coligação com o fato de ser sphagnum fervido, 2 ou 3 minutos em ferver, ou por água fervendo no sphagnum. é uma prática antiga.


Edson,

A questão não foi o sphagnum fervido, mas penso que uma série de fatores.
Eu preparei o substrato com sphagnum fervido e perlita. A perlita pode se dar muito bem com turfa, mas penso que com sphagnum não, pois ela retem muita água.
Some-se a isso a praga de colêmbolos, como eu li eles são muitos bons na natureza, comem fungos, mas os disseminam também, aí entra esse fator junto com o pequeno espaço que tenho.

Se ferver o sphagnum tem que colocar um outro componente, eu deveria ter usado areia, mas a minha acabou, então optei por manter ele cru mesmo. Mantém muito bem a umidade e não fica encharcado.

No ano anterior que consegui um monte de clones naturais foi com um camada de sphagnum puro e cru por cima.

Abraço,

Paulo

Re: Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 07:55
por Felipe Siebert
Paulo, eu ainda sou jovem gafanhoto, Padawan, não consegui pensar em nenhum possível problema para tentar te ajudar, mas apenas para relato, eu utilizo musgo não fervido, porém, jogo água fervendo em cima, e deixo ali alguns minutos, isso já é suficiente para eliminar possiveis pragas e matos, também já utilizei musgo “cru” e nada percebi de diferença... Também não utilizo perlita, e sim isopor picado e areia bem grossa, nas proporcções musgo 4, isopor 2, e areia 1. O substrato fica bem fofinho e muito aerado.
Com relação aos colêmbolos, em grandes cultivos é um pouco mais dificil fazer seu controle, porém no meu saco, eu deixei as plantas submersas por algumas horas, então eles saem tudo, depois só diminui o nivel da água dos potes, coloquei uma camada de cascalho sob o musgo, para proteção contra gnats, e ambos, os dois sumiram...
Como pode ver no meu último tópico, também estou tendo problemas com minhas plantas...
Te desejo boa sorte ai! : joia :

Re: Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Seg 12-Fev-2018 22:56
por maurovalek
Muito interessante essas mutações, aparentam ser resultado dos produtos químicos mas caso elas se mantenham nos próximos meses você terá plantas muiiito interessantes. Elas estão mais para a freak star mesmo, a wacky traps eu tenho e não se parecem muito com as suas.
Muito lindas suas dionaeas!!

Abç

Re: Mais casos estranhos acontecendo com minhas dionaeas

Mensagem não lidaEnviado: Qua 14-Fev-2018 21:22
por rafaell_allmeida
Olha Paulo, não sou especialista no assunto, mas lembro que quando estudei Fisiologia Vegetal lembro algumas coisas sobre a função do cobre na planta, ele atua na fotossíntese e também na lignificação. O alto nível de cobre porém, pode provocar deficiência em Ferro na planta, quando ocorre a deficiência de ferro na planta as folhas podem perder um pouco da cor e também ficam atrofiadas. Só que neste caso, suas plantas esta acontecendo meio que ao contrário, aparentemente elas estão bem verdes e perderam a lignina, responsáveis por deixar a folha com um aspecto mais lenhoso, aparentemente elas também parecem estar desidratadas, quando possuem muita umidade no vaso. É um caso meio estranho, segunda começa minhas aulas, vou ver se consigo falar com o professor de Fisiologia pra ver se ele tem algum palpite sobre o que possa estar acontecendo, também irei tentar dar uma pesquisada na biblioteca e se aprofundar um pouquinho pra ver se pode ser efeito do cobre e da prata que você aplicou.

OBS.: Não sei se pode ser consequência da prata pois não sei direito da função da mesma na panta kkkk

Vale lembrar também que isso ai eu entudei em plantas normais, o metabolismo das PCs é diferente, então pode ocorrer variações, vale ressaltar ainda que quando falamos de plantas existem mais exceções de que regras kkkk, então vamos pesquisar um pouquinho pra ver o que pode estar acontecendo.

Tenho uma pergunta, as folhas estão abertas assim e estão flâcidas, murchas ou estão com uma consistência igual a das folhas normais?

Espero que possa te ajudar a entender o que está acontecendo com a mesma :lol: :lol: