Devo trocar o substrato agora ou depois?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
LeonardoRomero
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jan 2018, 00:27
Localização: Ribeirão Preto -SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Devo trocar o substrato agora ou depois?

Mensagem por LeonardoRomero »

Olá galera, tudo bem?
Ontem eu adquiri uma dionaea muscipula em uma floricultura e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha planta. Se alguém souber, pode me dizer que substrato é esse no qual ela veio plantada e se devo esperar um tempo até ela se adaptar ao novo lar ou trocar imediatamente para musgo sphagnum? todavia ela me parece saudável, tenho a deixado tomar o sol da manhã (lá pelas 9:00) e deixo um prato com água descansada em baixo do vaso. Logo no primeiro dia aqui em casa ela já conseguiu apanhar um mosquito, então creio que seja um sinal de que ela está bem. Seguem imagens da planta:

Logo quando ela chegou,

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 7220_o.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 8148_o.jpg[/thumbnail]

recente

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 8259_o.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Leonardo,

acertei aqui a publicação das fotos. você usou o link, mas terá q mais abaixo clicar e, códigos para incorporar e neste copiar o url. : joia :

dê uma lida em:

publicar-fotos-t5702.html

*****

recomendações, sempre o pires com água em média 30/40% (qdo em serrapilheira, mais) da altura do substrato, acima tem que ficar bem úmido.

o sol é de supra importância. mas esta vindo de floricultura, coloque pouco a pouco. ou seja 2 horas de sol fraco da manhã. a cada 3 ou 4 dias aumente mais um pouco. até o sol máximo.

a sua planta está bem, não está pedindo troca de substrato. pode deixar assim. qdo notar q a planta vem a pedir ou você vier a trocar, que recomendamos, só faça daqui uns 40/50 dias após a aclimatação dela junto ao sol (que deverá ser de pouco em pouco, não se esqueça)

boa sorte, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
LeonardoRomero
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jan 2018, 00:27
Localização: Ribeirão Preto -SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeonardoRomero »

Edson Poscai escreveu:Leonardo,

acertei aqui a publicação das fotos. você usou o link, mas terá q mais abaixo clicar e, códigos para incorporar e neste copiar o url. : joia :

dê uma lida em:

publicar-fotos-t5702.html

*****

recomendações, sempre o pires com água em média 30/40% (qdo em serrapilheira, mais) da altura do substrato, acima tem que ficar bem úmido.

o sol é de supra importância. mas esta vindo de floricultura, coloque pouco a pouco. ou seja 2 horas de sol fraco da manhã. a cada 3 ou 4 dias aumente mais um pouco. até o sol máximo.

a sua planta está bem, não está pedindo troca de substrato. pode deixar assim. qdo notar q a planta vem a pedir ou você vier a trocar, que recomendamos, só faça daqui uns 40/50 dias após a aclimatação dela junto ao sol (que deverá ser de pouco em pouco, não se esqueça)

boa sorte, : joia :
Vou ficar atento nessa questão de imagens da próxima vez, obrigado pelas dicas, vai me ajudar muito! : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Leonardo,

prestando mais atenção, está aparentando ter terra neste substrato? confirme isso por favor. terra não pode!

se for, adquira o qto antes o musgo sphagnum e me desculpe não ter prestando atenção o bastante.

aguardo a sua confirmação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
LeonardoRomero
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jan 2018, 00:27
Localização: Ribeirão Preto -SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeonardoRomero »

Edson Poscai escreveu:Leonardo,

prestando mais atenção, está aparentando ter terra neste substrato? confirme isso por favor. terra não pode!

se for, adquira o qto antes o musgo sphagnum e me desculpe não ter prestando atenção o bastante.

aguardo a sua confirmação.
Oi Edson, boa tarde. Em um canto bem na superfície do vaso, como dá pra ver nas fotos, havia um substrato que também me pareceu ser terra, portanto eu removi essa camada. Me pareceu que em algum momento na floricultura, alguém deixou cair aquela terra alí acidentalmente, porque essa planta estava em uma prateleira com outros tipos de planta, e creio que foram completar algum outro vaso da prateleira de cima de terra e caiu um pouco alí. Só para confirmar, dei uma cavada na beirada do vaso e ao meu ver, o substrato parece ser uma mistura de galhos e folhas secas. Achei uma postagem de um outro membro aqui do fórum e o substrato que ele mostra nas fotos me parece ser exatamente o mesmo que minha planta veio plantada. Segue o link:

substrato-generico-dionaeas-de-floriculturas-t5970.html

O que tem a me dizer sobre esse substrato?

Segue algumas fotos do substrato da minha dioneia:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 1_o.md.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 2_o.md.jpg[/thumbnail]

Eu tenho mais umas dúvidas... assim como vocês me sugeriram, eu coloquei um pote de água que atinge cerca de 60% do vaso, você acha essa quantidade de água muito alta? estou meio receoso quanto a isso... venho notado que depois de colocar essa quantidade de água, o substrato ficou bem mais escuro. A planta me parece normal. Essa água deve ser retirada a noite ou ao menos diminuída? ou deixo a mesma quantidade? Obrigado :D

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 2_o.md.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1 - ótimo a saber que era mesmo terra, porém o principal, foi retirada e ao você mexer constatou ser de todo serrapilheira (genérico). agora fico mais tranquilo qto as informações passadas. :oops:
O que tem a me dizer sobre esse substrato?
o aconselhável é usarmos sphagnum+areia (50:50). mas este, enquanto a planta está bem, ok. outra, esta no momento está recuperando as energia e a adaptação pouco a pouco no sol. não mexa nela ainda que pode por em risco.

água, diminua um pouco, deixe uns 40%. observe se o substrato acima ao ser tocado estará sempre bem úmido.

qq dúvida, comente. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
LeonardoRomero
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jan 2018, 00:27
Localização: Ribeirão Preto -SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeonardoRomero »

Edson Poscai escreveu:1 - ótimo a saber que era mesmo terra, porém o principal, foi retirada e ao você mexer constatou ser de todo serrapilheira (genérico). agora fico mais tranquilo qto as informações passadas. :oops:
O que tem a me dizer sobre esse substrato?
o aconselhável é usarmos sphagnum+areia (50:50). mas este, enquanto a planta está bem, ok. outra, esta no momento está recuperando as energia e a adaptação pouco a pouco no sol. não mexa nela ainda que pode por em risco.

água, diminua um pouco, deixe uns 40%. observe se o substrato acima ao ser tocado estará sempre bem úmido.

qq dúvida, comente. : joia :
Muito obrigado pelas dicas mais uma vez!! : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem