Sol pode ser excessivo para dionaeas e droseras?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Sol pode ser excessivo para dionaeas e droseras?

Mensagem por Felipe Siebert »

Amigos, sempre ouvi falar que quanto mais sol para dionaeas melhor, que quanto a isso não precisamos nos preocupar, porém ultimamente venho tendo relatos de cultivadores que tem perdido algumas plantas em regiões muitos quentes, por consequência disso, em uma conversa com um dos grandes cultivadores, o mesmo me aconselhou inclusive, a evitar o sol do meio deia, pois apesar de elas gostarem muito de sol, em seu habitat natural as temperaturas não são tão elevadas... O que os Srs. acham disso?
De qualquer maneira eu vou deixar minhas dionaeas e droseras esturricando no sol, pois não tenho outra alternativa, e vamos ver no que vai dar...
Esse vai ser um ano de muitas experiências e aprendizados.
Grato.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por vilourenco »

Meu caro, acredito que isso seja variável de região pra região, a soma dos fatores... sol + temperaturas muito elevadas + umidade do ar... Pois aqui as deixo livremente no sol e estão cada vez mais bonitas.


Avatar do usuário
binho2100
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 158
Registrado em: 18 Mar 2016, 19:17
Localização: maua sp
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por binho2100 »

As minhas deixo o dia todo no sol e essa semana está trincando o verão, deixando elas com um vermelho tipo sangue muito lindo , sempre checando água é claro.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe Siebert escreveu:Amigos, sempre ouvi falar que quanto mais sol para dionaeas melhor, que quanto a isso não precisamos nos preocupar, porém ultimamente venho tendo relatos de cultivadores que tem perdido algumas plantas em regiões muitos quentes, por consequência disso, em uma conversa com um dos grandes cultivadores, o mesmo me aconselhou inclusive, a evitar o sol do meio deia, pois apesar de elas gostarem muito de sol, em seu habitat natural as temperaturas não são tão elevadas... O que os Srs. acham disso?
De qualquer maneira eu vou deixar minhas dionaeas e droseras esturricando no sol, pois não tenho outra alternativa, e vamos ver no que vai dar...
Esse vai ser um ano de muitas experiências e aprendizados.
Grato.

Vamos lá, elas são de clima com estações bem definidas, quando bate o verão por lá chega em média a 40ºC.
O problema não é o sol em cima delas, mas sim o calor no substrato.
O ideal é não usar vaso preto que absorve mais calor e isolar o substrato, alguma coisa de isopor.
Certa vez eu vi uma foto de um cultivador/negociante do EUA e não sei de qual estado, eu percebi que acima do substrato tinha um tipo de manta térmica bem fina.
Outro detalhe é não deixar a água esquentar também.

Tem mais uma coisa que precisa ser levado em conta, se essas dos quais falou estão aclimatadas, não esqueça que agora é a época de dormência natural delas em seus habitats.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Obrigado pelos depoimentos, quanto a temperatura do substrato eu já estou de olho, inclusive, acabei de fazer um bog redondo transparente, com 4 dedos de altura de substrato, apenas para cultivar droseras peq, estou semeando 6 tipos delas, porém devido as laterais serem transparente percebi que está esquentando um bocado, por isso hj vou dar uma ajustada (gambiarra) vou afastar um pouquinho o substrato das berradas e preencher com isopor de bolinhas, e após vou passar fita branca por fora até esconder tudo, espero que isso ajude..
Vlw pessoal! : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Rafael Wolf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Set 2019, 10:24
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Rafael Wolf »

Boa noite. Nesse quesito do sol. Estou pensando em fazer uma cobertura aqui com plástico agricula. Mas não sei ao certo qual devo usar. Alguém tem alga dica?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem