Dionaeas entram em dormência em regiões sem frio?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Dionaeas entram em dormência em regiões sem frio?

Mensagem por Felipe Siebert »

Pessoal, vcs saberiam me dizer se as dios entram em dormência em lugares que não fazem frio? Por exemplo, eu moro bem no meio do estado do MT, e aqui só existe verão chuvoso e verão tipo deserto, por 6 meses temos seca com 40°C e então 6 meses de chuva com 33°C, não sei se essas condições são suficiente para tal fato, já ém SP por exemplo, a temperatura cai bem mais... Às vezes, em um ou outro ano, a temperatura chega a cair para 20°C por no máximo 2 semanas... É bem complicado de morar aqui, saudades do meu Sul! 8-)


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe Siebert escreveu:Pessoal, vcs saberiam me dizer se as dios entram em dormência em lugares que não fazem frio? Por exemplo, eu moro bem no meio do estado do MT, e aqui só existe verão chuvoso e verão tipo deserto, por 6 meses temos seca com 40°C e então 6 meses de chuva com 33°C, não sei se essas condições são suficiente para tal fato, já ém SP por exemplo, a temperatura cai bem mais... Às vezes, em um ou outro ano, a temperatura chega a cair para 20°C por no máximo 2 semanas... É bem complicado de morar aqui, saudades do meu Sul! 8-)
Bom,

Elas entram, mas não nas condições ideais.
Imagine você cansado querendo dormir e o seu vizinho liga um daqueles som de carro tocando pancadão.
Dá uma olhada nesse tópico sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html vai tirar muitas duvidas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

De noite vou dar uma lida sim, obrigado. Mas só aproveitando o gancho, caso elas não entrem em dormência em um período de dois anos, será que vale apena arriscar uma dormência induzida? Ou então, quando elas fizerem isso de fato, sozinhas, seria vantajoso eu colocá-las na geladeira? Ou devo deixá-las no exato local onde elas estão?
Obrigado Mestre!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Veja só as dionaeas são complicadas. Se não entrarem em dormência num ano, no seguinte pode induzir a dormência no nosso inverno.
Agora esse negócio de geladeira é um processo chato, pois podem criar fungos.
As minhas tem entrado em dormência no nosso verão, pelo menos foi o que aconteceu nos últimos dois. E não ponho em geladeira.
Aqui em São Paulo o clima é muito estranho, tem épocas que temos as 4 estações no mesmo dia.
O pessoal do sul tem mais facilidade com um inverno bem definido, mas precisa aclimatar porque é invertido com o habitat delas.

Mestre nada, ainda sou um Padawan. :roll:

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Obrigado mestre Jedi! 8-)
Vou ficar na expectativa de elas fazerem isso sozinhas... : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Bem



Tive a oportunidade de importar algumas dionaeas ano passado da Europa, isso no inicio do nosso outono inicio da primavera lá. Chegaram otimas a aclimatação foi tranquila e tiveram um crescimento muito vigoroso. Cresceram até a metade do inverno quando então entraram em dormência retornando novamente na primavera e algumas até com floração. Ou seja tive todas elas completamente aclimatadas já no primeiro ciclo, sou do sul e o inverno passado quase não existiu, mas atrelado a um fotoperiodo mais curto já foi o suficiente.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Hélio,

Nesse ponto vocês aí do sul ganham de nós. Como não existem estações definidas a coisa fica uma loucura para plantas que precisam se aclimatar.
E no meu caso para piorar meu cultivo é indoor, eu já tenho um espaço preparado para dormência delas.
Daqui uns 2 meses quando derem os primeiros sinais, diminuo o tempo de luz e espero já ter o sistema de refrigeração pronto.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá meus amigos, sei que é chato entrar nesse assunto de novo, porém novos fatos estão surgindo, e gostaria se possível, da opinião dos senhores nisso...
Pois bem, andei conversando com muita gente sobre o assunto, principalmente com cultivadores que possuem clima se não igual, semelhante ao da minha região, e sempre obtenho respostas diferentes, alguns garantem que precisam fazer tal coisa e outros garantem que não. Recentemente descobri que um amigo aqui do fórum reside em uma cidade vizinha a minha, a 80km de distancia somente, esse rapaz cultiva PCs desde 2010, tendo bastante experiencia muitas delas, e segundo ele, todas as dios que ele fez o processo de dormência induzida estão vivas até hoje, e todas as dios que ele não fez este procedimento, morreram no 3 ano com ele.. Não estou dizendo que um ou outro são mentirosos nem nada disso, por favor, não me interpretem mal, porém cada vez mais, eu fico mais confuso sobre esse assunto, eu que sou apaixonado pelas dios acima das outras, começo a ficar meio triste, com esse futuro nebuloso, pelo que estou vendo, a única maneira de eu realmente saber o que vai acontecer com minhas crianças, será esperando e observando..
Abraços. : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Vamos lá, por partes. Não esqueça que o Brasil é um país de dimensões continentais e a coisa é tão complicada que temos 8 estações do ano por aqui e não estou fazendo analogia e é realidade.

Para baixo do estado de São Paulo as estações são bem mais definidas e quanto mais ao sul mais definida é.
Aqui no estado de São Paulo quando chega em certa época do ano dizemos que temos as 4 estações num mesmo dia. No inverno eu já passei muito calor e muito frio.

A medida que sobe a coisa fica mais estranho, passei um ano em Salvador, lá eles só falam em duas estações que são inverno e verão, o inverno é quando chove e o verão quando seco.

Esse ano aqui em São Paulo, mais próximo do litoral o clima foi bem estranho, poucos dias de sol e calor intenso e teve dias que dormi agasalhado, o último inverno foi mais na média deve de sido mais quente que o verão.

Bom, analisando todo esse romance acima quando você procura informações veja de que região do país veio, porque o que serve para uma com certeza não servirá pra outra.

Se você chegou a ler tudo que foi postado no primeiro link eu conto a minha história com dionaeas e deixo claro que meu cultivo é indoor e no final o que conto é sobre minha experiencia e muito coisa que li em fóruns internacionais. Aonde é claro também existem muitas duvidas, principalmente do pessoal que vive muito abaixo da latitude do habitat das plantas, aonde o inverno não são tão rigorosos.

Bom, o habitat natural delas são as Carolinas nos EUA e lá o inverno não é tão rigoroso quanto ao norte, mas é bem definido dá uma olhada no Wikipedia, a média lá no inverno é por volta de 10º a 15ºC, mas mesmo assim mais ao norte aonde o inverno é mais rigoroso quem cultiva costuma deixar ao relento, eu até já coloquei foto de dionaeas cobertas de neve.

Como você disse, aí do seu lado tem um cultivador que usa o processo de indução da dormência, arranque mais dados dele e veja como e ele faz. Pois o processo da geladeira parece simples, mas não é, se não tiver cuidado as plantas mofarão e você as perderá. Eu já perdi algumas nesse processo e não farei mais.

Eu tinha planejado fazer nesse ano um sistema de refrigeração, mas minha vida está conturbada demais e não consegui concretizar o projeto.

Por aqui as minhas já entraram em processo de dormência, as armadilhas que nascem não fecham, mesmo estimuladas.
A únicas coisas que fiz foi tirar a água das bandejas e diminuir a quantidade e o tempo de luz.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu penso em fazer o mesmo, caso elas apresentem os sinais de dormência, vou retirá-las da água, e vou diminuir o fotoperíodo, porém não vou colocar na geladeira, no máximo, uma, por uma vez, para teste, porém, se elas realmente dependerem disso para sobreviver, elas vão morrer...
Obrigado Paulo.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem