Página 1 de 2

[FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 08:53
por Felipe Siebert
Amigos, estou tentando obter sucesso com leafs a quase três meses, porém não estou conseguindo, eu segui a risca os tutoriais do fórum, olhei alguns vídeos no youtube, estudei bastante, mas não estou tendo sorte.. Eles ficam em copinhos de café individuais, com furinhos em baixo para entrada da água, pegam moderada claridade mas nunca sol, sempre úmidos, e nunca mexo.. Não estou utilizando estufa, pois estamos na temporada de chuva, e a umidade relativa está em 90%, segundo o app do Google... O que será que posso estar fazendo de errado? Eu acredito que, ou eu possa estar deixando o musgo úmido demais, ou os rizomas e folhas estão muito pequenas, pois apesar de eu ter conseguido quase sempre retirar o rizoma por completo com a folha em questão, por ser de dio típica, ele ainda é mito pequeno, e acaba secando totalmente em duas semanas.. Com relação a folha em si, eu retiro a parte preta e deixo a parte verde, não sei se isso serio o correto, e o rizoma levemente introduzido no musgo..

Se alguém puder me dar alguma dica agradeço, abaixo algumas fotos do dia em que iniciei o processo, nessas fotos ainda estavam sem o pratinho com agua. Não reparem no local, esse é o único lugar onde minha mulher não mexa em tudo :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Obrigado.

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 09:40
por delagostini
as fotos estão muito pequenas... Tente tirar uma da folha com o rizoma e poste aqui pra gente ver...

Ser de dio típica ou não não tem nada a ver com o tamanho do rizoma ou a chance de sucesso... Se tem rizoma e está no musgo úmido, não era para secarem totalmente!

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 09:51
por Felipe Siebert
Pois é, eu estava bem animado, pois as folhas tinham o rizoma completo, consegui isso pois as retirei quando fiz a troca de substrato.. Porém elas começam a morrer de fora para dentro, um processo normal.. eu acho q por o leaf ser muito pequeno ele seca por completo antes do processo da nova planta começar.. Mas é só uma suposição.
Quanto a foto, vou tentar tirar uma melhor hoje na hr do almoço e posto novamente..
Obrigado.

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 11:24
por delagostini
está cortando parte da folha?
Veja se não estão no sol... Aqui os leafs que pegam mais sol morrem... Creio que desidrata demais.

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 12:59
por Felipe Siebert
Eu tenho quase certeza de que não pegam sol, somente claridade mesmo...
Os leafs que estão no meio dos copinhos são os mais antigos, e os que estão nas laterais são mais recentes, mas também sem sucesso..
As duas armadilhas maiores em meio ao musgo, são um acidente, eu acabei arrancando as duas unidas com rizoma e raiz, essas já tem mais de um mês, elas não morreram porem também não progrediram em nada, do jeito que eu coloquei elas estão lá...
Abaixo as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 13:37
por delagostini
Pimguim escreveu:tem mais de um mês, elas não morreram porem também não progrediram em nada, do jeito que eu coloquei elas estão lá...

Se estão verdes, ainda pode vingar! Deixa aí e trabalhe a paciência...

Pimguim escreveu:Imagem


Essas aí de baixo que estão pretas e verdes podem vingar ainda! Para os proximos, tente colocalos horizontais ao substrato... deitados por todo mesmo.
Esses que estão com armadilha, aconselho tira-las e deixar apenas um pedaço da folha com o rizoma visto que quanto maior, mais ela desidrata. Aqui não tenho sucesso qnd a folha é grande ou quando deixo com armadilhas (talvez funcione... qnd pegar o jeito aí, verá que não vai falhar nenhum leaf mais)

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 14:00
por Felipe Siebert
Aquela do meio eu irei deixar eternamente, até que morra ou se desenvolva novamente...
Nas próximas tentativas eu irei retirar a folha, deixando praticamente só “talo” da folha e o rizoma mesmo, e vou deixar na horizontal, não tinha pensado nessas hipóteses..
Quanto a estufa, acho q não preciso utilizar por enquanto né? Visto que aqui a umidade está em 90%.
Estou um pouco triste, porém aceito os resultados, afinal, qual a chance de um leigo acertar de primeira? Kkk
Obrigado pelas dicas! : joia :

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 15:29
por maurovalek
Leaf de dionaea na sombra? Os meus pegam sol por várias horas, filtrado por sombrite. Você esta enterrando demais a folha e deixe os leaf onde pega ao menos o sol fraco, boa parte das pessoas faz leaf no mesmo vaso que a planta mãe. Dionaea sem nada de sol morre imagina um leaf ...

Abraços

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 18:23
por SantiagoOver
maurovalek escreveu:Leaf de dionaea na sombra? Os meus pegam sol por várias horas, filtrado por sombrite. Você esta enterrando demais a folha e deixe os leaf onde pega ao menos o sol fraco, boa parte das pessoas faz leaf no mesmo vaso que a planta mãe. Dionaea sem nada de sol morre imagina um leaf ...

Abraços


Assino em baixo deixa no mesmo vaso da matriz !

Re: [FOTO] Ajuda com leafs de dionaea típica

Mensagem não lidaEnviado: Ter 28-Nov-2017 18:39
por delagostini
cada caso é um caso msm né? Prova que precisa ir testando para ver o que funciona melhor pra cada um...

Aqui se eu deixo no sol, em uns 2 ou 3 dias já era! Pegam coisa de 1h ou menos de sol direto até estarem com um tamanho razoável... aí aclimato e deixo com as demais plantas!

Conhecendo São Roque e Maringá, imagino que seja por conta da "potência" do sol que nem se compara ao de Ribeirão Preto...