Não estou conseguindo sementes de dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Não estou conseguindo sementes de dionaeas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou com algumas dionaeas com flores aqui, mas não estou conseguindo sementes apesar de já ter visto muitos passo a passo.
O que estranho é que não tem polen, parece que ele fica dentro de uma bolsa que não abre. Eu já esmaguei algumas pontas de estames, na abertura e no fechamento das flores e parece que tem uma massa dentro dessa bolsa.

Tudo me leva a crer que isso seja motivado pela iluminação artificial.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...Tudo me leva a crer que isso seja motivado pela iluminação artificial.
Oi Paulo.

É possível. Alguma coisa que está afetando o amadurecimento dos estames e consequentemente a produção do pólen. :geek:



Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,

isso está sendo geral em todas as hastes? se for, tomara que não, antes de abrir para não perder faça o haste cutting. : joia :

acho q crescido 50% ou pouco mais. embora eu ando pesquisando sobre o modo mais indicado, estou lhe dizendo no chutódromo. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:Paulo,

isso está sendo geral em todas as hastes? se for, tomara que não, antes de abrir para não perder faça o haste cutting. : joia :

acho q crescido 50% ou pouco mais. embora eu ando pesquisando sobre o modo mais indicado, estou lhe dizendo no chutódromo. :roll:
Edson,

Por enquanto foi apenas uma planta, deu flores e não colhi nenhuma semente.
Estou acompanhando as outras, mas não consigo ver o pólen em pó em nenhuma outra.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:
Paulo escreveu:...Tudo me leva a crer que isso seja motivado pela iluminação artificial.
Oi Paulo.

É possível. Alguma coisa que está afetando o amadurecimento dos estames e consequentemente a produção do pólen. :geek:



Abç

Marciel,

Acho muito estranho, as plantas e flores estão saudáveis, mas não consigo ver o pó. Usei lente de 20x e nada.
Quando as flores fecham ficam gordinhas, mas aos poucos vão secando e parecem que entraram num SPA e não tem nenhuma semente.
Na base do chute como eu disse pode ser o sistema de iluminação. Que falta faz o sol.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo escreveu:Que falta faz o sol.
Paulo,
não tem algum amigo/parente que possa deixar alguma delas que esteja dando haste para fazer o teste? Em coisa de poucas semanas você confirmaria ou não essa hipótese.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Gustavo Garcia
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Ago 2017, 20:51
Localização: Jaraguá do Sul, SC
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Gustavo Garcia »

Edson Poscai escreveu:Paulo,

isso está sendo geral em todas as hastes? se for, tomara que não, antes de abrir para não perder faça o haste cutting. : joia :

acho q crescido 50% ou pouco mais. embora eu ando pesquisando sobre o modo mais indicado, estou lhe dizendo no chutódromo. :roll:
Já vi várias pessoas falando em haste cutting, mas como faço?


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora coralina
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Já vi várias pessoas falando em haste cutting, mas como faço?


o haste cutting, fazemos qdo não temos interesse nas sementes ou qdo as sementes desta são inférteis. ou seja aproveitar algo perdido. : joia :

peço não ser mal interpretado, mas ficará mais fácil qdo você tiver algo assim, publicar a sua dúvida.

formas de propagação são: leaf cutting por folhas, haste cutting pela haste e root cutting pelas raízes. estas, senão me engano exceto as pc's anuais.

para lhe explicarmos os detalhes, ficará difícil. qdo você tiver vier a fazer algum destes você nos informa qual o gênero e a espécie. : joia :

por hora, qdo você tiver tempo dê uma olhada em tecnicas-dicas-cultivo-f24.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

delagostini escreveu:
Paulo escreveu:Que falta faz o sol.
Paulo,
não tem algum amigo/parente que possa deixar alguma delas que esteja dando haste para fazer o teste? Em coisa de poucas semanas você confirmaria ou não essa hipótese.

Amigo,

Pior que não tenho um lugar para colocar elas aqui perto.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Gustavo Garcia
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Ago 2017, 20:51
Localização: Jaraguá do Sul, SC
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Gustavo Garcia »

Edson Poscai escreveu:
Já vi várias pessoas falando em haste cutting, mas como faço?


o haste cutting, fazemos qdo não temos interesse nas sementes ou qdo as sementes desta são inférteis. ou seja aproveitar algo perdido. : joia :

peço não ser mal interpretado, mas ficará mais fácil qdo você tiver algo assim, publicar a sua dúvida.

formas de propagação são: leaf cutting por folhas, haste cutting pela haste e root cutting pelas raízes. estas, senão me engano exceto as pc's anuais.

para lhe explicarmos os detalhes, ficará difícil. qdo você tiver vier a fazer algum destes você nos informa qual o gênero e a espécie. : joia :

por hora, qdo você tiver tempo dê uma olhada em tecnicas-dicas-cultivo-f24.html
Na realidade tenho duas dioneias que estão tendo hastes florais, e quero só uma delas, por receio de minha planta morrer, mas vou fazer um novo tópico depois


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora coralina
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem