Haste floral - agora ferrou

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Haste floral - agora ferrou

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou aguardando minhas dionaeas saírem da dormência para poder fazer o transplante, mas teve um enxerida que resolveu soltar uma haste floral.
Eu estava aguardando que só depois de setembro algumas soltassem hastes florais, pois são frutos de sementes.
Bom, como é a primeira haste floral em uma planta que farei o transplante terei que cortá-la.

Paulo

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1506[/thumbnail]


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não há a possibilidade de deixar crescer um pouco mais que 2/3 e só depois cortar para então fazer o haste cutting?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:não há a possibilidade de deixar crescer um pouco mais que 2/3 e só depois cortar para então fazer o haste cutting?
Edson,

É o que eu farei, vou aguardar como ela reage. Duro é a falta de espaço.
Como esse ano não tive nenhuma praga, aí poderei cumprir minhas promessas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1506[/thumbnail]

As duas deste vaso estão lindonas! : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Amigos,

tenho acho que 2 hastes vindo de dionaeas bem fracas. mesmo que arriscando a vida da planta eu deixarei crescer uns 10/12cm e quero tentar pela primeira vez o cultivo in acqua. só uma dúvida, como eu faço mesmo :?

1 - um potinho plastico transparente lavado e esterilizado (álcool). não tenho nenhum de vidro :(
2 - cortados 2 ou 3 cm
3 - água fervida, de chuva penso ser melhor mas temo limo verde... 1/3 da capacidade do potinho
4 - ficará tampado com plastico fino, apenas 2 ou 3 furos. plástico filme, eita treco que eu só passo nervoso qdo mexo :x
5 - em sombra com claridade.

o poderá resultar? o que posso antes precaver?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu: 1 - um potinho plastico transparente lavado e esterilizado (álcool). não tenho nenhum de vidro :(
2 - cortados 2 ou 3 cm
3 - água fervida, de chuva penso ser melhor mas temo limo verde... 1/3 da capacidade do potinho
4 - ficará tampado com plastico fino, apenas 2 ou 3 furos. plástico filme, eita treco que eu só passo nervoso qdo mexo :x
5 - em sombra com claridade.
Oi Edson.

Parece que é isso mesmo. Vou ficar na torcida, amigo. :mrgreen:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,

amigo, vamos fazer uma loucura? a gente vai batendo a cabeça e aprendendo.

em busca de informações desta técnica de cultivo, encontrei um que fala de orquídeas. quem sabe...
O sucesso do método aqui apresentado depende de "n" fatores tais como: Procedimentos, tipo do tecido e sua condição, luminosidade, temperatura, tipo empregado de nutrientes e a composição, etc.
O método empregado vem de experiência de diversos autores e foruns.
A Micropropagação é uma alternativa a mais, aos métodos convencionais de propagação de plantas. Ela envolve a produção de novas plantas, a partir de partes muito pequenas de outras plantas (Por exemplo: Frutos, nós, ramos, pedaços de folhas ou de raízes, etc.), cultivadas com assepsia (livre de qualquer microorganismo) em um recipiente onde o ambiente e a nutrição possam ser controlados. As plantas resultantes são geneticamente idênticas as plantas de origem.

Enquanto em um laboratório avançado usam-se equipamentos de alta tecnologia para alcançar uma grande produção através da cultura de tecidos, podemos usar meios alternativos, como itens domésticos corriqueiros.
fonte:

https://aprendendocomasorquideas.blogsp ... do-em.html (parte 01)

https://aprendendocomasorquideas.blogsp ... em_15.html (parte 02)

irei ler umas trocentas vezes e ver o que poderei fazer.

Paulo, vamos nessa? minha haste acho que tem uns 10 dias, tem uns 3 cm, serei o primeiro.

****

eu, tonto, não tinha visto. já tem tudo aqui. : maluco : : maluco :

propagacao-in-vitro-t3550.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu:Amigos,

tenho acho que 2 hastes vindo de dionaeas bem fracas. mesmo que arriscando a vida da planta eu deixarei crescer uns 10/12cm e quero tentar pela primeira vez o cultivo in acqua. só uma dúvida, como eu faço mesmo :?

1 - um potinho plastico transparente lavado e esterilizado (álcool). não tenho nenhum de vidro :(
2 - cortados 2 ou 3 cm
3 - água fervida, de chuva penso ser melhor mas temo limo verde... 1/3 da capacidade do potinho
4 - ficará tampado com plastico fino, apenas 2 ou 3 furos. plástico filme, eita treco que eu só passo nervoso qdo mexo :x
5 - em sombra com claridade.

o poderá resultar? o que posso antes precaver?
Os primeiros leafs que fiz aqui foram assim... Sucesso só tive com os de água da chuva! (penso que os nutrientes dela ajudaram, não sei... Talvez foi apenas sorte mesmo). Mas o processo foi esse aí e correu tudo bem.

O único ponto de observação que deixo é na hora de passar pro substrato... Aqui nao tive sucesso nessa transição! Fiz da agua para a estufa, direto para o vaso com luz direta e com luz indireta... Em todos os casos, morreram!


De resto, boa sorte!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Acho que já tenho uma cobaia para tentar o haste cutting. Não sei porque em alguns pontos na parte de cima da haste floral está preta e tirando isso não vejo mais nada de anormal. Vejam as fotos.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1512[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1513[/thumbnail]

Estou querendo fazer um teste, em vez de colocar direto na água vou colocar em deitado em cima de sphagnum vivo que tenho nas bandejas.
Que acham?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

:oki: :oki: :oki:

ela tá dando sinal de tudo ok ? :shock2:

amigo, em água aqui por hora tá dando sinal de perda. conversei com uma amiga, ele já fez assim, mas aconselhou menos água e trocar a água a cada 2/3 dias. disse sobre a necessidade de oxigênio na água.

eu não fiz e dancei... é o que por hora, aparenta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem