Excesso de dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Excesso de dionaeas

Mensagem por eduf »

Olá pessoal,

Ganhei um leilão no ebay de sementes, mais ou menos ~450 sementes de 40 variedades e resolvi semear tudo, já que tenho espaço na minha "grow box".

Só que eu estava pensando melhor, logo as seedlings irão ficar grandes e não terei mais espaço dentro de casa, terei que arrumar algo lá fora.

O que eu poderia fazer para acomodar tantas plantas sem explodir meu orçamento? Mesmo que a germinação tenha baixo sucesso, digamos 20% ou 30% ainda assim terei facilmente 100+ plantas. :afraid: :afraid: :afraid:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja se as sementes são todas iguais e o importante, tem como você publicar uma foto de uma semente?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

hehehehe, relaxa q eu sei como são as sementes, não fui ludibriado por anuncios falsos. Inclusive tenho várias dios adultas que deram flores e sementes, das quais já tenho seedlings e também vários outros seedlings de sementes que comprei no ebay antes.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Como disse a taxa de sucesso na germinação dificilmente chegará a 100%, portanto serão bem menos de 450 plântulas a se preocupar. 8-)

Considerando que a velocidade do crescimento é diferente em cada planta, mantê-las em um BOG é o ideal, pois gradativamente as maiores poderão ser retiradas e replantadas individualmente. :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ou ate mesmo algumas vendas de mudas, para pessoal mais próximos, a grande vantagem de semeaduras grandes assim e que você pode separar os cultivares após um certo tempo, pois serão varias tipicas que irão germinar mais sempre tem aquela especie doidona no meio..


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

analise a possibilidade de você subdividir o plantio. penso, deixando parte de tamanha quantia para o plantio em setembro pegando uma época melhor para o plantio. agora em pré inverno e frio, a germinação é menor e mais demorada. guardando-a em embalagem de segurança na parte de baixo da geladeira, na parte de verduras. : joia :

*sugestão.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

MarcielS escreveu:Bom,

Como disse a taxa de sucesso na germinação dificilmente chegará a 100%, portanto serão bem menos de 450 plântulas a se preocupar. 8-)

Considerando que a velocidade do crescimento é diferente em cada planta, mantê-las em um BOG é o ideal, pois gradativamente as maiores poderão ser retiradas e replantadas individualmente. :mrgreen:

Abç
não sei se torço pra ter muito ou pouco sucesso :lol: :lol: :lol: :lol:

normalmente aqui nas minhas ultimas experiencias, sempre foi proximo a 100% e só tive baixas ao transplantar. Todas as sementes são polinizadas abertamente por insetos e vem de um vendedor que tem possivelmente mais de 100 variedades. Antes que o pessoal pergunte de onde é, segue o link dos caras:

https://www.triffidnurseries.co.uk/brow ... id=1&cid=1
Edson Poscai escreveu:analise a possibilidade de você subdividir o plantio. penso, deixando parte de tamanha quantia para o plantio em setembro pegando uma época melhor para o plantio. agora em pré inverno e frio, a germinação é menor e mais demorada. guardando-a em embalagem de segurança na parte de baixo da geladeira, na parte de verduras. : joia :

*sugestão.
agora já foi, na hora nem pensei muito no futuro, só plantei tudo mesmo, mas tive o trabalho de numerar e planilhar no excel tudo.

alguém tem alguma ideia criativa de como fazer o substrato render mais com menos grana?


Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

eduf escreveu:alguém tem alguma ideia criativa de como fazer o substrato render mais com menos grana?
sphagnum + areia
sphagnum + perlita
sphagnum + isopor


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

eu achei a venda uma bandeja gigante para fazer um bog monstro, são 1m x 1m x 30cm... imagina quantas centenas de reais vai me custar para por substrato nisso, se não estou errando as contas de cabeça, são 300 litros de subs.


Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

eduf escreveu:eu achei a venda uma bandeja gigante para fazer um bog monstro, são 1m x 1m x 30cm... imagina quantas centenas de reais vai me custar para por substrato nisso, se não estou errando as contas de cabeça, são 300 litros de subs.
tem foto? penso em fazer meu bog numa jardineira de 60 x 30 x 30

10 a 15 cm só de pedregulhos pra alocar a agua!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem