Pontas de dionaeas empretecidas ou queimadas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pontas de dionaeas empretecidas ou queimadas

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Agora a pouco eu estava dando uma olhada na minha jardineira de dionaeas e um de meus xodós está ficando com as pontas empretecidas como sendo queimadas.
O problema dessa vez não é a estufa e além disso a temperatura está na faixa entre 22º a 28ºC, e também olhei as outras e nenhuma outra apresentou problemas na jardineira.

Na primeira foto está a foto que tirei hoje e na segunda quando a apresentei a vocês e percebi que na época da foto já tinha um ponto preto.

Imagem Imagem

Percebam que não é apenas as armadilhas, mas as novas folhas que vem surgindo também. Amanhã vou pegar uma tesoura com a ponta bem fina e cortar essas partes queimadas.
O que será que deve estar acontecendo?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Oi, Paulo!

Já passei por isso e li em um fórum americano que é por causa de excesso de água. Sim, eu também estranhei (queimadura por excesso de água???). Mas o fato foi que eu diminui, deixando o musgo apenas úmido ao invés de empapado de água, e nunca mais aconteceu. Vale o teste.

Abraço!

Claudio

Edit: Elas nem desabrochavam. Começava a ponta da armadilha (ainda fechada) a ficar preta e ela nem abria ou abria parcialmente.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Também boto minhas fichas no excesso de umidade, em especial pelo fato da planta ser jovem. Fosse adulta talvez conseguisse lidar com a umidade extra :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Claudio,

Pode ser que ajude, não custa tentar e torcer para que você esteja certo. Eu já tirei a água da bandeja.

Para ficar bem claro a jardineira tem 12cm de altura e a bandeja tem 3cm. Mais um detalhe, todas as plantas nessa jardineira tem a mesma idade e a unica que apresentou problemas foi essa da foto.

A iluminação é led e está a uns 35cm das plantas, tenho 5 luminárias de 12w espaçadas a cada 20cm.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Pessoal aproveitando o tópico do mestre Paulo, nesse caso das fotos abaixo, esta tudo normal essa manchas negras de fora para dentro? São algumas folhas que estão assim...

[img]https://i304.photobucket.com/albums/nn1 ... e0zu9x.jpg[/img]

[img]https://i304.photobucket.com/albums/nn1 ... ifxgeg.jpg[/img]


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Santiago,

Eu não conseguir enxergar direito.
Você está falando da armadilha que está ficando preta?
Se for isso é natural se ela já abriu e fechou algumas vezes.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Paulo olha esse folha que está no fundo da foto. Ela escurece de fora para dentro e na verdade não tenho idéia se ela fechou o não várias vezes...

[img]https://i304.photobucket.com/albums/nn1 ... ifxgeg.jpg[/img]


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Santiago,

Nas fotos que apresentei veja a da esquerda, lá tem uma armadilha que ficou totalmente preta e me parece que a sua vai pelo mesmo caminho.

Eu percebi que você está mantendo a dionaea numa estufa, tire ela dessa estufa.
Dionaea gosta de solo úmido e sol no lombo. Possivelmente a causa das partes pretas seja o excesso de umidade criado nessa estufa.

O Claudio acima indicou que talvez no meu caso fosse excesso de água no substrato, eu segui o conselho dele.
Diminuí e muito a água e cortei as partes pretas e até o momento não apareceu mais nenhuma.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Santiago,

as folhas desta dionaea da foto aparenta um pouco amarela ou é impressão?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Edson Poscai escreveu:Santiago,

as folhas desta dionaea da foto aparenta um pouco amarela ou é impressão?
Isso Edson ! Primeiro elas ficam com tonalidades amarelas para depois ficarem pretas.
Paulo escreveu:Santiago,

Nas fotos que apresentei veja a da esquerda, lá tem uma armadilha que ficou totalmente preta e me parece que a sua vai pelo mesmo caminho.

Eu percebi que você está mantendo a dionaea numa estufa, tire ela dessa estufa.
Dionaea gosta de solo úmido e sol no lombo. Possivelmente a causa das partes pretas seja o excesso de umidade criado nessa estufa.

O Claudio acima indicou que talvez no meu caso fosse excesso de água no substrato, eu segui o conselho dele.
Diminuí e muito a água e cortei as partes pretas e até o momento não apareceu mais nenhuma.

Abraço,

Paulo
Paulo,

Tenho esse mecanismo para precaver de tempestades de chuva que acabam degradando muito as pcs menores. Vou tentar o mecanismo de pouca água e caso não resolva vou buscar novas alternativas. : joia : Obrigado pela dica !


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem