Substrato e habitat novo para minha DM oque acharam?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Carnevine
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Nov 2015, 16:27
Localização: Curitiba Paraná
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Carnevine »

Essa é minha Dioneia quando chegou em casa





[img]https://i1382.photobucket.com/albums/ah ... pxahwq.jpg[/img][/URL]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

João,

Tem aí mais de uma planta. 8-)

Depois de florescer e produzir sementes é melhor que faça a troca do substrato por um novo (sphagno + areia), aí você aproveita e separa as plantas.

Essas folhas alongadas indicam que sua Dionaea está a procura de maior intensidade de luz solar (fototropismo). :geek:

Abç


Carnevine
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Nov 2015, 16:27
Localização: Curitiba Paraná
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Carnevine »

Caros amigos minha dioneia desde que chegou da Floricultura esta no mesmo substrato mas vejo que ela não esta bem junta o substratos ruim mais a Haste termina deixando ela meio cabisbaixa. Dai tive uma ideia e não sei se vai da certo e também quero saber se alguém aqui já tentou blz, então eu não acho o musgo aqui nem com reza e não compensa pra mim comprar pela net vou dar um tiro no escuro e quero saber a opinião de vocês O.K

Substrato quebra galho
Bom eu decidi fazer a seguinte mistura sem fertilizantes ou qualquer tipo de agrotóxicos todos os itens são limpos e livres de qualquer substância. Resolvi improvisar e usar oque tenho que são casca de cocu desfiada lavada e fervida tanto que agua sai branquinha, bolas de argila terra lavada e um musgo que é usado para orquídeas também lavado e fervido até não sair mais nenhuma impureza todos limpos e esterilizados.

Montagem
Vaso de barro quadrado não sei as medidas mas são bem razoáveis para a planta ter espaço sem passar sufoco dai vai ser assim no fundo as bola de argila uma camada de areia a palha do cocu e por fim o musgo de orquídea, na hora de juntar tudo pesei na humidade e na respiração das raízes da planta visando chegar perto do esfaghno.

Duvidas
Será que minha DM sobrevive? Será que vai da certo?

Obrigado desde já a todos sua atenção e ajuda meus sinceros agradecimentos.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Acho que na falta do substrato adequado é melhor mantê-la no substrato que está, pelo menos até conseguir o musgo sphagno.

A casca de coco não vai funcionar e o musgo de orquidea (?) provavelmente degradará muito rápido. A argila expandida não substitui o substrato, apenas serve para criar bolsões de umidade. A solução seria utilizar o pó de coco.

Preocupe-se com a profundidade do vaso escolhido, que deve ter pelo menos 12cm a 15cm para acomodar bem o rizoma e raízes da planta.
Carnevine escreveu:... Será que minha DM sobrevive? Será que vai da certo?
Quanto menos mexer, menos estresse sua planta vai sentir e mais rápido ela vai se recuperar. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Por favor, entre no seu perfil e complemente as informações, principalmente cidade / estado.
Assim quem lhe responder pode indicar uma solução melhor.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Fotos seriam bem vindas, concordo com o MarcielS, é melhor deixá-la no substrato que veio da floricultura e propiciar condições de umidade e sol para que ela se recupere.

Abç


Carnevine
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Nov 2015, 16:27
Localização: Curitiba Paraná
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Carnevine »

Vlw Marciel eu já providenciei uma prateleira com um pequeno telhado para proteger de chuva forte e vento agora ela esta la fora tomando sol à-vontade agora preciso arrumar o bendito esfagno por ventura achei,um rapaz aqui que cobra 60$ em 1kg de esfagno vou ver se compro hoje ou amanhã para ja dar inicio a troca de vaso e substrato, quanto ao fato de haver duas plantas no vaso é uma historia complicada por que quando comprei so eram apenas 1 e da do nada apareceu essa outra dai botei o nome de Tina e Gina huehue


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Carnevine escreveu: 1) Sol
Eu tenho uma DM caso eu deixe ela no sol com h2o suficiente ela não ira cozinhar nem queimar?

2) A cor de vinho no interior das armadilhas se da pela exposição ao sol ou é uma subclasse das DM?

3) É normal após a armadilha fechar os cílios se abrirem ela ficar grudada apenas pelos lábios?

1) Quanto mais sol melhor. Você pode tentar monitorar a temperatura do substrato e também trocar o vaso preto por outra cor que não absorva tanto calor, vasos de cerâmica esquentam menos mas o ideal é o de plástico. Acredito que para queimar a planta tem que ser um sol muito forte e também faltar água.

2) A cor no interior é dado pela exposição ao sol. Também existem exemplares vermelho mas não deve ser o seu caso.

3) Como as minhas plantas fazem o mesmo julgo ser normal.


Carnevine
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Nov 2015, 16:27
Localização: Curitiba Paraná
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Carnevine »

Blz pode deixar que arrumo.

Mas voltando ao assunto tipo o musgo para orquídea é parecido com o sfagno só que mais escuro e a consistência é a mesma vistas nas img da web vou tentar fazer e ver no que da por que ver a Tina e a Gina sofrendo é tenso e quanto a sol e umidade ela tem de sobra aqui no quintal de casa base sol das 6:30 as 17:00 so que no começo deixava ela na luz indireta pra ela não queimar pois o sol tava de rachar mas agora to liberando ela quase 10hr de sol

Ufs ru fiz uma troca boa com um rapaz da floricultura onde comprei minha muda
Ele precisava de um colchão de ar e por ventura eu tinha um na caixa guardado que eu nem sequer cheguei a abrir e dai ele ia desce pra praia e não tinha colchão dai falei com ele consegui 2kg de esfagno e 4 mudas 1 dioneia normal um vermelha e uma Nepeths muhahah Posso ouvir um amém irmãos?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem