Como Semear Dionaea?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
FernandoSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Out 2015, 13:32
Localização: São Paulo

Como Semear Dionaea?

Mensagem por FernandoSF »

Boa Tarde Galera!
Bom , hoje finalmente é minha folga, e eu quero semear minhas dio, atualmente ela esta na geladeira , mas em outro tópico aqui em que fiz me disseram que não teria mais a necessidade de estratifica-las (uffa) :D
E hoje eu irei comprar meu vaso para semeá-las... gostaria de saber o qual vaso coloca-las... se é grande ou pequeno e tal.. pode me ajudar nessa?
Aqui mando a foto delas no saquinhos e uma luminária que eu tenho para a simulação do sol, certo ?
OBS: são 10 sementes que tenho junto do musgo!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Em um mundo onde se vive muitas pessoas, quem souber menos, sempre saberá mais.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Fernando.

A germinação pode ser feita em copos descartáveis e somente após germinar transportá-las para o vaso definitivo. Um dos gatilhos para a germinação é a exposição a luz.

Putz! :shock: Como vai fazer para localizar as sementes e deixá-las sobre o musgo para germinar?

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fernando,

Eu logo que vi a foto logo veio a mesma coisa que o Marciel disse sobre localizar as sementes.
Elas precisam estar acima do substrato e receber luz direta.
Localizando as sementes plante num vaso baixo com uns 5cm de altura e depois de uns 30 dias de germinação coloque no vaso definitivo. Se não tiver problemas com cianobacterias, uma gosma azulada, nem tire elas do substrato usado para germinar.
Encha o vaso definitivo com substrato até a altura em que o da semeadura complete e com cuidado vire esse em sua mão e ponha no vaso definitivo. Se precisar complete os vazios que ficam do lado com o novo substrato.
Detalhe o substrato deve ser uma composição de sphagnum + areia, média de 60% e 40%.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
oglerone
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Nov 2015, 16:26
Localização: Urubici - SC
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por oglerone »

Estou tentando germinar no algodão e em um substrato que preparei aqui, não se se vai dar certo. Estou na espectativa


Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Amigo, plantas carnívoras como a Dionaea preferem solos ácidos, pois é similar o solo natural onde elas se encontram, também é por esse motivo que se usa o musgo Sphagnum, que proporciona um solo ácido e úmido, caso a semente germine no algodão, que apesar de ser úmido não possui pH suficientemente baixo, ela não terá força para seguir adiante, recomendo que tente semear as sementes apenas no substrato que contenha sphagnum.
Mande fotos quando os primeiros sinais de germinação aparecerem :D .
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem