O que aconteceu???

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

csmufo escreveu:Depois de evaporar, espero o musgo da superfície começar a secar e aí adiciono mais 1 cm de água. Seria isso?
Assim que a água do pratinho secar adicione mais, a superfície nunca deve estar seca. Lembre-se que esta planta gosta de substrato úmido.
Vinillyr escreveu:Dúvida minha relativa ao tópico: O que fazer depois que a Dionaea já recebeu certo dano pela exposição ao sol sem adaptação?
Deixe como esta, pois a armadilha mesmo que não esteja mais funcional ainda faz a fotossíntese ;) . Procure aclimatá-la, conforme dito na 3ª postagem deste tópico, para evitar que tal problema venha a ocorrer futuramente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Certo, Rodrigo. Última pergunta (beemmm de novato com medo mesmo!!):

Eu praticamente fazia a rega desse jeito, então por que o rizoma da minha Dio apodreceu?? Será que era por que eu nunca deixava a água do pratinho secar e colocava mais que 1cm? (sempre repunha quando estava raso). Muito obrigado, tua paciência é admirável!! heeheheheheh! Vamos ver se salvo ela e se tenho mais sorte com a g3xg14 que está por vir...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Claudio, são tantos motivos que podem ter levado a isto que, sinceramente, nem vale a pena tentar enumerá-los :roll: . Uma das coisas que temos que aprender a lidar neste hobby é a perda, pois cedo ou tarde ela irá acontecer :( .

E não pense que isso é coisa de iniciante, uma vez que já vi veteranos perderem praticamente toda a sua coleção de PCs devido a erros primários e, em vista disso, eu sugiro que relaxe e deixe acontecer 8-) . Garanto-lhe que é o melhor que tem a fazer no presente momento ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Ok! Não vou perder o sono por isso. Tens razão. Vou seguir suas dicas e ir usando o fórum aqui! Muito obrigado!


ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

@Rodrigo acho q estou exagerando na água no meu BOG(boto água até ela aparecer na superfície acima do musgo)... Ou seja, estou fazendo errado?? Pode apodrecer??

@Cláudio você ferveu o musgo e a areia antes da mudança??


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Thiago,

Diminua o nivel de agua para até 1/3 da altura do bog. No outono e no inverno pode baixar para 1/4 ou menos.

Abç


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Não fervi, Thiago. Quando perguntei ao rapaz que me vendeu o sphagnum e a areia se era preciso ferver, ele disse algo como "essas plantas vivem em ambientes longe de serem estéreis, logo, não há necessidade de ferver". Será que foi isso que tornou o rizoma da minha dio preta?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

csmufo escreveu:Quando perguntei ao rapaz que me vendeu o sphagnum e a areia se era preciso ferver, ele disse algo como "essas plantas vivem em ambientes longe de serem estéreis, logo, não há necessidade de ferver".
De boa Claudio, a última pessoa de quem você deve receber conselhos é de vendedores de floriculturas/Garden Centers, pois muitas vezes eles dizem o que você quer ouvir o que não representa necessariamente a verdade ;) .
csmufo escreveu:Será que foi isso que tornou o rizoma da minha dio preta?
É possível, mas conforme dito anteriormente não vale a pena tentar descobrir isso neste momento.

Obs.: Apenas um esclarecimento com relação as PCs viverem em ambientes não estéreis; realmente isto é verdade, porém leve em conta que planta na natureza se comporta de forma totalmente diferente daquelas que cultivamos. Em vista disso tal comparação por si só é ridícula.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Obrigado, Rodrigo! Pois é, estou aprendendo isso agora. Quando a homebase red chegar, irei postar fotos, pra me ajudarem a ver se está tudo bem. Especialmente por que o vendedor me disse que o substrato "é adequado e tratado com água a 1ppm". Mas como tu disse: é preciso desconfiar...


Avatar do usuário
gabrielht
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Mai 2013, 01:46
Localização: Araçatuba / SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabrielht »

Posso dar água de ar condicionado pras minhas pcs?


''What you build out into the world comes back to you.''
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem