Limite de armadilhas ou uma muda nova?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
minervino
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Ago 2013, 17:41
Localização: São Paulo
Agradecimentos: 2 vezes

Limite de armadilhas ou uma muda nova?

Mensagem por minervino »

Prezados, gostaria de saber se há algum limite de armadilhas que uma planta ter ao mesmo tempo. Pergunto porque lembro de ter lido que deveria ser algo como 10. No caso da minha planta além desse limite ter sido ultrapassado me parecia que ela estava dando mudas. Fato é que consegui retirar algo que acho que é uma muda. O que vocês acham?
Segue a fotos dela no vaso e da muda (com uma experiência de leaf-cutting que deu certo).
Fotos dela do dia 20/10
[img]http://i1285.photobucket.com/albums/a59 ... f4ec45.jpg[/img]
[img]http://i1285.photobucket.com/albums/a59 ... 671a2d.jpg[/img]

Fotos da minha dúvida:
[img]http://i1285.photobucket.com/albums/a59 ... 77d02e.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu não saberia precisar qual o limite de armadilhas que uma Dio pode produzir e aliás sequer acho que isto exista para esta PC, pois canso de ver fotos de plantas nas galerias de imagens de membros daqui e dos demais fóruns que participo e, digo-te que acredito ser isto um mito ;) .

Agora, vez ou outra esta carnívora produz mudas no entorno de seu rizoma, iguais a esta que você removeu. Esta época do ano é o momento em que a Dionaea procura se reproduzir, seja de forma assexuada ou sexuada (sementes), de forma que agiu certo ao separar esta parte da planta-mãe.

Plante este clone em uma vaso a parte e assim terá uma nova plantinha pronta para devorar muitos insetos por aí :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Concordo com o Rodrigo, não acredito que tenha um limite de armadilhas por plantas. Pois se for mesmo 10, minha Dio deve ter umas 4 mudas hahah.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
andivicio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Out 2013, 19:22
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por andivicio »

Eu não acredito que haja um limite, até porque essas plantas crescem na natureza com varias e varias armadilhas.


Podem me chamar de Anderson ;)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

rdrgobra escreveu:
Agora, vez ou outra esta carnívora produz mudas no entorno de seu rizoma, iguais a esta que você removeu. Esta época do ano é o momento em que a Dionaea procura se reproduzir, seja de forma assexuada ou sexuada (sementes), de forma que agiu certo ao separar esta parte da planta-mãe.
Rodrigo, nesta parte você está mais do que certo, pois hoje mesmo separei duas mudas de uma única Dio e ainda tenho outra com mais duas mudas, só estou esperando o tamanho exato para separá-las, e ainda tem mais duas quase florindo, eu acho que esta é a melhor época do ano para os amantes das Carnívoras.

Abç
Márcio G. Rocha.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Minervino,

A Dionaea Muscipula (tipica) cresce em forma de roseta e o n°de folhas simultâneas, geralmente 8 inteiras e funcionais pode variar para mais. Não dá para cravar um número exato porque no estágio vegetativo (crescimento) a planta produz as folhas ininterruptamente.

Para confundir mais, depois da dormência a planta desperta pronta para a propagação por sementes ou divisão do rizoma, e é por isso que invariavelmente nesta época encontramos mais folhas nascendo da mesma planta.

Existe variações de Dionaea que não cresce em roseta por ter as folhas aéreas. : joia :

Abç

ps sim, você retirou uma muda da sua planta.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem