Ajuda com as dioneias

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Ajuda com as dioneias

Mensagem por kio92 »

Gente tenho algumas d.muscipulas que estão meio que definhando as folhas antes de abrir queimam ! Elas pegam o sol da manhã todo e estão agora com o substrato alagado mesmo , creio que o culpado seja eu por ter meio que abandonado as meninas ... Como salva-las ? O substrato delas e novo , sempre tive bons resultados em nepenthes , sarracenias e até mesmo as dionaeas gostam só não sei o que esta acontecendo com estas que mencionei . Agora que quero expandir o cultivo , preciso saber o que afeta ! Posso tirar uma foto depois pra ajudar também se necessario .
Obrigado :oops:


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Felipe.

Pode ser que tem algum problema no substrato.
Qual a proporção de sphagno e areia que você usou?
Enquanto não descobre o problema diminua a quantidade de água, deixe somente com o pratinho embaixo e regue diariamente para não secar. Geralmente quando armadilhas queimam antes de abrir é por que as raízes estão em péssimas condições.

Abç

ps fotos?


Avatar do usuário
netoseva
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 146
Registrado em: 08 Set 2010, 00:16
Localização: araçatuba. sp
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por netoseva »

coloca umas fotos dela, para a gente dar uma olhada


Grato.
Netoseva
msn: netoseva@hotmail.com
face: luiz walter costa neto
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ah!

Evite manter a Dionaea em situação de 'alagamento', pois prejudica a saúde da mesma. O ideal é que o nível de água se mantenha pelo menos uns 4cm a 5cm abaixo da linha do substrato.


Abç


kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

MarcielS escreveu:Ah!

Evite manter a Dionaea em situação de 'alagamento', pois prejudica a saúde da mesma. O ideal é que o nível de água se mantenha pelo menos uns 4cm a 5cm abaixo da linha do substrato.


Abç
Ok prestarei atenção nisso! Não utilizo nem areia nem sphagnum , eu uso pó de xaxim por que o sphagnum aqui é 50 reais ( absurdo ) , e o pó de xaxim é 5 reais , além de ser mais acessivel , sempre usei e nunca tive problemas com isso , até agora , sabé no que eu estava pensando ? A alguns meses realizei o transplante pode ser que elas não tenham aguentado ... Obrigado pela atenção , vou comprar outras também pra ``compensar ´´ a perda ...
netoseva escreveu:coloca umas fotos dela, para a gente dar uma olhada
Ok , quando puder irei tirar umas fotos !
banzan escreveu:Acho que apenas o sol na manha não é o suficiente para as Dionaeas
Tem sido , pois as que estão saudaveis estão ficando avermelhadas !


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

MarcielS escreveu:Ah!

Evite manter a Dionaea em situação de 'alagamento', pois prejudica a saúde da mesma. O ideal é que o nível de água se mantenha pelo menos uns 4cm a 5cm abaixo da linha do substrato.


Abç
Engraçado Marciel, algumas minhas ficam, e elas ficam beem melhores do que as outras que não ficam nessa situação kkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu: ...algumas minhas ficam, e elas ficam beem melhores do que as outras que não ficam nessa situação kkk
Então Fernando,

No habitat é comum as plantas ficarem muitas vezes até 'o pescoço' de água (várzea), dependendo das condições pluviometricas na região (chuvas).
Ocorre que essas condições no habitat não se mantém por um período alongado. Ideal é alternarmos entre o excesso e a falta e manter-se no meio termo. Lógico que no verão a evaporação é extrema e o excesso de água logo desaparece.

No caso do Felipe (kio), a planta já deve ter sua raíz comprometida, visto que o kio disse ter feito recentemente um replante.

Falando nisso, o pó de coco pode estar relacionado com o problema.

Abç.


Avatar do usuário
netoseva
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 146
Registrado em: 08 Set 2010, 00:16
Localização: araçatuba. sp
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por netoseva »

kio, tenta achar o sphagnun no site do mercadolivre, ow de alguns vendedores que tem aqui no forum, acredito q sai mais em conta


Grato.
Netoseva
msn: netoseva@hotmail.com
face: luiz walter costa neto
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

MarcielS escreveu:
WFERnando escreveu: ...algumas minhas ficam, e elas ficam beem melhores do que as outras que não ficam nessa situação kkk
Então Fernando,

No habitat é comum as plantas ficarem muitas vezes até 'o pescoço' de água (várzea), dependendo das condições pluviometricas na região (chuvas).
Ocorre que essas condições no habitat não se mantém por um período alongado. Ideal é alternarmos entre o excesso e a falta e manter-se no meio termo. Lógico que no verão a evaporação é extrema e o excesso de água logo desaparece.

No caso do Felipe (kio), a planta já deve ter sua raíz comprometida, visto que o kio disse ter feito recentemente um replante.

Falando nisso, o pó de coco pode estar relacionado com o problema.

Abç.

Então, aqui eu não deixo por muito tempo também... acho que no máximo ficaram dois dias... mas creio que também o substrato do Felipe possa ter alguma relação com o problema.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
É melhor você colocar umas fotos pra termos certeza.
O sol nao eh problema nesse momento, tem que ver o substrato...de repente esterilizar uma nova mistora de areia+musgo...lavar bem a planta e principalmente as raizes, dependendo do problema pode-se usar algum algicida/fungicida desses usados em aquario na lavagem das raizes.
Onde você comprou a planta? É uma dm típica?
Uma vez aconteceu isso com uma de minhas plantas e descobri que ela keria dormir no verão hehehe, daí eu dei um bom banho nela e protegi as raizes com papel toalha umedecido e colokei-a dentro de um saco ziplock, depois disso a deixei na geladeira.


Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem