Minhas primeiras dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Minhas primeiras dionaeas

Mensagem por Lucy »

Ando sem criatividade para nomear os tópicos. :lol:
Essas 4 plantinhas têm uma história.
Comprei no mesmo dia em que comprei a nepenthes e as droseras, na mesma floricultura das droseras. Perguntei ao dono se ele tinha a dionaea, e ele respondeu que estava pra chegar e tal. Então escolhi as droseras e comprei outras coisinhas como sphagno, fibra de coco...
No caixa, ele perguntou se eu sabia como cultivar. Disse que sim, que estava aprendendo e que recebia orientações de um fórum na internet.
Ele quis saber como eu iria cuidar (duvidando da minha capacidade? hahaha), e prontamente fiz um mini resumo sobre o substrato. :mrgreen:
Ele ainda quis saber como eu iria regar. Respondi que seria com água da chuva, ou parada e blá blá blá... Ele deu um sorriso e disse que eu realmente sabia hahaha. Me levou até um lugarzinho dentro da floricultura e me apresentou as 4 mudinhas de dionaea. Disse que estava matando todas as carnívoras e não sabia o porquê, foi quando apareceu um rapaz e comentou sobre a água e tal...
Enfim, ele me presenteou com as mudinhas porque para venda já não servia mais. Disse a ele que, se eu conseguisse recuperá-las, levaria uma foto pra ele depois rs.

Então é o seguinte: essa primeira está muito ruim, mas a raiz está como a das outras mais saudáveis. Notem que as outras possuem armadilhas e brotos, então acredito que seguirão em frente. O que acham? Essas imagens são de dois dias atrás.

Imagem


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Hoje troquei o substrato: sphagno puro.

Imagem


kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Maneiro boa sorte com as meninas debilitadas rsrs logo logo estão perfeitas novamente !!!


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bacana a iniciativa Lucy. O título poderia ser "O Resgate das Dionaeas", hehehh!

Dá uma dó ver pcs mal cuidadas em floriculturas e garden-centers. :evil:

As duas plantas mais judiadas (estavam com haste!) podem não sobreviver. As outras duas tem a aparência melhor, acredito que você consiga recuperá-las sem problemas.
Estaremos torcendo pelo seu sucesso! : joia :

Pelo menos já estão no substrato correto. 8-)


Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

As plantinhas estão muito debilitadas, mas com cuidado e carinho creio ser possível salvá-las. Boa sorte com elas Lucy.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal a história Lucy espero que consiga recupera-las, o cara vai se surpreender quando voce mandar as fotos no e-mail dele aushduhauhds.
No mínimo ele mantinha elas na sombra né? :roll:

Sucesso ai : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Obrigada, meninos!

Sim, tanto na floricultura como no viveiro eles mantém as bichinhas na sombra e sem água. O substrato estava seco, seco... tanto das dionaeas como das droseras. :x

No viveiro onde adquiri a neps, os jarros de todas as plantas estavam SECOS! Indaguei o porquê daquilo e me disseram que era por causa do mosquito da dengue... valei-me, nossa senhora da alma verde... Falei pra moça o que é o líquido e sua importância... ainda tive que escrever "nepenthes" em um pedaço de papel porque ninguém sabia a espécie da planta. :shock:

Acho que é por isso que não se acha PCs à venda em qualquer lugar... que criatura iria resistir a esses maltratos?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

99% das floriculturas não estão nem ai para as PCs. Uma vez vi uma Nepenthes em um Garden Center é percebi que a mesma estava plantada na terra.

Tentei alertar o responsável, para que ele procurasse dar os melhores cuidados com a N. alata (era essa a ID da Neps), e ele me disse que não valia a pena investir em uma planta que tem pouca saída, ouse seja, ela que se lasque.

Só tenho uma coisa a falar de quem tem um pensamento mesquinho desses: lamentável.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Tem uma loja qui em jundiaí que vende poucas PC's, e são muito mal cuidadas também. As DMs que vi aqui estavam com as armadilhas totalmente abertas, pareciam pedindo agua, verdes de dar dó. As nepenthes que vi na loja estavam com os jarros (ascidios? :oops: ) muchos, amassados para dentro, muito tristes. E vi algumas sarracenias, mas estavam na mesma situação. Da realmente muita vontade de cuidar delas pra loja, pelo simples fato de tentar ver a planta saudável para outra pessoa comprar. Ou comprar todas e salva-las das lojas...


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

A coisa aqui mudou desde quando fui ao garden center e vi aquelas plantinhas que contei pra você ano passado.
Eles a tratam bem melhor, e a gente percebe que as plantas estão ficando mais sadias...
Tenho que passar por lá para comprar musgo, aproveito e tiro fotos pra todos verem!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem