A cegonha está chegando

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

A cegonha está chegando

Mensagem por rdrgobra »

É com grande felicidade que informo aos amigos do fórum que serei papai, calma eu explico; não engravidei nenhuma mulher, e que minha Dionaea lançou uma haste floral. Sei que alguns de vocês consideram isto um erro por estarmos no inverno, mas resolvi deixar a natureza seguir seu rumo e se tudo der certo vou obter sementes que utilizarei para sanar uma dúvida a respeito da germinação desta espécie. Por enquanto fiquem com a imagem dela:

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg850/sc ... es=landing[/img]

Conforme ela for se desenvolvendo, vou atualizando o tópico. Até mais e fiquem em paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...alguns de vocês consideram isto um erro por estarmos no inverno, mas resolvi deixar a natureza seguir seu rumo e se tudo der certo vou obter sementes que utilizarei para sanar uma dúvida a respeito da germinação desta espécie....
Legal Rodrigo. : joia :

Vai ter centenas de sementes de Dionaea para semear, rs.

Tecnicamente as plantas que precisam de dormência no inverno tinham que estar dormindo. Porém parece que este inverno está mais para primavera. SP com uma semana inteira com temperaturas de 29°C a 30°C em pleno inverno. Não há dormência que resista.

Minhas D.filliformis estão acordando de uma dormência iniciada no outono. :shock:


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Prarabéns Rodrigo,a minha dionaea soltou uma aste em fevereiro,mas como era iniciante e vi informações equivocadas,que diziam que se eu deixa-se a astefloralela morreria,então eu cortei =/...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu serei também Rodrigo! Parabéns para nós! hehe
e de quatro plantas diferentes, fora o resto que está acordando ainda...
Aqui as minhas plantas entraram em dormência em abril, estão acordando agora...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel -
MarcielS escreveu:Vai ter centenas de sementes de Dionaea para semear, rs.
Centenas :shock: ? Eu esperava que esta planta gerasse poucas sementes. Agora fiquei impressionado.

Thássio - Não se preocupe, na primavera ela irá te presentear com uma bela floração.

Fernando - Posta fotos dessas maravilhas para que todos possam apreciá-las.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Nossa paternidade coletiva pelo que parece, haha.
Parece que nosso inverno caloroso está tendo resultados positivos. Eatou com algumas utricularias floribdo tambem, e uma sarracenia que já me deu muita alegria.
Estou torcendo pra minha dm florecer tambem.
Rodrigo, prepare-se para as sementes e futuras germinações.
Abs.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

Parabéns Rodrigo.

Só por curiosidade. Qual a dúvida de germinação você tentará tirar?


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Ricardo,é sobre estratificação a frio,a galera quer saber se ajuda ou atrapalha nas germinações da DM.


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Pelo que me falaram acho que não precisa da estratificação, basta planta-las frescas, assim que as colher, e a taxa de germinação será maior. Se tudo correr bem com a minha haste floral, que até o momento tem me deixado cada vez mais feliz, vou plantar as sementes assim que puder. Vai ser a primeira experiencia minha, vamos ver no que vai dar! :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel - Obrigado, sucesso nas germinações aí também, você merece.

Ricardo, Thássio e Leandro - A estratificação a frio de sementes de Dionaea é um inbróglio, ou seja, existem cultivadores de peso neste fórum e no PCBR que tem opiniões diversas, alguns apoiam outros dizem que não é necessário. Até entre amigos que tenho em um fórum português há esta dúvida. Diante disso entendo que devo partir para um experiemento e por a prova estas duas técnicas. Não será algo fácil e rápido, mas como já percebi neste hobby paciência e tudo, ou você tem ou desiste. Como não gosto de desistir de um intento, vou até o fim para encontrar uma conclusão final sobre esta questão.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem