Minhas seedlings estão no meio de algas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Minhas seedlings estão no meio de algas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


O que posso fazer? Minhas seedlings de dios estão no meio de algas.
Vejam no meu album gallery/album.php?album_id=108" onclick="window.open(this.href);return false; o estado das pequenas.

Tenho medo de tirar elas desse meio de algas e perde-las.

Alguém sugere alguma coisa?


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Oi Paulo
Essas algas são chatas mesmo, aqui ja enfrentei isso até com seedlings de Neps.

Bom, eu recomendo retirar os seedlings (com cuidado e destreza), lava-los afim de retirar todos os residuos de algas que podem estar neles e então plantar novamente em musgo cozido em panela de pressao com um pouco de areia fina. Aqui faço dessa forma e não tenho mais esse tipo de problema sabe :)
Mesmo que voce quebre alguma raiz isso não vai matar o seedling nao, entao fica despreocupado, é tudo muito simples.

Uma outra maneira de lidar com esse tipo de algas eu não conheço, tentei muitas coisas aqui porém nunca obtive um resultado realmente satisfatorio, o mais proximo de resolver que cheguei foi utilizando carvao mineral em pó.

Os seedlings de Dionaea estão muito bonitos viu! :mrgreen:

T+


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Tira o vaso/germinadora de dentro do prato d'agua (se estiver usando um).
Agora no outono aumenta a incidencia de algas em substratos encharcados. O ideal é, nesta e na proxima estação, manter o substrato apenas úmido.
Estão sob luz artificial? Se puder dê um pouco de sol a elas, ajudará a acabar com as algas. Depois podem voltar para a prateleira, rs. :mrgreen:

Consegue retirar as algas ao redor das plantinhas? Se der, retire o maximo que conseguir e reponha com musgo novo e higienizado.

Seedlings 'bacanas'! : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Opa amigos,

Obrigado pelos elogios e dicas, o problema é que estou sem destreza na mão direita por causa do acidente e minha mão esquerda só serve para carregar peso.

Então, eu vi quando começou a nascer essas algas e estão apenas na bandeja das dios. Deixei para tratar delas no final de semana em que fui acidentado. E apenas hoje é que dei uma olhada com cuidado.

Elas estão em estufa, sem luz de sol. Sei lá, acho que vou ter que enfiar a mão no bolso e comprar uma lampâda especial.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Estes tempos eu lí um texto sobre como um gringo lá germina utricularias, e ele disse que as algas ele conseguiu eliminar borrifando várias vezes água por cima dos substratos dos vasos, parece que elas se formam quando o substrato fica parado sem ser lavado por muito tempo, por estar bém encharcado, acabam formando-se as algas, ou aqueles galatinas que chamam de "slime".

Boa sorte no replantio delas, gostei bastante das diferentes colorações delas, estas são aquelas sementes sortidas que comprou?
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe,


Eu tentei usar a técnica que você indicou num copinho que não tinha nenhuma seedling, mas não deu certo.
Acho que atingiu um ponto muito critico.

As seedlings são sim daquela mistureba que comprei. Nasceram 10 e agora tenho 6.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Quanto a higienização do sphagnum eu tenho receio de usar uma panela de pressão, já vi alguns acidentes causados por entupimento da valvula.

O que faço aqui é que tenho uma enorme panela e deixo cozinhando por horas, quando a agua diminui eu completo e vou mexendo no sphagnum para que cozinhe por igual.

Agora eu faço uma coisa que não sei se é recomendado, depois de horas cozinhando eu abaixo o fogo para que diminua muito a agua. E é com essa agua que sobrou do cozimento que eu faço a mistura do substrato usando perlita, vermiculita e carvão. Para as nepenthes eu ainda ponho um pouco daquelas bolas leves de cerâmica cozidas.

Alguém pode dizer alguma coisa?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ... eu tenho receio de usar uma panela de pressão, já vi alguns acidentes causados por entupimento da valvula.

... tenho uma enorme panela e deixo cozinhando por horas, quando a agua diminui eu completo e vou mexendo no sphagnum para que cozinhe por igual.

... depois de horas cozinhando eu abaixo o fogo para que diminua muito a agua. E é com essa agua que sobrou do cozimento que eu faço a mistura do substrato usando perlita, vermiculita e carvão. Para as nepenthes eu ainda ponho um pouco daquelas bolas leves de cerâmica cozidas...
Bom, apesar de considerar que o cozimento na panela de pressão seja mais eficiente, eu também não faço uso dela.

Cozinho o sphagno por 30 minutos e depois deixo descansar até esfriar. Aí enxaguo o musgo umas tres vezes com agua limpa e pronto.

Não entendi muito bem o uso do 'caldo' no substrato, mas não deve prejudicar a planta. 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem