Armadilhas de dioneia deformadas/morrendo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
NathanSJ
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Mai 2022, 13:20
Localização: Anápolis/GO
Agradecimentos: 3 vezes

Armadilhas de dioneia deformadas/morrendo

Mensagem por NathanSJ »

Bom dia, pessoal! Estou com uma dio vine mouth a pouco mais de 2 meses e desde que ela chegou todas as suas armadilhas estão se desenvolvendo mal (deformadas) e logo em seguindo morrendo, as vezes antes mesmo de se abrir. O que poderia ser?

Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quantas horas de sol está tomando ao dia?

a planta em si, aparenta bem. estranho isso,

aparenta ela ter vindo de rizoma, vemos outra planta acima em decomposição. como broto novo, sugiro aguardar um tempo maior, vamos ver...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
NathanSJ
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Mai 2022, 13:20
Localização: Anápolis/GO
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por NathanSJ »

Boa tarde, Edson!

Ela está ficando em média 8 horas por dia no sol, juntamente com as demais plantas do meu cultivo.

Pode-se notar também pelas fotos que enviei que as armadilhas estão morrendo antes de se abrir.ImagemImagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

NathanSJ escreveu: 18 Dez 2022, 16:38 Boa tarde, Edson!

Ela está ficando em média 8 horas por dia no sol, juntamente com as demais plantas do meu cultivo.

Pode-se notar também pelas fotos que enviei que as armadilhas estão morrendo antes de se abrir.ImagemImagem

Cada cultivar tem suas peculiaridades para adaptação, na maioria das vezes quanto maior a anomalia mas difícil adaptação. Manteria no mesmo ambiente mas com um copo de gelatina de plástico por cima da planta para manter mais umidade e esperaria adaptação com calma pois a planta está saudável.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Pense nessa possibilidade,

pega um vaso maior sem furos. faça uma porção de enxofre dimy com 20% a mais de água (*mais fraco).
você porá sua dio, porá 1 litro desse enxofre até cobrir todo o vaso e a planta. deixe uns 5 min imerso.
retire, deixe sem sol neste dia.

não sabemos a causa, talvez a adaptação. há folhas podres, se houver busque retirar, com cuidado e as soltas. cortar todo o escuro, e muito cuidado nessa hora (talvez melhor não mexer, se já estiver preparado). e depois um banho de enxofre, que é antifúngico. não sabemos o que há debaixo destas folhas pretas.

uma decisão sua, analise bem e veja se concorda. ou se prefere somente esperar. com calma analise e tome a sua decisão. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
NathanSJ
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Mai 2022, 13:20
Localização: Anápolis/GO
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por NathanSJ »

Boa noite, pessoal!

Seguindo um pouco da dica do Edson e do Santiago, retirei minha planta do substrato, lavei as raízes, troquei o musgo, cortei as folhas mortas e plantei novamente com algo semelhante a um copinho de gelatina por cima. Irei mandar uma foto e vocês me dizem se está correto, por gentileza. Não apliquei os produtos indicados pelo Edson pois não encontro aqui na minha cidade, em especial o dimy pel, mas já irei providenciar uma compra pela Internet.

Por fim, como eu coloquei esse copinho por cima, eu devo retirar a planta do sol pleno ou posso manter?Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

NathanSJ escreveu: 19 Dez 2022, 18:35 Boa noite, pessoal!

Seguindo um pouco da dica do Edson e do Santiago, retirei minha planta do substrato, lavei as raízes, troquei o musgo, cortei as folhas mortas e plantei novamente com algo semelhante a um copinho de gelatina por cima. Irei mandar uma foto e vocês me dizem se está correto, por gentileza. Não apliquei os produtos indicados pelo Edson pois não encontro aqui na minha cidade, em especial o dimy pel, mas já irei providenciar uma compra pela Internet.

Por fim, como eu coloquei esse copinho por cima, eu devo retirar a planta do sol pleno ou posso manter?Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
Maravilha, aqui mantenho no sol pleno mas durante esses últimos meses não passou de 32c. Vai atualizando que vamos acompanhando.
Obs: Falei do pote de gelatina porque ele é transparente opaco e acaba segurando um pouco a iluminação das horas mais quentes do dia. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

SantiagoOver escreveu: 19 Dez 2022, 19:50
NathanSJ escreveu: 19 Dez 2022, 18:35 Boa noite, pessoal!

Seguindo um pouco da dica do Edson e do Santiago, retirei minha planta do substrato, lavei as raízes, troquei o musgo, cortei as folhas mortas e plantei novamente com algo semelhante a um copinho de gelatina por cima. Irei mandar uma foto e vocês me dizem se está correto, por gentileza. Não apliquei os produtos indicados pelo Edson pois não encontro aqui na minha cidade, em especial o dimy pel, mas já irei providenciar uma compra pela Internet.

Por fim, como eu coloquei esse copinho por cima, eu devo retirar a planta do sol pleno ou posso manter?Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
Maravilha, aqui mantenho no sol pleno mas durante esses últimos meses não passou de 32c. Vai atualizando que vamos acompanhando.
Obs: Falei do pote de gelatina porque ele é transparente opaco e acaba segurando um pouco a iluminação das horas mais quentes do dia. :mrgreen:
Para sol pleno não deveria ter alguns furos???


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

NathanSJ escreveu: 19 Dez 2022, 18:35 Boa noite, pessoal!

Seguindo um pouco da dica do Edson e do Santiago, retirei minha planta do substrato, lavei as raízes, troquei o musgo, cortei as folhas mortas e plantei novamente com algo semelhante a um copinho de gelatina por cima. Irei mandar uma foto e vocês me dizem se está correto, por gentileza. Não apliquei os produtos indicados pelo Edson pois não encontro aqui na minha cidade, em especial o dimy pel, mas já irei providenciar uma compra pela Internet.

Por fim, como eu coloquei esse copinho por cima, eu devo retirar a planta do sol pleno ou posso manter?Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
- lavou a raízes, ótimo. assim viu que não há outras presenças nas raízes e que está tudo bem.
- não o dimy pel (usado em gnat, ação mais larvicida), e sim o enxofre dimy (tbm usado em gnat, ação mais fungicida). é aconselhável você ter ambos em casa, pois não sabe a hora que irá precisar, mas sempre estará precisando de um ou de outro.
- minha opinião, você mexeu com uma planta que já não estava bem, estava fraca e ao mexer nela por todo, maior o desgaste. minha indicação é deixar ela em meio sol durante uma semana ou 10 dias. ou algum local com sombrite tendo sol fraco... sol forte nela, nesse momento de planta fraca em que foi mexida não é recomendável. ou a pet, mas sem sol, exceto poucas horas do amanhecer e do anoitecer.

*para plástico em cima da planta ajuda a planta, ou pet como usou, mas sem sol. minha recomendação é não ao sol. pois o calor interno pelo plástico triplica.
já vi, casos parecidos, mas com a parte de cima de toda cortada. nesse assunto quanto ao uso da pet ou outro plástico acima, tenho minha opinião, se o outro colega lhe recomendou, penso já ter experiência com isso. você decide o que achar melhor.

- observe bem que o clima de sua região. me parece GO a temperatura ser um pouco mais elevada que a nossa. não sei se melhorou, e a umidade do ar tbm bem baixa.

após a aplicação do enxofre dimy (3mg) 1,2 lt, acho termos feito o que poderia ter sido possível. (reaplique de 10 em 10 dias) mais duas vezes. sempre qdo o sol está se pondo, ou seja sem risco de sol.

pedirá um tempo maior agora para recuperação, mas pouca coisa. em seguida vamos torcer para a história dessa planta mudar. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
NathanSJ
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Mai 2022, 13:20
Localização: Anápolis/GO
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por NathanSJ »

Olá galera.

Passando aqui para atualizar o tópico. As armadilhas por enquanto não estão morrendo com a estufinha mas continuam deformadas. Acredito que logo logo ela volte a normalidade. Imagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem