Leaf

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Guizin_01
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 52
Registrado em: 13 Ago 2022, 19:57
Localização: Brasil Mato Grosso
Agradecimentos: 4 vezes

Leaf

Mensagem por Guizin_01 »

Uma dúvida que eu sempre tive:
Leaf pulling de dioneia é mais rápida na água ou no musgo puro?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 288
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 162 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Acho que musgo, já vi pessoas colocarem numa gelatina lá mas só agua não sei


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Ipp3966
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 26 Jan 2019, 15:56
Localização: São Carlos, SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Ipp3966 »

Boa noite, Guilherme!! Tudo certo??

Então, irei compartilhar um pouco do que sei e o que eu acho, não digo ser 100% verdade pois os métodos e cuidados que temos variam de pessoa a pessoa e de ambiente para ambiente, ou seja devemos testar.
Guizin_01 escreveu: 24 Nov 2022, 20:42 Uma dúvida que eu sempre tive:
Leaf pulling de dioneia é mais rápida na água ou no musgo puro?
Bom sobre isso o que posso dizer é o seguinte, as plantas, assim como as bactérias e fungos precisam de matéria orgânica e água para seu desenvolvimento e multiplicação. SIM, as plantas carnívoras também absorver alguns nutrientes pelas raízes e realizam fotossíntese, entretanto, o solo nativo muitas vezes são ricos em minerais e pobres em matéria orgânico como nitrogênio, fósforo e potássio e no processo adaptativo passaram a buscar uma forma de complementar sua alimentação, digerindo pequenas presas. Pois bem, a água de fato fornecerá água mas não matéria orgânica enquanto o musgo irá oferecer os dois mas nesse sentido as bactérias e fungos mencionados anteriormente irão competir por esses nutrientes. O que quero dizer é que num primeiro momento, tentar propagar esses clones em água ou até mesmo em perlita/areia grossa com um pouco de água para manter a umidade e a oxigenação sejam interessantes, uma vez que diminuímos a chance de bactérias e fungos prosperarem. Aqui sempre consigo fazer leaf-pulling com outras plantas em água, com Cephalotus fiz em musgo e funcionou também.

Aproveitando, se você tiver uma ou algumas plantas saudáveis te convido a fazer um teste e compartilhar no fórum, criam um post dedicado a isto. O teste seria pegar 6 folhas de Dionaea Muscipula e colocar 2 em água pura, 2 outras em perlita/areia grossa e mais 2 em musgo e acompanhar o desenvolvimento delas. Espero ter ajudado, abraços!!


Maktub!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem