Ajuda Cultivo Indoor

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Ajuda Cultivo Indoor

Mensagem por Vinicius Cruz »

Bom dia, pessoal, tudo bem?

Eu tive que mudar meu cultivo pro indoor visto que, depois desse inverno, minhas plantas não estavam conseguindo se desenvolver pela falta de horas de sol. Enfim, eu comprei aquelas lâmpadas grow light de 28w e estou fazendo alguns testes quanto à quantidade de luz, horas de luz e distância. Só que uma planta não vai muito bem, parece que está se queimando.

Portanto eu ficaria muito feliz se alguém pudesse me ajudar com algumas coisas (mas qualquer outra dica é muito bem vinda):

- O que pode causar armadilhas que brotam mas que secam e não desenvolvem?
- Essa marca na folha é de queimadura mesmo? (marcação na foto)
- E se for queimadura, para uma planta que tomava poucas horas de sol e vai para a grow light, ela precisa aclimatar?
- E por último, quantas horas de sol é o recomendado e a distância da luz? Eu venho deixando 12 horas e 20 cm, porém hoje mesmo eu aumentei para 30 cm.

Desde já agradeço muito e se alguma coisa ficou difícil de entender é só perguntar. Tenham um bom dia.


Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

OBS: não estou conseguindo anexar imagem, aparece a seguinte mensagem:

ERRO
Unexpected token < in JSON at position 0


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Vinicius Cruz escreveu: 06 Out 2021, 10:29 OBS: não estou conseguindo anexar imagem, aparece a seguinte mensagem:

ERRO
Unexpected token < in JSON at position 0
Também estou tendo esse mesmo problema.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

O problema foi resolvido, tudo certo agora.


Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

ImagemImagem

Segue as fotos que fiquei devendo haha


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Uma pergunta, amigo, no ambiente externo quantas horas você tem de sol?

Acho que deveria ter feito uma aclimatação sim, mesmo indoor. Penso que se você pegar uma planta que estava tendo pouca luminosidade, e de cara colocar muitas horas sob uma lâmpada ela sentirá, creio que o ideal era ir aumentando aos poucos o tempo de exposição.

O formato da planta da foto parece até de dormência, mas é difícil afirmar, pode ser a mudança extrema de ambiente, ou até mesmo que a lâmpada não esteja sendo suficiente.

Sobre quantidade de sol, minha experiência aqui com Dionaeas, Droseras e Sarracenias, é que quanto mais melhor, recomendam no mínimo 6h, mas eu só tenho umas 4h ou 5h por dia, elas vão até bem, se tivesse mais estariam melhor.

Por último verifique se a lâmpada tem os leds brancos frio/quente, vermelho, azul, uv e infravermelho.

Só deixando minha opinião, aguarde alguém que tenha mais experiência no cultivo indoor.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

enniolima escreveu: 06 Out 2021, 19:09 Uma pergunta, amigo, no ambiente externo quantas horas você tem de sol?

Acho que deveria ter feito uma aclimatação sim, mesmo indoor. Penso que se você pegar uma planta que estava tendo pouca luminosidade, e de cara colocar muitas horas sob uma lâmpada ela sentirá, creio que o ideal era ir aumentando aos poucos o tempo de exposição.

O formato da planta da foto parece até de dormência, mas é difícil afirmar, pode ser a mudança extrema de ambiente, ou até mesmo que a lâmpada não esteja sendo suficiente.

Sobre quantidade de sol, minha experiência aqui com Dionaeas, Droseras e Sarracenias, é que quanto mais melhor, recomendam no mínimo 6h, mas eu só tenho umas 4h ou 5h por dia, elas vão até bem, se tivesse mais estariam melhor.

Por último verifique se a lâmpada tem os leds brancos frio/quente, vermelho, azul, uv e infravermelho.

Só deixando minha opinião, aguarde alguém que tenha mais experiência no cultivo indoor.
Valeu, amigo. Era isso que eu precisava saber mesmo. Eu esqueci do lance de aclimatação. Sobre o tamanho dela, ela entrou em dormência e quando saiu tive um problema com excesso de água. Acabou que ela não se desenvolveu bem. Mas estava gerando muitas armadilhas. O lance foi que eu acabei queimando elas... triste. Mas agora já estou fazendo a aclimatação e imagino que esteja tudo certo.

respondendo às suas perguntas, a lâmpada tem sim os leds igual você falou e o meu ambiente de sol era o da manhã, das 7h às 10h.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Tenta fazer a aclimatação primeiro, em último caso experimente borrifar o enxofre dimy uns 3 dias seguidos, mas só aplicar nos horários que a lâmpada estiver desligada, piorar a situação não vai. Observe também a quantidade de água, cultivo indoor não tem necessidade de excesso.

Acho que o pessoal deve indicar você adicionar mais uma lâmpada comum branca, mas não sei a quantidade de watts ideal, pra não falar bobagem deixo eles te indicarem.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Eu uso iluminação artificial no cultivo, esse é um.assunto bastante complexo, pois o conhecimento a fundo vai além da simples potência de uma lâmpada (que não quer dizer muita coisa), além disso temos as frequências de cores adequadas, a quantidade de fluxo luminoso que a lâmpada produz por metro quadrado, temperatura e distância correta, o mais importante no momento, é você ir adequando seu cultivo conforme os indícios das plantas, se muito verdes e estioladas, pouca luz, muito vermelhas, muita luz (o que não é necessariamente ruim), folhas queimadas, lâmpadas muito próximas ou falta de adaptação, enfim, a experiência e os sintomas irão lhe dizer o que deve ser feito, e caso tenha interesse, pesquise mais informações a respeito de conhecimento mais aprofundado.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom, deixem eu dar meu pitaco aqui.

Meu cultivo sempre foi indoor, no inicio usei lâmpadas fluorescentes tubulares e por causa da manutenção passei para as chamadas econômicas que também são fluorescentes.
Nesse período minhas plantas se desenvolveram muito bem, existem centenas de fotos do meu cultivo no fórum.

Aí como as lâmpadas fluorescentes pifavam muito e havia uma grande perda de luminosidade por falta de bons refletores resolvi usar a de led´s.
Foi aí que tudo desandou no meu cultivo, perdi todas as plantas, fiquei só com duas pings gigantea e fiquei apenas com elas por anos.

No ano passado resolvi voltar e comprei 4 lâmpadas grow de 28w e mantive mais 4 brancas por causa da cor esquisita com quais eu via as plantas.
Comprei algumas dios e ganhei outras e aconteceu a mesma coisa perdi tudo, nesse momento estou com as duas pings que me acompanham há 8 anos e dois vasos de dios que estão feios pra caramba.

Estou pensando em voltar, mas para isso vou ter que me virar nos 30 para colocar lâmpadas fluorescentes tubulares novamente.

Quanto ao cultivo indoor, onde se consegue muita informação sobre iluminação são em sites de cultivadores de marijuana.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem