Quero mudar a planta de vaso.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Quero mudar a planta de vaso.

Mensagem por Tiago Morna »

Bom Dia a todos!

A minha Dionaea cresceu muito e acho que está na hora de mudar de vaso. Qual seria a maneira mais indicada de o fazer sendo que quero mudar também o substrato dela?

Pensei em retirar a planta junto com o velho substrato e plantar no vaso maior envolvendo com o substrato novo. Isso estaria correto?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Ela ainda está com a haste floral né? Se for o caso, é melhor esperar ela dar as sementes para realizar a troca.

Se quiser manter o substrato no qual ela está, pode fazer como disse sim. É um "falso transplante" e minimiza o estresse na planta.
Só evitar estressar muito as raízes dela que dará certo : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Tiago Morna »

CauPlantas escreveu: 06 Jun 2021, 09:17 Ela ainda está com a haste floral né? Se for o caso, é melhor esperar ela dar as sementes para realizar a troca.

Se quiser manter o substrato no qual ela está, pode fazer como disse sim. É um "falso transplante" e minimiza o estresse na planta.
Só evitar estressar muito as raízes dela que dará certo : joia :
Muito obrigado mais uma vez!!! Ajudou bastante :)


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Tiago, o que o Cau falou sobre as flores é muito importante! Se fizer troca de substrato enquanto há flores, pode acontecer da planta perder (abortar) a floração. Então espera até a floração passar e a haste secar.
O melhor jeito de você fazer a troca completa do substrato é você pegar o vaso com a planta e umedecer bastante o substrato com água (isso facilita a remoção das raizes sem grandes danos). Depois de umedecer bastante, você começa a desmanchar o substrato com as mãos e separá-lo das raizes. Quando tiver tirado a maioria do substrato, utiliza um pote com água ou até mesmo a torneira para molhar as raizes da planta e terminar de retirar todo o substrato antigo.
No novo vaso, você faz o preparo do substrato novo, coloca no vaso e faz o furo no meio do vaso onde você vai encaixar a planta com suas raizes. Depois realiza e rega e está pronto.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Tiago Morna »

Arthur Vinicius escreveu: 06 Jun 2021, 17:44 Tiago, o que o Cau falou sobre as flores é muito importante! Se fizer troca de substrato enquanto há flores, pode acontecer da planta perder (abortar) a floração. Então espera até a floração passar e a haste secar.
O melhor jeito de você fazer a troca completa do substrato é você pegar o vaso com a planta e umedecer bastante o substrato com água (isso facilita a remoção das raizes sem grandes danos). Depois de umedecer bastante, você começa a desmanchar o substrato com as mãos e separá-lo das raizes. Quando tiver tirado a maioria do substrato, utiliza um pote com água ou até mesmo a torneira para molhar as raizes da planta e terminar de retirar todo o substrato antigo.
No novo vaso, você faz o preparo do substrato novo, coloca no vaso e faz o furo no meio do vaso onde você vai encaixar a planta com suas raizes. Depois realiza e rega e está pronto.
Certo!! Muito obrigado pela atenção, vou seguir todos os conselhos e pesquisar um pouco sobre separação de risoma, é possível que eu tenha mais que uma planta neste vaso?

Imagem


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Tiago Morna escreveu:
Arthur Vinicius escreveu: 06 Jun 2021, 17:44 Tiago, o que o Cau falou sobre as flores é muito importante! Se fizer troca de substrato enquanto há flores, pode acontecer da planta perder (abortar) a floração. Então espera até a floração passar e a haste secar.
O melhor jeito de você fazer a troca completa do substrato é você pegar o vaso com a planta e umedecer bastante o substrato com água (isso facilita a remoção das raizes sem grandes danos). Depois de umedecer bastante, você começa a desmanchar o substrato com as mãos e separá-lo das raizes. Quando tiver tirado a maioria do substrato, utiliza um pote com água ou até mesmo a torneira para molhar as raizes da planta e terminar de retirar todo o substrato antigo.
No novo vaso, você faz o preparo do substrato novo, coloca no vaso e faz o furo no meio do vaso onde você vai encaixar a planta com suas raizes. Depois realiza e rega e está pronto.
Certo!! Muito obrigado pela atenção, vou seguir todos os conselhos e pesquisar um pouco sobre separação de risoma, é possível que eu tenha mais que uma planta neste vaso?

Imagem
Creio que há 2 plantas neste vaso!

Sent from my Redmi 8 using Tapatalk



"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Concordo com o Cau, também acho que tem duas plantas no vaso. Mas nada te impede de você separar o rizoma da planta em mais mudas.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem