Algumas duvidas sobre a minha planta

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Algumas duvidas sobre a minha planta

Mensagem por Tiago Morna »

Imagem
Imagem
Imagem

Boa tarde, as fotos foram tiradas hoje de manhã.

No canto do vaso da minha Dionaea cresceu algo que não consigo identificar o que é, portanto se alguém teve a mesma experiência ou sabe do que se trata, por favor diga-me se devo retirar ou não.

A minha planta teve um episódio em que secou uma das armadilhas desde a ponta até perto do rizoma e retirei, voltou a acontecer com uma das armadilhas mais pequenas como é visível nas fotos.

Como dá para observar na imagem com vista de topo tem duas armadilhas com as folhas mais escuras quase preto (uma delas tem um bichinho morto dentro caso seja mais fácil identificar dessa forma). Isso significa algo de mau para a planta? Se sim o que devo fazer?

(Como é a minha primeira Dionaea não sei diferenciar Dormência de uma planta morta, futuramente saber diferenciar uma da outra será muito útil)



Obrigado pela atenção, Aguardo resposta.

Tiago Morna


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Você se refere aos pontos verdes no canto do vaso? Se for esse o caso, parece ser um musgo ou alga. Creio que mal não fará.

É perfeitamente normal o escurecimento das armadilhas mais velhas. É só o ciclo natural de vida das folhas. Não precisa tirar, mas, se quiser, espere até secar completamente.

Aí em Portugal deve ser primavera né? Naturalmente as Dionaeas deveriam estar saindo da dormência agora e sinal disso é a haste floral. Atente-se que a haste consome muita energia da planta e há risco de morte se ela não estiver forte o suficiente. Você só tem essa planta certo?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Tiago Morna »

CauPlantas escreveu: 01 Jun 2021, 10:07 Você se refere aos pontos verdes no canto do vaso? Se for esse o caso, parece ser um musgo ou alga. Creio que mal não fará.

É perfeitamente normal o escurecimento das armadilhas mais velhas. É só o ciclo natural de vida das folhas. Não precisa tirar, mas, se quiser, espere até secar completamente.

Aí em Portugal deve ser primavera né? Naturalmente as Dionaeas deveriam estar saindo da dormência agora e sinal disso é a haste floral. Atente-se que a haste consome muita energia da planta e há risco de morte se ela não estiver forte o suficiente. Você só tem essa planta certo?
Imagem

Refiro-me a ao que está nas bordas do vaso, não sei se será algum fungo, bolor ou algo relacionado com algum insecto.

Não retirei mais nenhuma armadilha seca, a única que retirei estava bem seca e saio facilmente. (não penso retirar mais nenhuma)

Sim estamos na primavera, Verão começa dia 21.

Só tenho esta planta por agora, tem crescido muito, tem apanhado 6h a 8h de sol por dia e o substrato está sempre bem húmido.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Beleza, muito bom.
Realmente não sei te dizer o que podem ser essas coisas na borda do vaso.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Tiago Morna
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Jun 2021, 05:04
Localização: Portugal (Ilha da Madeira)
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Tiago Morna »

Certo! muito obrigado CauPlantas :)


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Tiago, também não consegui identificar pelas fotos o que seria isso na borda do vaso, mas se você está na dúvida de ser fungo ou não, diminui um pouco da água da rega. Pela imagem parece que o nível de água está um pouco alto, deixa por volta de dois dedos de altura. Outra coisa, achei o seu substrato meio compactado. Quando a plantar terminar de florir e você colher as sementes, pode ser uma boa você trocar a planta de substrato. Boa sorte em seu cultivo


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem