Sem sucesso no cultivo de mudas de Dionaea.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Sem sucesso no cultivo de mudas de Dionaea.

Mensagem por macz »

Boa tarde.

Adquiri, recentemente, 10 sementes da Dionaea Big Mouth. Foram semeadas em um vasinho de plástico com sphagnum. Mantive um pote vidro, por cima, simulando uma pequena estufa. 25 dias após, germinaram 7 mudinhas. Hoje, com 40 dias da data da germinação, ainda estão pequenas. Mantenho o vasinho em local ventilado, bem iluminado, mas sem sol incidente.

Precisava da ajuda de vocês, sobre o que devo fazer daqui para a frente e como transplantar para um vaso maior: se espero que cresçam um pouco mais ou se já posso transplantar, se retiro todo o substrato antigo, se já posso introduzir (aos poucos) ao sol etc.

Não tenho tido sucesso com dionaeas. Tentei cultiva-las durante algum anos (umas 8 mudas adquiridas no decorrer desses anos) e nenhuma muda sobreviveu.

Cultivo cephalotus, com sucesso, dentre outras consideradas mais "complicadas"... Dionaea, realmente, não vingam comigo.

No sphagnum há algumas algas. Não foi fervido, previamente (erro nº 1).

Imagem


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Caramba, cultiva cephalotus mas as dios não vão pra frente? Que coisa

Eu recomendo ir colocando no sol aos poucos. Aumenta 1 hora de exposição a cada 3 dias e começa com o sol bem fraquinho da manhã ou fim de tarde.
Seedlings podem demorar bastante para chegar no tamanho adulto, ainda mais Dio que é mais complicada pra alimentar.

Sobre o transplante, eu acho melhor esperar elas crescerem mais, tipo 8 cm de diâmetro.

Boa sorte


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá macz, como vai? espero que bem!! O cau deu ótimas dicas para você seguir, sugiro ainda aguardar elas crescerem bem e começarem a encostar uma na outra para trocar vaso, prestando atenção claro, na profundidade deste vaso de plastico, as dioneias tem suas raízes profundas crescendo na vertical, no momento acredito que estão bem pequenas ainda, mas não temos a informação de quantos cm de profundidade tem este recipiente, caso for muito pouco, faça um "falso transplante" para algo mais profundo. Aparentemente o substrato é novo, não tem necessidade de troca. Eu troco meu substrato todo final de inverno, então dura cerca de 1 ano, mas não quer dizer que já está ruim! Ainda aguenta mais, então fique tranquilo quanto a isso. Não ligue muito para as algas também, em minha experiencia e relatos de alguns colegas, elas prejudicam sementes que ainda não nasceram ou até mudas muito pequeninas, ex aquelas droseras recém germinadas, mas estas dioneias já estão muito bem! Não irá prejudicar, a medida que for indo para sol, as algas tende a parar de proliferar e estabilizar, mais para frente conversamos sobre como dar um jeito nelas.
Uma outra situação agora, como você tem cultivado dioneias? Se explicar para nós, podemos ajudar talvez em identificar possíveis falhas no cultivo que causaram a morte das 8 plantas e indicar manejos para ajuda-lo.
Desejo um ótimo cultivo! abraço.


macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Obrigado CauPlantas e Leonardo, pelas respostas!

Minha primeira muda de dionaea (eu, totalmente sem informação), replantei na terra : maluco : ... Faz tempo!

Outras mudas foram compradas em supermercado... Já com certa "informação" de plantio, talvez, equivocada em alguns pontos, replantei no musgo + perlita e regava periodicamente por cima, mas sem molhar a planta. Com o tempo, infelizmente, secaram.

As três últimas mudas foram B52, red dragon e dionaea comum (de supermercado): eu já estava com um pouco mais de conhecimento, pois as mudas se desenvolveram bem. Depois de um tempo, troquei o substrato da B52 e red dragon (composto de areia, perlita e musgo, em proporções iguais). As dionaeas secaram e constatei que o substrato estava um tanto compactado.

A última muda, dionaea comum (de supermercado), replantai em substrato com mais musgo e menos perlita e areia, ela secou um pouco, mas, renasceu com as armadilhas bem pequenas e em grande quantidade, mas em seguida, secou completamente.

Todas as mudas foram plantadas em vaso auto irrigável. Repunha, com frequência, a água (utilizava água de torneira, mas essa água ficava reservada por uns 3 dias antes de ser inserida no vaso). Creio que a água contida no pratinho, não deixava o substrato com umidade suficiente.

Deixava as mudas próximas a uma janela (lado norte, local bem iluminado e incidência de sol entre março a agosto). Não ficavam totalmente encharcadas de água, mas tinha o cuidado de manter o substrato úmido.

Talvez minha falta de sucesso no cultivo seja pouco sol, pouca água e substrato deficiente.

O vasinho com as 7 mudinhas tem 5,5cm de diâmetro x 5cm de altura.

Obrigado e abraços.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Creio que a água contida no pratinho, não deixava o substrato com umidade suficiente.
nunca usei esse tipo de vaso, mas é a imagem que tenho. :?
em solzão, penso pior.

qto ao secar, não terá sido dormência e você pensar em secar?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Edson Poscai escreveu: 21 Mar 2021, 19:18
...Creio que a água contida no pratinho, não deixava o substrato com umidade suficiente.
nunca usei esse tipo de vaso, mas é a imagem que tenho. :?
em solzão, penso pior.

qto ao secar, não terá sido dormência e você pensar em secar?
Olá Edson... Sim, imaginei que fosse dormência, mas, após algumas pesquisas, constatei que a dormência não deixaria a planta totalmente queimada (100% na cor preta) e por várias semanas, ou deixaria? Não havia, sequer, quaisquer indícios de que havia vida na planta.

Tenho, também, uma sarracenia purpurea, totalmente seca, já faz alguns meses. Deve estar morta (também está no vaso alto irrigável). Acredito que deixei o substrato (musgo sphagnum vivo) crescer sobre a sarracenia e a sufocou, não tenho certeza de foi isso ou a falta de umidade.

Obrigado e abraços.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Creio que o sol e a água podem ser o problema.
Entre março e agosto é o período de outono/inverno, então a necessidade de sol das dios não é tão grande. Por isso entram em dormência nessa época.
Entretanto, na primavera e verão elas esperam um período de no mínimo 4 hrs de sol direto e bastante água acompanhando.

Tente ver se este vaso autoirrigável está com algum defeito, o substrato deve ficar bem úmido, não necessariamente encharcado.

Em relação ao substrato, o que mais pode causar problemas é o musgo. Ele é limpo? Você esteriliza antes de usar?
Além disso, uma boa proporção entre musgo e perlita/isopor é importante para garantir a boa aeração do subs.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

CauPlantas escreveu: 22 Mar 2021, 11:31 Creio que o sol e a água podem ser o problema.
Entre março e agosto é o período de outono/inverno, então a necessidade de sol das dios não é tão grande. Por isso entram em dormência nessa época.
Entretanto, na primavera e verão elas esperam um período de no mínimo 4 hrs de sol direto e bastante água acompanhando.

Tente ver se este vaso autoirrigável está com algum defeito, o substrato deve ficar bem úmido, não necessariamente encharcado.

Em relação ao substrato, o que mais pode causar problemas é o musgo. Ele é limpo? Você esteriliza antes de usar?
Além disso, uma boa proporção entre musgo e perlita/isopor é importante para garantir a boa aeração do subs.
Olá CauPlantas, sim, havia esterilizado o musgo. Tentarei, dessa vez, cultivar em vaso comum, mantendo a água no pratinho e deixar ao sol pleno.
Obrigado!


macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Olá,
Boa tarde,

Outra dúvida: quando chega o momento de trocar os substratos das dionaeas, devo limpar totalmente as raízes? Retirando todo o substrato antigo?
Isso não comprometeria, posteriormente, o desenvolvimento da planta?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

macz escreveu: 22 Mar 2021, 12:53 Olá,
Boa tarde,

Outra dúvida: quando chega o momento de trocar os substratos das dionaeas, devo limpar totalmente as raízes? Retirando todo o substrato antigo?
Isso não comprometeria, posteriormente, o desenvolvimento da planta?
deve retirar por todo e lavar. qdo por novo substrato deixar a planta tipo aclimatação, só que mais rápida. mas deixe uns 2 dias só claridade, depois meio período... depois alguns dias normal.

***

casos de dormência raros mas a planta praticamente some da parte acima do substrato.*casos de dionaeas


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem