Dio em musgo comum e reaproveitamento do serrapilheira

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Dio em musgo comum e reaproveitamento do serrapilheira

Mensagem por rthurfr »

Bom dia pessoal, uma das dios q eu ja havia falado em outro tópico estava com aspecto esquisito, hoje resolvi tirar ela do vaso (estava plantado em serrapilheira) e vi q o rizoma estava com aspecto bem amarronzado e se desfazendo, a planta em si está praticamente sem folha alguma e como aqui na minha cidade eu não encontrei o sphagnum( pela internet só acho por fretes exorbitantes de caro) resolvi botar elas no musgo verde comum ja q eu n tinha nada a perder kkkk tendo em vista q ela já estava nessa situação. Minha dúvida é se eu posso guardar esse serrapilheira para usar em outra planta ou devo descarta-lo? E será q ela pode prosperar no musgo comum?

obs:. sobre o sphagnum eu vou adquirir ele em breve, mas aq no meu estado ta em bandeira preta pela covid, tudo fechado, ta um caos...


_Arthur_
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Realmente complicado amigo. Você removeu as partes podres? Encontrou alguma parte ainda branca? Se sim, ainda há esperança.
O musgo recomendado é o sphagnum mesmo, por reter bastante água e por durar cerca de 2 anos. Outros musgos ainda conseguem reter umidade, mas duram menos.
Dada a situação, acho válido usar o que for necessário. Fique atento com a umidade do substrato.
Nessa condição também recomendo não colocar no sol direto, faça uma aclimatação. Deixe ela na claridade e vai aumentando a exposição solar de 3 em 3 dias.

Sobre a serrapilheira, não acho que vai durar muito até você usar em outra planta. Ele segura bem a umidade, mas apodrece muito rápido.

Tente ver um pouco sobre substratos com derivados de coco: fibra e pó de coco. As dios gostam também.

Boa sorte


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
rthurfr
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Mar 2021, 21:35
Localização: Jaguarão- Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por rthurfr »

CauPlantas escreveu: 17 Mar 2021, 11:41 Realmente complicado amigo. Você removeu as partes podres? Encontrou alguma parte ainda branca? Se sim, ainda há esperança.
O musgo recomendado é o sphagnum mesmo, por reter bastante água e por durar cerca de 2 anos. Outros musgos ainda conseguem reter umidade, mas duram menos.
Dada a situação, acho válido usar o que for necessário. Fique atento com a umidade do substrato.
Nessa condição também recomendo não colocar no sol direto, faça uma aclimatação. Deixe ela na claridade e vai aumentando a exposição solar de 3 em 3 dias.

Sobre a serrapilheira, não acho que vai durar muito até você usar em outra planta. Ele segura bem a umidade, mas apodrece muito rápido.

Tente ver um pouco sobre substratos com derivados de coco: fibra e pó de coco. As dios gostam também.

Boa sorte
sim retirei a maior parte das partes apodrecidas, tinham algumas q estavam muito juntas com o "meio" da planta e n tinha como eu tirar sem danificar ela ainda mais, sobre o coco eu n sabia dessa. Eu poderia usar então por exemplo só pó de coco por exemplo? ou misturar com areia ou o musgo verde
grato :)


_Arthur_
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pó de coco e fibra de coco, (tbm chips de coco) deve ser tratado tanino antes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Como falaram acima, você pode usar o pó de coco, chips de coco ou fibra de coco. Pode misturar ou não com areia, mas acho melhor não misturar com musgo verde, porque esse musgo pode se decompor antes dos outros componentes e comprometer seu cultivo.
Sobre o reaproveitamento da serrapilheira, eu não recomendo, porque é um substrato de alto grau de decomposição, ainda mais se for reutilizado. Da para aproveitar substratos antigos, no caso se você fizer compostagem, se não, melhor jogar fora.
Tenho visto muitas pessoas falarem do shopee que tem musgo sphagnum com preço bom e frete grátis, vale a pena dar uma olhada não só no musgo, como outros substratos.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Um substrato de fibra/chips de coco + pó de coco já é o suficiente.
O pó de coco já cumpre a função do musgo, que é reter umidade. A fibra/chips por sua vez deixa o substrato mais aerado e fornece melhor fixação para a planta.

Como o Edson já falou, antes de usar esses tipos de substratos é importante tratar para retirar o tanino. Há vários tutoriais por aqui e na internet que podem te orientar melhor. Percebe-se a presença do tanino através da cor avermelhada na água. Geralmente basta ferver e trocar a água até ficar mais límpida ou deixar de molho por cerca de 7 dias e sempre trocando a água para acompanhar a cor.

Boa sorte


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem