Minha Dionaea não está "mordendo"

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Parente
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Dez 2020, 07:44
Localização: Santos, SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Minha Dionaea não está "mordendo"

Mensagem por Parente »

Olá pessoal do fórum. Ontem à tarde vim até aqui para perguntar sobre alimentação das Dios, e me apresentaram a alternativa da ração de peixe betta. Fiz todos os passos, moí a ração em pó, molhei ela e transformei em pasta, mas quando fui alimentar a Dio, ela não "mordia" de jeito nenhum, independente de eu ter acionado a armadilha da forma correta.

Pesquisei aqui no fórum e vi que talvez isso fosse um sinal de fraqueza. Troquei ela do substrato e a coloquei em um vaso melhorzinho com musgo sphagnum e perlita, de acordo com a recomendação de alguns e de um canal no Youtube. Enfim, a troca está feita, mas ainda estou apreensivo quanto à saúde da minha planta, será que fiz algo de errado ou esse tipo de coisa é normal? Gostaria de alguma ajuda nesse sentido.

Obs - Comprei essa planta de uma floricultura dia 25/12.

Imagens -

Imagem
Imagem

(aqui foi durante a troca, tirei uma foto do rizoma para melhor estudo posterior)


Adquiri minha primeira PC no dia 25/12 e busco aprender mais sobre o hobby para auxiliar minha planta a prosperar e crescer saudável.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá. Aparentemente está tudo certo com sua planta, não se preocupe com alimentação agora, mas sim com a recuperação pós transplante, manter na claridade e quando notar melhora na aparência ir colocando aos poucos de volta no sol.

Dionaeas sobrevivem meses sem alimentação, se você colocar um mosquito só meio zonzo na armadilha de mês em mês já é o bastante. As Droseras sim, com essa técnica da ração se desenvolvem bem mais rápido, mas no caso das Dionaeas a diferença é muito pouca no crescimento.

*Editei sua postagem das imagens, dê um lida no tópico abaixo.*

publicacao-de-imagens-pc-notebook-t9231.html


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Talvez a armadilha que você tentou acionar para alimentar a Dio já esteja velha e não funcione mais. Mas como o Enniolima falou é melhor recuperar a planta do transplante no momento, vá fornecendo água e luz para a planta até perceber novas brotações. Depois vá readaptando a planta para o sol pleno, aumentando a cada 3-4 dias a quantidade de tempo de incidência de sol. Logo logo você terá folhas e armadilhas novas e você poderá realizar a alimentação.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Parente
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Dez 2020, 07:44
Localização: Santos, SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Parente »

enniolima escreveu: 28 Dez 2020, 18:14 não se preocupe com alimentação agora, mas sim com a recuperação pós transplante, manter na claridade e quando notar melhora na aparência ir colocando aos poucos de volta no sol.
Estive fazendo isso com o sol mesmo, Ennio, obrigado pela dica. Só achei que tinha algo errado com a planta pelo fato de ela não estar mordendo, achei que estivesse morrendo ou algo assim, fico mais tranquilo agora.
Arthur Vinicius escreveu: 28 Dez 2020, 23:46 Logo logo você terá folhas e armadilhas novas e você poderá realizar a alimentação.
Ok, obrigado Arthur. Vou continuar com essa rotina de exposição lenta ao sol. Obrigado!


Adquiri minha primeira PC no dia 25/12 e busco aprender mais sobre o hobby para auxiliar minha planta a prosperar e crescer saudável.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem