Semente de DIONEIA germinando

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Jonatan
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Ago 2020, 09:38

Semente de DIONEIA germinando

Mensagem por Jonatan »

Bom dia pessoal, sou o Jônatan. Procurei por DIONEIA na minha região mas não encontrei em lugar algum, por este motivo decidi comprar sementes para tentar a germinação.

O primeiro detalhe é que na minha região eu também não encontrei o musgo Sphagnum, então decidi usar o da imagem logo abaixo.
A questão é: Logo após eu preparar o substrato, depositar a semente e irrigar, as sementes ficaram com uma camada gelatinosa branca ao seu redor, alguém já viu isso ? não consegui explicações em nenhum lugar, espero conseguir ajudar de vocês! obrigado desde já.

Imagem


rafaelmirandatavares
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jul 2020, 21:00
Localização: Recife - Pernambuco
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rafaelmirandatavares »

Bom dia, possa ser que não utilizando o musgo Sphagnum sua semente esteja sendo atacada por algas ou fungo, eu sugiro que voce compre o musgo Sphagnum na internet e faça o replantio das sementes, e essas que você ja plantou e só rezar para que elas germinem.


yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

sao fungos e esse musgo nao presta


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Boa tarde Jonatan, eu já vi acontecer de criar gelatina envolta da semente mais era de outra espécie de planta chamada chia,você tem fotos das sementes quando chegaram?geralmente as sementes dionaea são semelhante a uma gota e duras.


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa tarde colega.

Qual a procedência das sementes? Quando compra de produtores desconhecidos no mercado livre, muitas vezes é golpe. As sementes de dioneia são desse jeito, essas eu colhi da minha dioneia dezembro passado:

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

99% não são de dionaeas. tem várias sementes que é comum esse gelatinoso na germinação. que não é o caso da dio.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Jonatan
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Ago 2020, 09:38

Mensagem por Jonatan »

Boa tarde pessoal, obrigado pelas respostas.
Eu comprei sim pelo Mercado Livre. As sementes são iguais a da foto do amigo Luiz.
Irei procurar musgo Sphagnum, plantei essas sementes nesse musgo da foto pois não havia encontrado o musgo Sphagnum aqui na região.


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Jonatan escreveu: 20 Ago 2020, 14:00 Boa tarde pessoal, obrigado pelas respostas.
Eu comprei sim pelo Mercado Livre. As sementes são iguais a da foto do amigo Luiz.
Irei procurar musgo Sphagnum, plantei essas sementes nesse musgo da foto pois não havia encontrado o musgo Sphagnum aqui na região.
Que bom colega, tomara que as suas sementes germinem. Se não encontrar sphagnum tem experimentos no fórum de dioneia germinando com xaxim, e nesse tópico o colega Marciel sugere usar como substituto pó de côco (não esquecer de tirar o tanino antes).

Qualquer coisa sugiro usar o banco de sementes do fórum pra adquirir mais. Boa sorte no seu cultivo.


jairomaciel
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Ago 2020, 17:02
Localização: Belo Horizonte/ MG
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por jairomaciel »

Tem que tomar cuidado com essas sementes compradas da internet (Mercado Livre/Wish/Aliexpress etc), infelizmente esses sites de compras e vendas nao conseguem controlar os golpistas, eu mesmo passei por esta experiência. Isso acaba desmotivando os inexperientes. =(


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem