Quanto tempo duram as sementes de Dioneia?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Quanto tempo duram as sementes de Dioneia?

Mensagem por l_uiz »

Olá pessoal,

Durante uma faxina encontrei um pacote de papel com sementes de dioneia que eu tinha guardado em janeiro e esquecido na geladeira. Como estamos no final do verão queria saber quanto tempo duram as sementes pra ver se vale a pena guardar até a primavera, e qual o melhor método pra preservá-las, ou caso não durem muito, penso em tentar plantar agora mesmo para pelo menos ter uma chance de germinarem.

Seguem fotos das sementes (tem mais, mas não quis tirar todas do papel):

Imagem

Sei que são dioneias mesmo, segue foto de uma das "irmãs" delas que eu plantei em janeiro:

Imagem


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Melhor jeito é botar na geladeira (na parte de baixo onde fica as verduras)

Se você quiser plantar agora plante.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa tarde pessoal.

Atualizando: na data desse tópico resolvi plantar as sementes em um prato grande e raso com sphagnum, que mantenho na sombra e constantemente úmido. Um mês depois já germinaram 12 de 25 sementes. Espero que as demais germinem também. O outono tem sido ensolarado e de pouco frio, o que talvez contribuiu pra germinação.

O motivo de ter plantado todos num prato é que eu estava sem copos plásticos pra plantar individualmente e tinha pouco sphagnum, e o comércio estava fechado devido a quarentena. No futuro pretendo transplantar as mudinhas para um minibog. Depois do inverno vou atualizar o tópico com quantas dioneias sobreviveram pra ficar a referência pra quem iniciou um plantio tardio.

Seguem fotos:

Imagem
Imagem


Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

Parabéns amigo Jajá vou germina as minhas

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

l_uiz escreveu:Boa tarde pessoal.

Atualizando: na data desse tópico resolvi plantar as sementes em um prato grande e raso com sphagnum, que mantenho na sombra e constantemente úmido. Um mês depois já germinaram 12 de 25 sementes. Espero que as demais germinem também. O outono tem sido ensolarado e de pouco frio, o que talvez contribuiu pra germinação.

O motivo de ter plantado todos num prato é que eu estava sem copos plásticos pra plantar individualmente e tinha pouco sphagnum, e o comércio estava fechado devido a quarentena. No futuro pretendo transplantar as mudinhas para um minibog. Depois do inverno vou atualizar o tópico com quantas dioneias sobreviveram pra ficar a referência pra quem iniciou um plantio tardio.

Seguem fotos:

Imagem
Imagem
Parabéns amigo, se germinarem mais pretende vender alguma?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Jmpjs escreveu: 04 Mai 2020, 00:22 Parabéns amigo, se germinarem mais pretende vender alguma?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Não tenho pretensão de vender, até porque não sou criador profissional e também vai levar algum tempo pra elas crescerem a um tamanho que seja comercializável. Talvez doe algumas se sobrarem, contando as que germinaram nesse prato com as que eu tinha plantado em janeiro já são 22 mudas de dioneias, fora a minha planta adulta que se dividiu em 4 sozinha. É muita dioneia, as moscas daqui de casa que lutem :D


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

l_uiz escreveu:
Jmpjs escreveu: 04 Mai 2020, 00:22 Parabéns amigo, se germinarem mais pretende vender alguma?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Não tenho pretensão de vender, até porque não sou criador profissional e também vai levar algum tempo pra elas crescerem a um tamanho que seja comercializável. Talvez doe algumas se sobrarem, contando as que germinaram nesse prato com as que eu tinha plantado em janeiro já são 22 mudas de dioneias, fora a minha planta adulta que se dividiu em 4 sozinha. É muita dioneia, as moscas daqui de casa que lutem :D
Kkkkkkkk, legal você querer doar as suas.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Atualizando: fui olhar as minhas dioneias hoje e percebi três minúsculas larvinhas transparentes com cabeça preta andando sobre o sphagnum. Com certeza é fungus gnat!

Lembrei que outro dia uma das minhas dioneias pequenas pegou um mosquitinho, deve ter sido um adulto do gnat. Escavei um pouco o sphagnum e achei apenas mais uma larva, já virando pupa, então não chega a ser uma infestação. As outras dioneias não parecem ter sido afetadas.

Pergunta: a aplicação de dimy pel e outros produtos indicados neste tópico são seguros para aplicação em dioneias que ainda estão germinando?

fungus-gnat-t2835.html


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Pergunta: a aplicação de dimy pel e outros produtos indicados neste tópico são seguros para aplicação em dioneias que ainda estão germinando?
eu infelizmente já perdi toda a germinação...

faça a experiência deixe 24 hs sem água seus vasos. prepare o dimy e deixe em balde ou vasilha gde. pegue cada vaso e coloque 2/3 da fundura do vaso e aguarde até ver levemente a umidade acima, atenção, levemente...

e faça a dosagem mais fraca, ou seja um 1/4 a mais de água de que o indicado. deixe sem sol por por 48 horas.

é simples, mas neste caso torna-se complicado qq atitude.

***

acompanhe e veja se foi o necessário. conforme for terá que reaplicar após 15 dias.


Boa sorte.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

l_uiz escreveu: 05 Mai 2020, 13:49 Atualizando: fui olhar as minhas dioneias hoje e percebi três minúsculas larvinhas transparentes com cabeça preta andando sobre o sphagnum. Com certeza é fungus gnat!

Lembrei que outro dia uma das minhas dioneias pequenas pegou um mosquitinho, deve ter sido um adulto do gnat. Escavei um pouco o sphagnum e achei apenas mais uma larva, já virando pupa, então não chega a ser uma infestação. As outras dioneias não parecem ter sido afetadas.

Pergunta: a aplicação de dimy pel e outros produtos indicados neste tópico são seguros para aplicação em dioneias que ainda estão germinando?

fungus-gnat-t2835.html
A um tempo atrás, apareceu gnat em um vaso com dioneia típica que eu tenho.
Eu tirei da subercao, deixei no sol pleno até quase secar o substrato (até quase secar).
Depois fui pulverizando beeeem nuvem de água mesmo, todos os dias, para que as armadilhas levassem a água até o bulbo (bem pouca água)
3 dias que repeti esse processo sem tirar do sol, sumiram todos os mosquitinhos e talvez larvas.
Voltei a deixar submersa nos 3/4 de água e está tudo bem, ela está super saudável.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem