Quanto tempo para transplantar muda de Dioneia?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Quanto tempo para transplantar muda de Dioneia?

Mensagem por l_uiz »

Olá pessoal,
Meu nome é Luiz, moro em Santa Catarina e esse é meu primeiro post aqui no fórum.

Comprei uma dioneia ano passado em uma floricultura e na primavera ela logo lançou duas hastes florais. As flores viraram frutos, que geraram sementes, que germinaram em torno de 10 novas dioneias. Eu fiquei bem contente, mas agora a dúvida é quanto tempo esperar até transplantar as novas dioneias para um vaso definitivo?

Passei algum tempo pesquisando aqui no fórum e as informações que encontrei foram as seguintes:

1) Nesse tópico (viewtopic.php?f=26&t=3328) diz que pode transplantar quando tiver pelo menos 3 armadilhas.
2) Nesse outro tópico (viewtopic.php?f=26&t=6695&p=89739) tem várias atualizações com data e fotos, e parece que da germinação até o transplante se passaram 5 meses.

E então, poderiam compartilhar as suas experiências comigo?
Eu penso que se a melhor época para fazer o transplante é na primavera, levaria até setembro para transplantar as minhas novas dioneias. Até lá elas já devem atender as duas recomendações acima. Mas se der certo com apenas 3 armadilhas, eu poderia transplantar algumas ainda esse verão.

Segue fotos das minhas pequenas dioneias:
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Acho melhor transplantar elas na primavera,além de ter o verão para ela se acostumar com o novo pote e se desenvolver calmamente,boa sorte aí, : joia :


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

publique uma foto mais próximo da planta para termos uma melhor visão da planta.

ela tem armadilha? é mesmo dionaea?

***

*desculpe, mas não estou vendo com nitidez


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Edson Poscai escreveu: 16 Fev 2020, 17:30 publique uma foto mais próximo da planta para termos uma melhor visão da planta.

ela tem armadilha? é mesmo dionaea?

***

*desculpe, mas não estou vendo com nitidez
Boa noite Edson.

Sim, são dioneias e algumas já tem armadilhas. Seguem algumas fotos melhores que eu consegui tirar hoje de manhã:

ImagemImagemImagemImagem

Essa é a mãe delas, as armadilhas menores são da época da floração, mas ela está se recuperando e já voltou a lançar folhas e armadilhas grandes.

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

as dionaeas tem que terem um pires com água abaixo. o substrato da sua está com aparência de pedindo água.

Imagem

veja se tem água, se está em sol. há algo errado por estar com esta aparência murcha.

***

sugestão.

aguarda mais um pouco. daqui um mês faça o replantio. use copos de isopor de 400 ml (+/- isso) e faça furos abaixo. depois deixe 3-4 dias só claridade e vá pondo ao sol 2 horas por dia 3-4 dia, e aumentando 2 horas a cada 3-4 dias. até tempo maximo.
*aclimatação, não se esqueça, água abaixo em pires tbm. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Obrigado pelas dicas! Não sabia que o certo era ter um prato embaixo da dioneia, pensava justamente o contrário.
As mudinhas estão recebendo luz do sol indireta, vou providenciar um prato pra elas também.


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

l_uiz escreveu:Obrigado pelas dicas! Não sabia que o certo era ter um prato embaixo da dioneia, pensava justamente o contrário.
As mudinhas estão recebendo luz do sol indireta, vou providenciar um prato pra elas também.
Impressão minha ou o substrato está com cianobactérias?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Jmpjs escreveu: 19 Fev 2020, 21:58
l_uiz escreveu:Obrigado pelas dicas! Não sabia que o certo era ter um prato embaixo da dioneia, pensava justamente o contrário.
As mudinhas estão recebendo luz do sol indireta, vou providenciar um prato pra elas também.
Impressão minha ou o substrato está com cianobactérias?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Olá Jmpjs,

Não sabia sobre as cianobactérias então pesquisei melhor aqui no fórum. Aparentemente são cianobactérias sim, mas não está infestado como alguns exemplos que eu vi aqui (onde o musgo estava coberto de gosma), então como a solução mais efetiva é justamente o transplante penso em manter as plantas assim por enquanto. Se precisar, faço um transplante de emergência.

Obrigado pelo alerta!


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

l_uiz escreveu:
Jmpjs escreveu: 19 Fev 2020, 21:58
l_uiz escreveu:Obrigado pelas dicas! Não sabia que o certo era ter um prato embaixo da dioneia, pensava justamente o contrário.
As mudinhas estão recebendo luz do sol indireta, vou providenciar um prato pra elas também.
Impressão minha ou o substrato está com cianobactérias?

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Olá Jmpjs,

Não sabia sobre as cianobactérias então pesquisei melhor aqui no fórum. Aparentemente são cianobactérias sim, mas não está infestado como alguns exemplos que eu vi aqui (onde o musgo estava coberto de gosma), então como a solução mais efetiva é justamente o transplante penso em manter as plantas assim por enquanto. Se precisar, faço um transplante de emergência.

Obrigado pelo alerta!
Se preocupa não, cianobactérias não atrapalham tanto, boa sorte aí no seu cultivo!

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem